HDRIs Virados

Por: J.O.  

Em: 24/11/2005 19:13

E ai pessoal, tudo bem? Enquanto eu chafurdava na rede procurando por mais HDRIs para usar como ambiente para renderização, acabei notando uma falha bem grande nas imagens do tipo bolinha-espelhada. O "causo" é esse, por exemplo: O ambiente que ilumina esta bela bolinha de metal é a uffzi probe do paul debevec. Ela é do tipo que se tem que usar um shrink-wrap mapping no envroment, senão fica tudo torto e distorcido. Esse é o tipo de HDRI problemático, veja que a parte de CIMA do HDRI tá para o lado quando tá mapeado em shrink-wrap. Na bolinha, o teto aberto da viela do HDRI tá para o lado e não por cima. Tem algum jeito de consertar isso na hora de fazer o mapeamento do envroment, ou é melhor improvisar e virar a cena toda 90º pra um lado? :lol: Já tentei um spherical mapping no max. Parece certo até que você pega o wraparound do mental ray e tira uma panorâmica. Essas probes ficam todas cagadas com manchas pretas dos cantos esticadas pelos lados... Tentei girar as coordenadas de UVW também, mas o U e o V não faziam nada e o W girava no eixo errado.
Oi J.O. Para reverter o mapa use o recurso Mirror do editor de materiáis. Para rotaciona-lo pode usar o recurso Offset gradualmente até coloca-la na posição ideal. Conheço muito bem o processo e produzo os meus próprios mapas, tenho uma boa esfera para Probe Light que eu fiz, é um rolamento de aço de 4 polegadas, polida e banhada a cromo. Não há falha no processo da Mirrored Ball, mas sim limitações, o que muita gente não sabe é que a função da ésfera é facilitar o processo de captura; como ela reflete praticamente 345 gráus (dependendo da lente usada) evita que sejam necessárias fotos de múltiplos ângulos. Entretanto, o mapeamento da Probe Light nãó é o ideal para ser usado diretamente, use o HDRShop do Debevec para converte-la para imagem panorâmica, latitude/longitude ou cubica dependendo do tipo de aplicação que você pretenda usar; ainda assim vai haver uma àrea oculta (o que está atrás da esfera) de cerca de 15 gráus (de novo dependendo da lente usada :D ). Portanto para se obter realmente um ambiente de 360 gráus com a esfera são necessários pelo menos 2 ângulos opostos de captura e aí converter as fotos compondo em editor para gerar um panorama completo. Algumas HDR esféricas (Pseudo Mirrored Ball) são geradas inversamente ou seja parte-se de uma imagem panorâmica de 360 gráus e converte-se para o padrão Mirrored Ball estas sim, tem a informação completa do ambiente Procure usar diretamente a Mirrored Ball apenas para efeitos de iluminação e não para criar "environment" que seja refletido. Espero ter ajudado Phy PS: Essa foi boa. :o A palavra cubica está sem acento porque o programa do forum pensa que se eu acentuar estou escrevendo palavras de baixo calão :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Olha só: Cúbica Cúbica Cúbica Oi André, ensina português aí para o programa de gerenciamento ! :D
Oi J.O. Apenas um complemento: A variação da rotação usando Offset em U é de -1 a +1, portanto use números dentro deste alcance, o mesmo vale para a variação da linha do horizonte em V Abraço Phy
Oi Phy, tudo bem? Curti muito saber que você faz seus HDRs, queria te perguntar quantas fotos você tira para compor o HDR e qual a variação da exposição de uma para outra em média. Eu fiz uns testes aqui um tempo atrás, não gostei muito do resultado, mas também, a esfera não era das melhores e como minha vida é muito corrida, não tive tempo de estudar mais o assunto. Só que isso é muito importante e eu precisava pegar o jeito. Agora na TV fica mais fácil de fazer estes testes, porque tem fotógrafo decente que eu posso usar, iluminação adequada e tal, só preciso de uma boa esfera. Abraços
