Oi Abílio, tudo bem?
Veja só, este recurso de lente móvel chamado de Tilt só é necessário na vida real, porque a pessoa não pode distanciar o quanto quiser do prédio que vai fotografar.
Em 3D não precisa disso, porque basta aumentar a lente e afastar a câmera para obter exatamente o mesmo resultado, é só uma questão de conhecer o funcionamento das lentes que nunca vai precisar de um recurso como esse Tilt.
Sobre o Mesh Decal, entendi perfeitamente como funciona, não é um recurso, é uma técnica, uma gambiarra na verdade, também não vejo necessidade de fazer daquele jeito no Unreal se já temos o Decal que funciona exatamente igual sem precisar de um Mesh adicional para servir como base.
Vai dar muito mais trabalho criar todos aqueles Meshes dos cantos do que qualquer outra coisa, no Unreal é muito mais prático arrastar o Decal para a cena e posicionar nos cantos dos objetos.
Poderia criar um Blueprint com Spline para posicionar os Decals facilmente usando o Snap de vértice para desenhar a Spline nos cantos, por exemplo.
Agora, para fazer a máscara com mapas procedurais, não vai ser fácil, você pode tentar com a Sphere ou o Box 3D do Material Editor e aplicar distorções, mas não dá para fazer muito mais do que isso, menos ainda aplicar Blur nas texturas, é super pesado e depende de um Texture Object, porque exige todo o mapa de Pixels para processar, então, não vai aceitar texturas comuns e nem mapas procedurais.
Entretanto, você consegue criar gradientes facilmente, por exemplo, com o próprio Texture Coordinates, o UV é composto de dois gradientes procedurais, um em U e outro em V, filtrando você pode pegar eles e compor do jeito que quiser, mas reconhecer bordas e tal é bem mais complicado, depende de Distance Field, se fosse fazer um vídeo tutorial levaria mais de uma hora para explicar.
Sobre o Crop, tem várias formas, normalmente é só configurar a dimensão do Render como quiser no Output do Movie Render Queue.
Mas se já tem uma imagem definida e quer cortar sem modificar o enquadramento, pode usar os recursos de Cropping que estão dentro da Cine Camera.
Abração e tudo de bom.
André Vieira