Vídeo Curso Unreal Pra Valer -

Por: jessicatorres  

Em: 19/03/2025 17:09

Boa tarde, surgiu outra duvida, no cap 6, video 1, criei o material layer, mas na instancia não mostra a textura do albedo L2, já a textura albedo L1 aparece, mudei a cor da mascara mas sem sucesso, segue print.

Obrigado 

Oi Jéssica, tudo bem?

Realmente era para exibir a textura conforme a cor da máscara, na aula também criamos um parâmetro para inverter a máscara numericamente, sem precisar trocar a textura, mas o resultado é para ser o mesmo.

Porém, preciso ver o gráfico do seu material para tentar identificar o erro.
Em anexo está a imagem com a parte do meu gráfico que cria a máscara, o seu precisa estar parecido.

Me mostra um Print da parte da máscara do seu gráfico.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Coloquei o inverter mascara mas continua não dando certo, segue os prints da parte da mascara 
Coloquei 0.5 no inverte mascara e apareceu a textura do L2, mas se tiro o inverte ela volta a não aparecer.
Oi Jéssica, tudo bem?

A sua configuração parece estar igual a minha, a única diferença é que você adicionou diretamente os Nodes para aplicar os mapas de Bake em vez de criar uma função, mas dá na mesma, o resultado era para ser idêntico.

Note que a mesclagem através do valor é feita por meio de multiplicação das cores, então, as cores mais claras serão alteradas e as mais escuras não, pois colocamos este valor apenas para inverter usando 0 ou 1.

Agora, a máscara por meio de imagem funciona melhor porque é através do Alpha em vez da multiplicação, então, onde for branco na imagem vai aparecer um dos materiais, onde for preto vai aparecer o outro e nos tons de cinza haverá uma mistura suave entre os dois.

Eu sugiro que faça um teste removendo os mapas de Bake, deixando apenas a máscara aplicada no Alpha do Blend Material Attributes, como mostra a imagem em anexo.

Assim, tem que funcionar perfeitamente quando aplicar uma imagem em preto e branco, como mostra a outra imagem em anexo.

Se não funcionar, por favor, me envia o seu projeto pelo We Transfer para poder analisar, assim, te falo exatamente onde está o problema.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Bom dia Andre, tentei essa outra opção que mencionou de tirar o bake para testar, mas infelizmente não obtive sucesso, vou encaminhar no email meu arquivo para poder ver, fico muito agradecida pela ajuda. 
Oi Jéssica, tudo bem?

Eu recebi o seu email e acabei de responder, também baixei o arquivo que enviou e vou analisar tudo com calma, amanhã te falo com certeza quais são os problemas dos 3 erros que comentou.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717047.

Total de membros registrados: 143032

Últimos membros registrados: LeslieCMerriman, KeepsTRT335, CHERIF, SaraaahC, AiraBreeze3445, AiraBreeze35, Kenirous99, jcastilhos.

Usuário(s) on-line na última hora: 564

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.