Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alexandro   Cascavel - PR
gutobocchi   Ribeirão Preto - SP
Ricardo   Montreal - Quebec - Canada - AC

Portfólios Ver Mais

sandrosp5   Brasil - SP
Reinaldo   Cuiabá MT - MT
johnnybise   São Paulo - AC
troy   São Paulo - AC

Vray 6 Color mapping

Por: Lerbe  

Em: 10/07/2023 10:11

Pessoal, não estou conseguindo resolver o problema do gamma no vray 6. Alguem poderia ajudar nas configurações para que o render fique fiel a imagem que estou salvando? O render no 3ds max e a cor que eu quero, só que quando estou salvando ele fica sem saturação, a imagem fica lavada.
Lerbe:
Pessoal, não estou conseguindo resolver o problema do gamma no vray 6. Alguem poderia ajudar nas configurações para que o render fique fiel a imagem que estou salvando? O render no 3ds max e a cor que eu quero, só que quando estou salvando ele fica sem saturação, a imagem fica lavada.
Preference - Gamma
Oi Lerbe, tudo bem?
 
Pode ser que está com o Gamma marcado na janela onde salva o arquivo no Max, também pode ser o formato que está salvando, o V-Ray é estranho, por exemplo, se eu salvo em TGA ele não adiciona o Denoiser e fica tudo granulado, mas se salvo em PNG fica suave com Denoiser, coisas do V-Ray.
 
Porém, acho que no seu caso é o Gamma no Save, porque se quiser salvar sem Gamma tem que habilitar o Override mostrado na imagem, por padrão salvará com Gamma automaticamente.
 
Também é importante lembrar que se salvar sem Gamma no formato errado vai perder qualidade, porque os formatos comuns de imagens não suportam todas as cores sem Gamma, o Gamma serve para converter as cores do Render para as cores corretas e aceitas nos formatos de 8 bit.
Precisa usar no mínimo 16 bit Color para salvar sem Gamma, mas o ideal é 32.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
Consegue mandar o presete de render para eu testar. Não estou conseguindo. Fica do mesmo jeito.
Oi Laerbe, tudo bem?
 
Você pode baixar o estúdio para o V-Ray que está disponível para download aqui na 3D1, neste link: https://3d1.com.br/recursos/215/cena-de-estudio-v-ray

É um arquivo mais antigo, salvo no V-Ray 3.5 se não me engano, mas dá na mesma, funciona exatamente igual em qualquer versão.
 
Peguei este mesmo arquivo e fiz um teste agora para te mostrar.
 
1- A imagem 1 mostra a minha configuração de Gamma, como é o normal desde 2011 quando o Max adotou a correção de Gamma.
Renderizei o arquivo sem mudar nenhuma configuração do V-Ray, então, está com as configurações padrões do 3.5.
O resultado fica correto no Frame Buffer.
 
2- Também não alterei o Color Mapping do V-Ray e salvei em PNG na opção Automatic do Gamma, como mostra a imagem 2.
 
Abrindo essa imagem no Photoshop, ela aparece exatamente igual estava no Frame Buffer do V-Ray.
 
3- Agora, se eu salvar com a opção Override no Gamma, deixando com o valor 1 para não corrigir as cores, veja na miniatura da janela de Save como a imagem aparece lavada, desbotada, mesmo assim salvei em PNG igual a outra.
 
Porém, abrindo a imagem no Photoshop ela aparece escura por não ter recebido a correção de Gamma, não está correta, o certo é salvar com Gamma.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707641.

Total de membros registrados: 135249

Últimos membros registrados: brnuness, kellyabs, erickjapa, kadsanbva, moretzrence, Nahra026, Helgaella99, Girleide.

Usuário(s) on-line na última hora: 621, sendo 18 membro(s) e 603 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: cristian rocha da silva, Gabriel.C, Reinaldo Silva, Ronaldo Junior, Frederico Wagner N. R., gilson antunes, Sergio1987, Daniel Monteiro, JMDesign, pinart, Felipe França , Le_Andro, Ricardo, mastermax, Fabio Catelleno, Duda, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.