Sobre o Relief Mapping

Por: Rush  

Em: 24/12/2005 11:19

Olá amigos, fiquei admirado com a qualidade e facilidade do relief Mapping !! Pelo que notei, esses mapas são gerados pela combinação de um Normal Map e um Depth Map. O Normal Map dá pra fazer no próprio 3D Studio, mas e o Depth Map? Como eu consigo fazê-lo? Alguém sabe? Valeu
Oi Rush, tudo bem? Eu também achei super interessante, é ótimo para games e aplicações interativas 3D. Mas ainda não estudei a técnica, só li o artigo e coloquei na Três D1. Assim que passar essa correria do final do ano, eu vou pegar para dar uma olhada nisso. Se eu descobrir como fazer o mapa em questão, eu posto aqui. Realmente parece ser muito legal, pode usar em animação também para objetos de fundo e ganhar muito tempo de render. Abraços
Olá honorável André!! Ha quanto tempo, heim amigo véio?? Olha, eu já me adiantei e passei um e-mail p/ o Fabio Policarpo. O cara é super legal e me falou o seguinte: "Ola pra usar relief mapping na sua cena de max com o meu plugin de textura voce precisa ter um normal map (mapa de normais em color com 3 canais r, g, b) e um depth map (mapa de profundidade grayscale com 1 canal). Dai no photoshop voce junta o normal map com o depth map numa unica textura RGBA (32 bits/pixel). Para gerar os mapas de normal e profundidade voce tem varias opcoes. O proprio max 7/8 ja tem suporte pra isso no plugin de texture bake mas eh meio complicado de usar. Eu mesmo fiz um plugin de max que gera um normal map ja com depth map no alpha automaticamente a partir de uma geomertia qualquer do max. Coloquei ele atachado nesse email. Pra usar voce modela uma parada no plano XY olhando de cima (top). No painel utility usa a opcao 'More...' pra rodar o novo plugin chamado 'Normal Map' e ai escolhe a resolucao do mapa e fator de antialias. Depois seleciona os objetos que vao gerar o mapa e clica o botao 'Render Relief Map...' pra gerar o mapa. Voce modela tudo bem detalhado num plano ... ai isso vira um textura que voce aplica onde quiser inclusive em objetos curvos. Pega tambem o plugin da nvidia pro photoshop que ele gera normal map apartir de um depth map e tambem um depth map a partir de um normal map. Abracos, Fabio " Eu estou aqui com o plugin que ele falou, me passa um e-mail p/ que eu possa te mandar e, assim, vc coloca no site p/ a galera. Quem quiser me diz o e-mail. valeu amigos
Dae Rush...pasa pro meu email ae [email protected] por favoor... Abraços
Oi Rush, tudo bem? É muito bom falar com você. Te desejo um ótimo 2006. Realmente o Fábio Policarpo é demais, além de genial é super atencioso. Eu troquei um email com ele também, ele me mandou as últimas versões dos plugins para colocar na Três D1, já coloquei essa semana no site. O de Normal Map é muito bom mesmo, porque faz num clique só, no Max tem que usar o Render to Texture e fazer vários procedimentos. Mas como ele é mais simples, só gera o mapa pela projeção da vista Top, então, em objetos complexos não fica bom, apesar do mapa dele ter qualidade melhor do que o mapa do Max. Eu vou colocar um tópico ou um tutorial sobre esse assunto de Normal Map e Relief Map, o lance de Normal Map já é antigo, mas muita gente não conhece ainda, porque é mais usado para jogo, mas pode ser muito útil em cenas 3D para animação também. Abração e boa passagem de ano

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143146

Últimos membros registrados: avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35.

Usuário(s) on-line na última hora: 575

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.