Oi André Tudo bem? O número de fotos depende muito da intensidade de luz na cena. Eu procuro usar 13 fotos com variação de 1 ponto para fotos diurnas e um pouco menos (11) para fotos de estúdio (uma na fotometria correta, cinco acima e cinco abaixo), dou preferência para a variação de abertura mas sempre faço uma série com variação de velocidade para comparar. O uso da variação de abertura é mais eficiênte para depois fazer a calibrágem da câmera no HDRShop. Por vezes é preciso tirar mais de 13 fotos para atingir todo o alcance, do escuro absoluto á luz estourada. Quando o trabalho requer muita precisão (para ser usado no background) faço também fotos diretas da cena (sem a esfera) girando a câmera 45 gráus a cada seqüencia. Isto resulta em mais de 100 imagens (8 posiçôes na horizontal e uma na vertical (zenite)) portanto toma algum tempo, é preciso uma câmera rápida para fotografar e gravar, para contornar a possível variação de luz durante as fotos uso também a esfera como prova de luz (Probe Light) para checar com o resultado das fotos diretas. O maior inconveniente da esfera cromada é que mesmo com esferas repolidas (que é o caso da minha), o processo de cromeação provoca algumas aberrações cromáticas (poquenos desvios no espéctro de cor nos ângulos limítrofes), o ideal seria um espelho esférico mesmo, mas este tem um custo inviável. :(:( Deu um pouco de trabalho para confeccionar a minha porque eu a fiz rosqueada à base por segurança (só a asfera pesa 4 Kg), e para furar aço de rolamento só com eletrocorrosão :( , mas o resultado ficou muito bom. :D Se você quiser fazer alguns testes ou usar para algum trabalho, minha esfera está a sua disposição, é só pedir. Grande abraço Phy
Oi Phy, tudo bem? Eu agradeço muito pelas suas valiosas informações, vou mostrar para o fotógrafo da TV que vai me ajudar nisso. Agradeço muito também pelo oferecimento da esfera, por enquanto eu quero fazer apenas alguns testes para pegar o jeito, então, vou usar a minha esfera ruinzinha mesmo, mas quando tiver alguma coisa séria, se a gente não descolar uma esfera legal aqui, eu vou me lembrar da sua. :) Repolida com 4 Kg é brincadeira heim!!!! É uma preciosidade!!! Quanto você acha que custa um espelho esférico? Abração e obrigado novamente
Oi André Uma dica boa para passar para o fotógrafo aí é usar teleobjetiva porque quanto mais fechado for o ângulo da lente da máquina maior será o ângulo de reflexão da esfera. Quando fiz a minha esfera, cheguei a fazer alguns orçamentos para o espelho, o negócio é o seguinte: É preciso uma lente esférica de cristal para que sobre ela seja aplicado o espelhamento, só a lente (de 5 cm. de diâmetro) há mais de dois anos foi orçada em R$2.000,00; para fazer o espelhamento integral da esfera seria preciso criar um aplicador especial, pois os existentes aplicam espelhamento apenas em 180 gráus de cada vez o que resultaria problemas na área da junção, outro inconveniente é que o resultado é perfeito mas extremamente delicado, o minimo toque pode danificar a superfície, o custo final seria de cerca de R$5.000,00. Então optei pela esfera de aço com 10 cm. de diâmetro pois sendo maior compensa a perda do índice de reflexão com relação à de 5 cm., o custo final do trabalho incluindo a esfera e a base anodizada saiu por R$1.000,00. O projeto: A peça central serve como suporte mínimo para trabalho, pois interfere pouco na reflexão, conforme preview abaixo: Grande abraço Phy
Oi Phy, tudo bem? Eu agradeço muito pelas informações e dicas que você me deu. Já mostrei para o fotografo, acho que vai dar para gente brincar um pouco aqui. Valeu mesmo!!!! Abração

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717690.

Total de membros registrados: 143272

Últimos membros registrados: Stopwatt4566, WellaraySlimCoffee566, SlimqaSlimCoffeeBooster46890, @evertontl, Walter99, saviof, multi001, PowerGenius.

Usuário(s) on-line na última hora: 568

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.