Oi Edson
É preciso considerar que cada pessoa tem seu estilo, nada pior para um artista do que seu trabalho ser confundido com o de outro, portanto acho que você não deve se "obrigar" à nenhum estilo específico. Desenvolva o seu próprio.
É claro que a inspiração baseada em referências é importante, procure observar criteriosamente todos os trabalhos publicados.
Segundo a etimologia, Cartum (Cartoon) tem sua origem em: adp. do ing. cartoon (1671) 'esboço ou modelo desenhado em cartão', (1863) 'desenho humorístico ou satírico veiculado, em geral, por jornais e revistas', mais tarde, animated cartoon 'desenho animado', do it. cartone, aum. de carta 'papel'; cp. cartoon.
Esta etimologia foi extraida do Houaiss, vemos portanto que há duas interpretações básicas para a palavra:
A primeira (e possívelmente a mais importante) é que o cartum é uma síntese, ou seja, procura representar as figuras de maneira simplificada, neste caso realçando os principáis contornos e detalhes mais significativos.
A segunda é a humoristica que além de simplificada, carrega uma dose de humor, geralmente exagerando certas proporções da figura, com a finalidade de torna-la engraçada ou ridícula ao observador.
Conforme a sua intenção com relação à figura que você postou você pode "deforma-la" de uma ou outra maneira:
Se for uma figura heróica, realçando mais os traços da musculatura, as proporções do maxilar, etc.
Se for im vilão diminuindo o tamanho dos olhos e acentuando a expressão para indicar maldade.
Se for uma figura cômica reduzir as proporções da cabeça com relação ao corpo, procurar criar assimetria entre os lados do rosto, etc.
Como você pode ver, a intenção no desenho de um cartum é que vai definir o seu significado.
Procure encontrar boas referências sobre proporções do corpo e seu significado como as que citei acima. Há bons livros sobre o assunto. Uma série de livros muito boa para cartum humorístico e animação é Digital Character Animation do Geoge Maestri, tenho os dois primeiros volumes e recomendo. Outra boa referência são os trabalhos de Will Eisner, a meu ver o "Papa" do Cartum, que consegue unir o desenho clássico com o humor como nenhum outro. Poderia citar aquí mais de um milhar de outros artistas como Frank Miller, etc, mas acho que ficou claro o meu ponto.
Espero ter ajudado
Phy