Movimento de um Pant?grafo.

Por: Ron  

Em: 01/11/2005 22:09

Ainda não consegui animar um Pantógrafo de 4 lados no 3D Studio Max 3.0. Todas as linkagens que fiz, não funcionaram corretamente. Gostaria de saber qual a sequencia correta de linkar os Dummies aos braços do Pantografo. Obrigado
Se não tiver uma estrutura ik/fk ai não tem como
Fagner Granella
Programador Oracle PL/SQL - Java
Granella, obrigado pela resposta mas continuo na mesma. Eu usei o IK, ou Inverse Kinematics, na tecla que tem dois Bones ligados mas a coisa nâo funcionou. FK eu não conheço. O problema é que o Pantógrafo é uma linkagem fechada, ou seja, você sai de um lugar linkando as peças, dá uma volta e retorna para o ponto de partida. Aí o Max reclama e diz que é uma operação ilegal e trava tudo. Quando a linkagem é continua e aberta, ou seja, linkar um pé ao tornozelo, depois na perna, depois no joelho, depois na coxa, tudo funciona muito bem. Granella, se você puder, modele as quatro barras do Pantografo, como no meu exemplo e me mande por escrito a sequencia correta da linkagem, exemplo: barra 1 linkada ao dummie B, barra 3 linkada ao dummie... A partir do momento que eu entender a lógica da sequência, eu posso fazer a linkagem das peças corretamente. Outra coisa, ainda não tenho o seu Email. O meu é [email protected] Atenciosamente
Oi Ron O modelo mais simples é usar cada lado como uma perna. Faça com que os pivots das péças 1 e 2 fiquem no centro de articulação B (superior), para a péça 3 alinhe com C e a 4 com A (cada lado) Isto evita a necessidade dos dummyes C e A Duplique D e B sem mover, obtendo D01 E B01 Crie um Dummy pouco acima e alinhado com B chame MF (Mestre da Força) O que será animado. O Link na perna do lado esquerdo seria D>3>2>B>Mestre da Força O Link na perna do lado direito seria D01>4>1>B01>Mestre da Força Uma vez linkados: Selecione a peça 2 clique em Animation>IK Solver>HI Solver selecione D Selecione a peça 1 clique em Animation>IK Solver>HI Solver selecione D01 Mova o MF e veja o resultado Espero ter ajudado Phy
Oi Ron O modelo mais simples é usar cada lado como uma perna. Faça com que os pivots das péças 1 e 2 fiquem no centro de articulação B (superior), para a péça 3 alinhe com C e a 4 com A (cada lado) Isto evita a necessidade dos dummyes C e A Duplique D e B sem mover, obtendo D01 E B01 Crie um Dummy pouco acima e alinhado com B chame MF (Mestre da Força) O que será animado. O Link na perna do lado esquerdo seria D>3>2>B>Mestre da Força O Link na perna do lado direito seria D01>4>1>B01>Mestre da Força Uma vez linkados: Selecione a peça 2 clique em Animation>IK Solver>HI Solver selecione D Selecione a peça 1 clique em Animation>IK Solver>HI Solver selecione D01 Mova o MF e veja o resultado Espero ter ajudado Phy
[ Phy, Só hoje, Sexta Feira pude abrir o Forum e para minha surpresa encontrei sua informação. Agradeço a gentileza e vou experimentar a sua receita neste fim de semana. Assim que tiver feito a animação, vou te responder aqui. Se não se importar, mande o seu Email. O meu é [email protected] Atenciosamente,
PHY Como vai! Agradeço muito o seu Tutorial da animação do Pantógrafo. FUNCIONOU PERFEITAMENTE como Vc falou acima, somente no Max versão 4.0. Na versão 3.0 não existem os comandos HI Solver e HD Solver. Estou com um outro conjunto mais complexo de uma escavadeira, que na sua extremidade inferior, tem um acoplamento semelhante e vou aplicar a técnica que Vc me ensinou. Quando estiver pronto, vou colocar a imagem aqui no Forum. Abraço, Ron
Oi Ron, tudo bem? Leia os dois tutoriais sobre Bones aqui na Três D1 que você vai dominar melhor este recurso. Nele eu explico o método usado no Max 3 e nas versões superiores. No Max 3 tem o HD Solver sim, mas não é aplicado da mesma forma que nas versões recentes, o que não tem é o HI Solver. No Max 3 o HD Solver já está embutido nos Bones. Mas a forma de configurar é exatamente a mesma. O HD Solver é o sistema usado no Max 3 e anteriores. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143145

Últimos membros registrados: VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455.

Usuário(s) on-line na última hora: 716

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.