Oi Vitruvius, tudo bem?
O Curve Editor é para configurar as curvas que regem o movimento.
POr meio dele você pode fazer o ajuste fino da animação, pode fazer um objeto acelerar e desacelerar quando quiser, pode fazer ele ter um movimento uniforme e pode também ajustar os Keys no tempo, da mesma forma que era feito no TrackView até o Max 4.
O Dope Sheet é mais parecido com o TrackView antigo, nele ficou apenas os recursos de edição de Keys, lá você pode inverter toda a animação, pode escalonar o tempo, ajustar a posição dos Keys, criar e deletar keys, que também pode ser feito no Curve Editor, entre muitas outras funcionalidades.
Normalmente se ajusta a animação só com o CUrve Editor.
Sobre a time line, esquece o Flash.
Cada parâmetro animável de cada objeto tem uma timeline própria, tudo que tem na cena está organizado no quadro da esquerda em forma hierárquica como tudo no 3ds max.
Abrindo os sinais de (+) em cada objeto você tem acesso a todos os parâmetros animáveis dele, modificadores aplicados, efeitos e materiais, sempre dispostos em forma de hierarquia como é o padrão no 3ds max.
Abraços