Sistema de bones para personagem complexo!!!

Por: Bemac  

Em: 05/02/2006 21:13

Estou com um corpo humano complexo, e estou presizando de um tutorial para fazer bones, dos 10 dedos das mãos aos 10 dedos dos pés, mas todo o resto do corpo, eu já dei uma olhada no tutorial da tresd1 mas não resolveu meu problema, já dei uma procurada na busca tambem não resolveu. Se alguem poder indicar um bom site que tenha pelo menos um exemplo com um corpo humano realista vai ser show!!!
a questão é!!! vc sabe o quanto sobre bones? se num não souber pelo menos o basico num vai adiantar vc pegar um tuto que ensina a fazer um setup complexo vc num vai entender bolufas!!! num leve como uma critica negativa!! é que num é bom ficar pulando etapas não aprende nada
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Oi gente, tudo bem? Concordo plenamente com o Roger. Tem que criar estruturas bem mais simples primeiro, só depois de criar muitas que vai partir para um corpo humano perfeito, e mesmo assim, vai apanhar um pouco até acertar, porque é uma das partes mais complicadas de qualquer programa 3D. Sem conhecer muito bem todo o sistema de animação do 3ds max, o trabalho com Wire, Constraints, Controllers, Expressions e Reaction Manager, nem tem como começar. Criar a estrutura de Bone é bem simples, qualquer um faz, mas criar o Rig para mover essa estrutura com desenvoltura, são outros quinhentos, precisa conhecer muito de 3ds max. Na Três D1 tem tutoriais básicos sobre Bones, que mostram realmente a base do sistema, e no artigo Expressions, Wire e Reaction Manager eu explico a base dos recursos mais usados para fazer o Rig. Neste artigo sobre Expressions eu mostro como fazer um dedo, basta usar o mesmo procedimento para fazer os outros 9. Isso é apenas 1% do que está envolvido num setup completo e perfeito de um personagem humano. Abraços
Andre, eu to estudando agora os bones, a unica coisa que ta me complicando são os dedos da mão e do pé, no caso da mão eu tenho que criar o bone da mão depois eu crio quatro falanges ligadas na mão?
Olá amigo, para a mão crie apenas um bone que contolará a palma da mão. para os dedos crie sempre cadeias de 3 bones (as três falanges), inclusive para o polegar - a primeira falange do polegar fica escondida na palma da mão e é importantíssima para fazer o polegar segurar. Para o pé, só vale a pena criar os bones dos dedos se vc for animá-los separadamente, caso contrário, crie apenas um bone para controlar todos os dedos. Para controlar os dedos não precisa aplicar nenhum IK Solver pq vc consegue controla-los direitinho usando FK. Valeu
"Rush" disse: Olá amigo, para a mão crie apenas um bone que contolará a palma da mão. para os dedos crie sempre cadeias de 3 bones (as três falanges), inclusive para o polegar - a primeira falange do polegar fica escondida na palma da mão e é importantíssima para fazer o polegar segurar. Para o pé, só vale a pena criar os bones dos dedos se vc for animá-los separadamente, caso contrário, crie apenas um bone para controlar todos os dedos. Para controlar os dedos não precisa aplicar nenhum IK Solver pq vc consegue controla-los direitinho usando FK. Valeu
Kara eu não entedi direito eu crio um bone para mão, mas cada dedo prescisa de três bones, mas um bone para ficar ligado ao bone da mão então serão quatro bones por dedo, excluindo o polegar que so serão três bones!!! Eu entedi que os bones dos dedos da mão ficarão separados do bone da mão?
Veja como os seus ossos se movimentam, que partes da mao se mexem quando vc dobra um dedo ou uma falange... Nao estou falando de musculos e sim de ossos, os musculos vem mais pra frente.... A mao eu faria um bone pra palma, 3 pra cada dedo (incluindo o polegar) Abracos...
Antigo Ass_Killer de volta! Pagina pessoal RodrigoBill
Faz assim: crie uma cadeia de um bone e seu nub (nub é o bone pequeninho que aparece quando vc finaliza a criação da cadeia). Essa cadeia deve começar no pulso e terminar um pouco antes dos dedos, bem centralizado na mão. Para cada dedo crie uma cadeia de 3 bones e o nub (o nub fica fora da ponta dos dedos). Agora faça o seguinte: crie um Helper point e alinhe-o na posição e orientação pivot-pivot ao primeiro bone da cadeia do dedo polegar. linke o primeiro bone dessa cadeia ao helper criado e depois linke o helper ao bone da mão. Repita essa operação para os outros dedos, ok? Entendeu? Valeu
"Rush" disse: Faz assim: crie uma cadeia de um bone e seu nub (nub é o bone pequeninho que aparece quando vc finaliza a criação da cadeia). Essa cadeia deve começar no pulso e terminar um pouco antes dos dedos, bem centralizado na mão. Para cada dedo crie uma cadeia de 3 bones e o nub (o nub fica fora da ponta dos dedos). Agora faça o seguinte: crie um Helper point e alinhe-o na posição e orientação pivot-pivot ao primeiro bone da cadeia do dedo polegar. linke o primeiro bone dessa cadeia ao helper criado e depois linke o helper ao bone da mão. Repita essa operação para os outros dedos, ok? Entendeu? Valeu
So uma pergunta porque deixar aquele nub no final do dedo não posso deletar já que ele vai ficar fora do dedo? E outra coisa que dizer que os dedos não vão ficar ligados ao bone da mão?
Tá complicado não to conseguindo entender, sera que não tem uma imagem na net, vou da uma procurada!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 361

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.