Aos Marinheiros de 1? Viagem

Por: Bob  

Em: 17/09/2005 15:14

Olá pessoal ! Estou escrevendo este pequeno tópico cujo público alvo são os iniciantes na CG pois sempre que estou navegando pelos fóruns leio “Como começo na área”, ou “Qual é o melhor software”, “Existe faculdade de animação”, enfim estas e outras dúvidas são comuns não apenas nesta área mais em qualquer outra. É por isso que após ter lido diversas entrevistas e matérias de profissionais e estudantes de Computação decidi escrever este tópico como sendo uma auto-ajuda aos iniciantes. Primeiramente antes de começarmos é fundamental que procuramos ler e entender a teoria da Computação Gráfica, já pensou se alguém lhe questiona: Quando surgiu a Computação Gráfica ? Para que serve ? ficaria muito desagradável se não soubéssemos responder já que estamos estudando uma área que futuramente tornará sendo a sua profissão. É um dever nosso conhecer esta e outros conceitos que envolvem a Computação Gráfica. Um livro que aborda esta teoria é o Teoria da Computação Gráfica: Técnicas e Práticas do nosso mestre e colunista da Digital Designer Eduardo Azevedo. Outros livros como História da Arte, Fotografia, Cores e do próprio Cinema são fundamentais em nossa área, afinal teoria e prática sempre caminham juntos. Não deixem de ler a belíssima obra de arte que é a Digital Designer, que a cada mês traz matérias valiosíssimas de excelentes profissionais e estudantes. Não fique estudando só o software, mas estude também desenho, anatomia, design, pintura, a arte tradicional é a base para a digital, quanto mais conhecimento artístico você tiver, melhores serão suas aplicações quando for ao computador. Criação começa no papel, rabisque, rabisque quantas vezes for necessário, não fique se gloriando logo com a primeira idéia. O computador é apenas uma ferramenta, use o raciocínio, solte sua imaginação, busque referências de outros artistas e de tudo aquilo que for desenvolver ao longo de seus estudos. Outro dilema é o da faculdade, já respondi diversas vezes a pergunta no começo desta matéria, sendo que hoje um diploma universitário não fará com que um profissional garanta uma cadeira em empresa alguma, afirmo isto por experiência própria. O que o empregador deseja é um profissional responsável, que cumpra os prazos determinados, tenha criatividade própria e sabia trabalhar em equipe, além também de ter força de vontade em aprender e saber ouvir com humildade os mais experientes. O profissional com este perfil certamente atingirá uma carreira de sucesso. Alguns artistas são auto-ditadas e o que sabem até hoje foi através de seu suor em pesquisar tutoriais e nas compras de livros, já outros procuram um curso de especialização. Hoje temos ótimas escolas, inclusive as que citarei no final. Quanto a faculdade a que conheço por coincidência fica na cidade que moro (Mogi das Cruzes - SP) porém o curso não é bacharel, mas Tecnologia em Desenho de Animação (02 anos). Para mais informações acessem o site www.brazcubas.br Em relação aos softwares não existe um melhor que o outro, vai da sua necessidade atual, o Maya para mim tem suprido as minhas necessidades, pode ser que para um outro profissional o Lightwave esteja atendendo as suas exigências, enfim não fiquem “provando” um ou outro, na dúvida a melhor maneira e entramos nos sites dos fabricantes e lermos sobre o produto, o que ele é capaz de me oferecer e o que já foi desenvolvido nele. Depois desta análise estamos preparados para procurar a escola que ministre o software que eu pretendo adotar e aí começaremos a estudá-lo por completo, o mercado não quer pessoas que saibam mais ou menos, mas que conheçam detalhe por detalhe. Se vamos estudar as Viewports estudaremos tudo relacionado a elas. Atualmente a Internet está repleta de fóruns, tutoriais, entrevistas, tudo relacionado CG, informações temos disponíveis, dependerá de cada um saber usufruí-las da melhor maneira possível. Esqueça altos salários, já que a realidade é outra, suba degrau por degrau na sua vida profissional. O inicio de uma carreira é sempre difícil, porém jamais desanime quando ouvir críticas, pois elas serão sempre construtivas e farão com que não cometa mais aqueles erros. Finalizando recomendo aos iniciantes na Computação Gráfica 3D e 2D, que não tenham pressa em sair fazendo seus trabalhos e correr na