Vray- Emiss?o de GI de um objeto, mudar cor emitida...

Por: malucow  

Em: 01/12/2005 00:04

dae galera, ai vai uma questão intrigante, pelo menos pra mim, hehe To fazendo uma cena, animação, tenho varios ambientes iluminados por Spots e Omnis, mas tem um porém, um desses ambientes fica mto escuro causado por um tapete azul que tem no chão, a emissao de luz azul dele escurece todo o ambiente, o cliente do projeto que estou fazendo tah pegando no pé que o teto está mto escuro, pensei em usar mais luzes para resolver o problema, mas seria inviavel pq o tempo de render já está absurdo, são quase 5000 frames para renderizar em uma semana, ou seja, cada frame não pode passar de 5min, senão ferrou Pensei em usar uma única Omni emitindo luz de baixo da cena, com o Shadows desativado para interpenetrar as paredes e iluminar apenas os tetos com o "Exclude/Include" ativado, mas seria apelo demais, eu queria saber se existe algum modo de mudar a cor da luz emitida por um objeto quando o GI está ativado, isso no Vray, já tentei usar o VrayMtlWrapper para diminuir a emissao de luz azul, e realmente diminui, mas escurece mais ainda o ambiente... Caso alguem tenha uma solução, agradeço : ) Desculpem não poder postar uma imagem de exemplo, pois o contrato não permite : (
www.greenlamp3d.com
outro dia tava fazendo um quarto aqui e tie o esmo porem...... tava ficando tudo azul, ai reduzi a emissao de gi do azul, ai fico escuro...... tenta aumentar o receive GI do resto da cena, ou aumentar a intensidade da luz e ir ajustando...... vc pode tambem copiar o material da parede pra outro slot e aumetnar o receive dela e usar só no teto flw
P2 350mhz 196mb video onboad 8mb http://andreisperid.vila.bol.com.br
é uma boa Mas tentei aqui e não adiantou mto naum, pq o que escurece o ambiente não é a falta de iluminação, e sim a cor que atinge os tetos Dai fiz o seguinte, desativei o Visible do GI do teto na aba do vray, e puz uma omni debaixo da cena, como falei, ela iluminaria apenas o teto, e fez, ficou branquinho agora, soh que agora o resto dos ambientes estão escuros, ou seja, o teto naum está jogando luz de volta pra baixo, obvio, desliguei o GI dele aiai :x
www.greenlamp3d.com
Uma alternativa é deixar o tapete na hora do cálculo com um cinza médio/claro e na hora do render colocar a cor desejada, já fiz isso com umas poltronas vermelhas uma vez, elas pareciam que eram luminárias de tanto GI que emitiam... :lol:
:00: uehueheu mas ei, o problema eh que é uma animação, e to usando "Multi frame incremental " pra fazer o GI, dai ou seja, vo calcular numa cor e salvar o mapa, blz , mas depois quando for fazer o calculo incremental, vai estar em outra cor , pois já será o render final : |
www.greenlamp3d.com
Olha vc pode diminuir o valor do bounce isso vai diminuir o rebatimento da luz, e tentar aumentar a luminancia dos materiais para que os mesmos fiquem mais claros sem alterar a configuração das luzes.
owl, malucow, pode tambem ser problema de smoth, ou até de posicionamento da luminaria, sei la, pq aqui quando eu tava fazendo num deu esse problema nao.... tenta por uma vray light com store with irradiance map no chao, marca o invisible e include o teto, deixa um valor baixo de luz..... flw
P2 350mhz 196mb video onboad 8mb http://andreisperid.vila.bol.com.br
mais um problema, nada de Vraylight, pq nela não se tem controle do Area Shadow dela, a não ser se mudar o tamanho dela, mas dai teria que usar várias delas, area shadow pesa mto pra anim, inutilizavel To deixando as sombras tudo seca msm, pra suavizar um poco eu uso a maioria das luzes com Decay ativado, senão as sombras ficam tudo despojadas pela cena...
www.greenlamp3d.com
mas valeu, juntando todas as idéias e tals, consegui arrumar, agora ficou clarinho, hehe Não é o que eu queria ainda, mas tá bom já, valeu
www.greenlamp3d.com

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143145

Últimos membros registrados: VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455.

Usuário(s) on-line na última hora: 512

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.