Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Ricardo Amaral   Indaiatuba - SP
LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo
Mtatagiba   Brasil - SP
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
irenapalermo   españa - PR

Portfólios Ver Mais

rabellogp   São Carlos - SP - SP
Leo Maciel   Salvador - BA
Anderson Leao   São Paulo, SP

WIRE PARAMETERS

Por: torebaJj  

Em: 17/06/2023 13:50

Olá, amigos! 

Estou me deparando com uma dúvida cruél no 3ds max, tentando pariar um eixo a outro. Para isso, estou usando o Wire parameters, mas, não tem dado certo. 

Quando tento relacionar a posição do eixo X do objeto controlador ao eixo Z do objeto controlado, ele desloca meu objeto controlado para outra posição. 

já tendtei usar outro objeto para parear e não consegui. Fiz o teste com um dummy e aconteceu a mesma coisa. Estou realmente confuso e tentando entender. Se alguém souber uma forma de ajudar, serei muito grato. 

Oi torebaJj, tudo bem?

Eu fiz um teste rápido para te mostrar como funciona.

1- Veja a imagem 1 em anexo, eu fiz o Wire da posição do Box em Y para controlar a posição da esfera em Z.
Funciona perfeitamente, porém, o Box tem que estar no 0 em Y e a esfera será movida para o 0 em Z depois que conectar, se a esfera deve estar em outra posição, por exemplo 10 em Z, o Box tem que estar 10 em Y, a não ser que você use expressões matemáticas no Wire para compensar, por exemplo, colocando +10 na posição do Box em Y, assim, quando ele estiver na posição 0 vai equivaler a posição 10 em Z para a esfera. 

2- Porém, se deseja mover a esfera normalmente e aplicar o Wire sem interferir nas transformações dela, você precisa adicionar uma segunda transformação de posição, para ter duas, assim, uma será usada para movimentar manualmente e a outra será usada pelo Wire.
Você faz isso acessando o painel Motion, selecionando o Position dentro do Assign Controller e clicando no ícone dele marcado na imagem 2.
Vai abrir a janela de controladores, escolha a opção Position List, ela permite adicionar mais de uma posição.

3- Dai é só selecionar o Available que aparece dentro do Position, clicar no ícone do Assign Controller novamente e escolher o Position XYZ igual o que já tem na primeira posição da lista, desta forma vai ficar com dois Position XYZ como mostra a imagem 3.

4- Agora, se fizer o Wire novamente vai encontrar dois Positions XYZ no menu do objeto, escolhendo o segundo você não interfere na posição original do objeto no mundo 3D.
Eu escolhi novamente o eixo Z, como mostra a imagem 4, sendo que deixei a esfera alta em relação ao piso e em relação a primeira esfera, que só tem um Position e pula para a posição 0 em Z quando conectada com o Box.

5- Fiz exatamente a mesma conexão, sem expressão nenhuma, e agora a segunda esfera não mudou de posição, ela parte da altura que deixei.

Porém, é importante notar que eu cliquei na setinha de direção do Wire indicando que o Box controla a esfera como mostra a imagem 5, é só olhar na parte de cima para saber qual objeto esta em qual lado da janela e dai clicar na setinha certa, indicando a direção de quem controla quem, você clicou na setinha de sentido duplo, onde a posição de um interfere na do outro, dai precisa fazer uma composição mais complexa, com duas posições nos dois objetos.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711007.

Total de membros registrados: 138476

Últimos membros registrados: Paiyne, neziqhoue, DentiCore, dnorm, Jenkins9Wyatt, ManyoloAustraliaReview, HoustonHoeger, Mattiesdavise.

Usuário(s) on-line na última hora: 648, sendo 30 membro(s) e 618 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Baldo, Sergio1987, ale.bs1, Vladis, marcola, renaz, adilsondouradoma, mastermax, Pierrejr78, wilsimar, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, Carlos E. Nogueira, Daniel Monteiro, JMDesign, magster, Frederico Wagner N. R., anaritacmoreira70, TadeuB79, arquiluc, Henrique Ribeiro, nandao, Osvaldo Arquiteto, gago, Victor Mendonça, holtenodro, marcio.alain, Fernando Cunha, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.