Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

J.F.Verissimo   Recife - AC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
rabellogp   São Carlos - SP - SP
renatoconti   Londrina - PR - AC
Francis   Birigui - SP

Portfólios Ver Mais

alanmatos   Marília-SP - SP
Erlon   João Pessoa - PB
ronaldo.n2008   Bento Gonçalves - RS

Parametro Visibility não funciona no Arnold

Por: alxgames  

Em: 30/01/2024 17:05

Ola Galera
Depois de alguns anos longe do CGI resolvi voltar com uma pequena animação onde o objeto 
desaparece da centa depois de alguns segundos, porém pelo que percebi o visibility não funiona com o 
Arnold! ou será que tem que habilitar alguma opção no render? 
Alguem ja passou por isso?

Desde ja agradeço!
Alex Sandre
Oi Alxgames, tudo bem?
 
Seja bem-vindo de volta ao mundo 3D e pode contar com a gente para tudo que precisar.
 
Vai ser mais difícil encontrar ajuda sobre o Arnold porque quase ninguém usa, mas este caso de não aceitar o Track do Visibility é um dos problemas conhecidos dele, pois ele ainda não é tão compatível com o Max, mesmo depois de 8 anos, você pode ver uma mensagem da própria Autodesk sobre isso e a solução que eles propõe neste link:
https://www.autodesk.com/support/technical/article/caas/sfdcarticles/sfdcarticles/Visibility-track-does-not-work-with-Arnold-render-in-3ds-Max.html

Também tem este tutorial ensinando uma forma de animar a visibilidade no Arnold usando Shader OSL: https://www.youtube.com/watch?v=lMRmfEeDfdE

Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
Ola! Andre!
Consegui resolver o problema usando o o canal Opacity, mas fiquei triste em saber que 
o Arnold é pouco usado no Max, gastei um bom tempo o estudando.
Vc acha que tem a possiblidade dele ser extinto do Max?
Sobre o video que me indicou, ja o tinha encontrado no youtube, porém ele não funciona
se ja existir um uvwmap no objeto! (Não me esforcei pra contornar este problema, mas provavelmente 
tenha como.)
O link esta dando erro!

Obrigado
Alex Sandre
Oi Alxgames, tudo bem?
 
Fico feliz que conseguiu resolver com o Opacity, mas toma cuidado porque dependendo do caso pode aparecer mesmo se tiver Opacity zerado, por exemplo, dentro de efeitos volumétricos.
 
Não fique triste de saber que o Arnold é pouco usado, o mais importante é aprender a usar um Render fisicamente correto, porque se sabe usar um, também sabe usar todos os outros, é só uma questão de se adptar com os nomes e onde estão as coisas, porque o resto é tudo igual.
Eu aprendi em renderizadores que nem existem mais, mas me serviu para os outros, já estudei mais de 10, então posso garantir que são todos iguais.
 
O problema do Arnold é a lentidão perto dos renderizadores mais modernos, igual o falecido Mental Ray, que era ótimo, gerava todo tipo de efeito, alguns que o V-Ray não faz até hoje, mas era super lento.
Então, as pessoas preferem os renderizadores mais rápidos, mesmo que tenham menos recursos.
 
Você já viu o D5 Render, por exemplo?
Ele é super veloz se tiver uma placa RTX, você ilumina e texturiza vendo as coisas com qualidade em tempo real, então, facilita muito.
O mesmo vale para o Twinmotion, que agora tem o Lumen, você trabalha na cena vendo tudo com GI, sombras suaves, reflexos e tal.
Os dois estão disponíveis para download de graça, mas o Twinmotion limita o Render em 2K.
 
Download do D5 Render: https://www.d5render.com/download
 
 
Sobre o Arnold ser extindo do Max igual aconteceu com o Mental Ray, não acho possível, acho que o Max terá o Arnold para sempre, não importa o que aconteça!
 
A Autodesk foi obrigada a remover o Mental Ray do 3ds max porque ele era da Nvidia e a Nvidia resolveu finalizar, isso causou muitos problemas no 3ds max e ainda causa, tem coisas do Mental Ray no Max até hoje e se remover vai dar pau.
Então, a Autodesk saiu feito louca atrás de comprar um Render para eles, assim, poderiam colocar nos seus programas e não correriam o risco de terem que remover, foi quando compraram a Solid Angle com o Arnold.
Eles poderiam ter comprado o Corona, mas preferiram o Arnold, é típico da Autodesk.
 
Outra coisa típica da Autodesk é não investir nos programas que compram, então, o Arnold não se desenvolve na velocidade dos outros, portanto, em vez de aumentar o número de usuários com o tempo, está diminuindo.
 
Desculpe pelo problema no link, a gente está sendo atacado diariamente por vagabundos que querem postar anúnicos de drogas no site, então, eu bani diversas palavras que quando alguém coloca na mensagem aparece com simbolos assim #@!$
Foi isso que quebrou o link, tinha uma palavra banida, mas eu desbani para aparecer o link correto para você, agora está funcionando.
A página mostra que a Autodesk sabe do problema do Visibility Track, mas não resolveram até hoje.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707715.

Total de membros registrados: 135317

Últimos membros registrados: alexjohnson, Rickertjohnse, Maisa Sabugari, Kamaki026, nochulia, otiscavin, cie, Prudencio.

Usuário(s) on-line na última hora: 597, sendo 5 membro(s) e 592 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: alexjohnson, rlmangili, Le_Andro, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.