Oi Daniel, tudo bem?
Não é exatamente assim, porque não tem milagre em 3D, na verdade você tem que criar todos os personagens, tem que fazer o setup de todos.
Mas depois pode colocá-los no sistema de crowd e ele vai gerenciar a movimentação do personagem pela cena, desviando de obastáculos e tal.
Só que é você que tem que fazer todas as animações que o personagem terá, o crowd apenas "chama" a animação certa conforme a necessidade, como num jogo.
Esse recurso faz parte do 3ds max desde a versão 6, quando o Character Studio foi integrado ao programa, porque o sistema de Crowd do Max é do Character Studio, nas versões passadas podia ser usado também caso tivesse o Character Studio instalado.
Mas tem programas e plugins específicos para isso que oferecem recursos muito mais poderosos que o sistema padrão do Max.
O melhor programa do mundo para isso é o famoso Massive, usado em Lord Of Ring para controlar a multidão na gerra.
Para o Max tem o plugin AI Implant, que é muito bom e permite interagir com o personagem durante a simulação em tempo real.
Abraços