Vray 6 Color mapping

Por: Lerbe  

Em: 10/07/2023 10:11

Pessoal, não estou conseguindo resolver o problema do gamma no vray 6. Alguem poderia ajudar nas configurações para que o render fique fiel a imagem que estou salvando? O render no 3ds max e a cor que eu quero, só que quando estou salvando ele fica sem saturação, a imagem fica lavada.
Lerbe:
Pessoal, não estou conseguindo resolver o problema do gamma no vray 6. Alguem poderia ajudar nas configurações para que o render fique fiel a imagem que estou salvando? O render no 3ds max e a cor que eu quero, só que quando estou salvando ele fica sem saturação, a imagem fica lavada.
Preference - Gamma
Oi Lerbe, tudo bem?

Pode ser que está com o Gamma marcado na janela onde salva o arquivo no Max, também pode ser o formato que está salvando, o V-Ray é estranho, por exemplo, se eu salvo em TGA ele não adiciona o Denoiser e fica tudo granulado, mas se salvo em PNG fica suave com Denoiser, coisas do V-Ray.

Porém, acho que no seu caso é o Gamma no Save, porque se quiser salvar sem Gamma tem que habilitar o Override mostrado na imagem, por padrão salvará com Gamma automaticamente.

Também é importante lembrar que se salvar sem Gamma no formato errado vai perder qualidade, porque os formatos comuns de imagens não suportam todas as cores sem Gamma, o Gamma serve para converter as cores do Render para as cores corretas e aceitas nos formatos de 8 bit.
Precisa usar no mínimo 16 bit Color para salvar sem Gamma, mas o ideal é 32.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Consegue mandar o presete de render para eu testar. Não estou conseguindo. Fica do mesmo jeito.
Oi Laerbe, tudo bem?

Você pode baixar o estúdio para o V-Ray que está disponível para download aqui na 3D1, neste link: https://3d1.com.br/recursos/215/cena-de-estudio-v-ray

É um arquivo mais antigo, salvo no V-Ray 3.5 se não me engano, mas dá na mesma, funciona exatamente igual em qualquer versão.

Peguei este mesmo arquivo e fiz um teste agora para te mostrar.

1- A imagem 1 mostra a minha configuração de Gamma, como é o normal desde 2011 quando o Max adotou a correção de Gamma.
Renderizei o arquivo sem mudar nenhuma configuração do V-Ray, então, está com as configurações padrões do 3.5.
O resultado fica correto no Frame Buffer.

2- Também não alterei o Color Mapping do V-Ray e salvei em PNG na opção Automatic do Gamma, como mostra a imagem 2.

Abrindo essa imagem no Photoshop, ela aparece exatamente igual estava no Frame Buffer do V-Ray.

3- Agora, se eu salvar com a opção Override no Gamma, deixando com o valor 1 para não corrigir as cores, veja na miniatura da janela de Save como a imagem aparece lavada, desbotada, mesmo assim salvei em PNG igual a outra.

Porém, abrindo a imagem no Photoshop ela aparece escura por não ter recebido a correção de Gamma, não está correta, o certo é salvar com Gamma.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711007.

Total de membros registrados: 138476

Últimos membros registrados: Paiyne, neziqhoue, DentiCore, dnorm, Jenkins9Wyatt, ManyoloAustraliaReview, HoustonHoeger, Mattiesdavise.

Usuário(s) on-line na última hora: 619, sendo 30 membro(s) e 589 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Baldo, Sergio1987, ale.bs1, Vladis, marcola, renaz, adilsondouradoma, mastermax, Pierrejr78, wilsimar, Geraldo Nunes, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, Carlos E. Nogueira, Daniel Monteiro, JMDesign, magster, Frederico Wagner N. R., anaritacmoreira70, TadeuB79, Celso Borttoloto, Henrique Ribeiro, nandao, Osvaldo Arquiteto, gago, Victor Mendonça, holtenodro, marcio.alain, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.