porta dos estúdios a busca de uma oportunidade, tenha paciência, faça tudo nos mínimos detalhes, busque sempre ser um profissional perfeccionista, detalhista, crítico com você mesmo, tenha certeza de quando achar que é o melhor do mundo, haverá alguém que sabe muito mais que você, e que mesmo assim aprende um pouco mais dia-a-dia, pois nesta vida nunca sabemos tudo. Escolas Cadritech Computação Gráfica (www.cadritech.com.br) AZMT (www.azmt.com.br) DRC Consulting (www.drc.com.br) Academia de Animação e Artes Digitais (www.academiadeanimacao.com.br) Alpha Channel (www.alphachannel.com.br) WOC - Adobe Solutions Provider (www.woc.com.br) ENG - DTP e Multimídia (www.eng.com.br) Impacta Tecnologia (www.impacta.com.br) R3F Digital Design (www.r3f.com) Mélies (www.melies.com.br) Cad Tecnology (www.cadtec.com.br) Fóruns 3DOnline (www.3donline.com.br/forum) 3D4All (www.3d4all.org) 3D1 (www.3d1.com.br) Água Brasil (www.aguabrasil.com) CG Talk (www.cgtalk.com) CG Channel (www.cgchannel.com/forum) MX Studio (www.mxstudio.com.br/forum) Softwares Discreet (www.discreet.com) Alias (www.alias.com) Newtek (www.newtek.com) Softimage (www.softimage.com) Adobe (www.adobe.com.br) Macromedia (www.macromedia.com.br) Corel (www.corel.com) Revistas Digital Designer (www.digitaldesigner.com.br) Design Gráfico (www.design-grafico.com.br) CGFromBrazil (www.cgfrombrazil.com) Abraços, Bob :D
legal sua materia Bob, realmente boa para responder as duvidas dos iniciantes na area...vlw :D flw
Valeu aí velho. É sempre bom poder ajudar aos que estão começando. Bob :lol:
Boa tarde Bob !!! Tudo bem ??? É isso aí, temos que ter paciência em tudo que fazemos na vida e sempre fazê-los com qualidade, pois desta forma estaremos absorvendo melhor as informações adquiridas. Sou novo na animação gráfica, porém não muito novo na idade, se comparado a muitos no mundo CG que escrevem aqui no FORUM, porém tenho força de vontade de aprender e me empenho ao máximo para conseguir. Mas é como você mesmo disse, existem várias fontes de informações onde podemos adquirir o tão procurado conhecimento no mundo CG, porém essa gama de variedades que existe no mercado acaba levando lagumas pessoas a sentirem cada vez mais sede de aprender sobre CG mas muitos também não tem paciência, como foi o meu caso, e com isso acabam estudando sobre vários assuntos e acabam não absorvendo as informações necessárias e as vezes básicas. Espero que mais pessoas possam ler o que escreveu e adquirir um pouco mais de conhecimento, além da CG. Ressalto que este FORUM está repleto de pessoas super "10" em CG, pois os trabalhos apresentados são ótimos. Parabéns ao Bob, pelas palavras e a todos os integrantes deste FORUM que sempre auxiliam aos irmãos de CG. Té mais. Flávio Spina.
Olá Flávio blz contigo. Realmente o mercado de CG no Brasil é difícil. Fico chateado, pois nos fóruns vemos artistas talentosíssimos, porém todos sabem que o mercado irá absorver pouquíssimos, infelizmente é o duro mercado brasileiro. Um forte Abraço para você e obrigado pelos comentários. Bob :D
Muito boa a iniciativa, Bob! Vou sugerir pros meus companheiros em tornar este tópico fixo. Aliás, pq vc tb não posta isso no site do Filipe? Site: http://www.cgfaqs.com Parabéns! []´s ;)
http://www.youtube.com/watch?v=8YcIQYCkJPI&feature=related
Olá galera! Enfim faz tanto tempo que não apareço por aqui... Quero agradecer a todos vocês pelos cumprimentos. Lígia estarei conversando com o Filipe para postar esta matéria no CGFAQS. Grato pelo incentivo. Abraço a todos, Bob :D
:palmas: Sem palavras em Bob vai ajudar muita gente essa matéia legal ótima iniciativa esta de parabéns :joiae:
Portfólio - http://www.tokis-art.com
Blog - http://tokis-art.blogspot.com
Flickr - http://www.flickr.com/photos/tokis
Fala Escrito Digital você por aqui velho! Muito obrigado pelos cumprimentos kra. Sempre que posso, ajudo os que estão iniciando na CG. Um forte abraço, Bob :D
falai galera sou novato por aqui por isso ainda estou me sentindo mei fora da casinha conto com a ajuda de vcs. sempre vivi no mundo do auto cad como projetista agora preparei minha nave para viajar pro planeta dos 3ds. vou precisar de ajuda pra poder chegar la valeuuuuuuuuuu grande abraço galera EZEQUIEL N. SILVA

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 402

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.