mr area spot/omni - não permite gi photons

Por: rabellogp  

Em: 01/03/2006 00:55

Galera, tinha esse problema na versao anterior do Max, achava q era um bug, mas agora eu atualizei para a versao 8 e o problema continua vejam: Quando eu utilizo um mr area spot ( elas sao as unicas que permitem area shadows com perfeiçao no Mental Ray ), eu não consigo usar GI nem com reza braba!! O Final Gather funciona normalmente, e permite uma boa cena externa, mas em cenas semi-internas e internas, nas quais eu gosto de ativar o GI, ele não funciona. Ele ativa o botão normalmente, eu consigo setar os parametros como qualquer outra luz, photons, energy, etc.... mas na hora de renderizar é como se eu não tivesse ativado nada, ela não emite photons. Alguém sabe se tem solução para esse problema? Pois se essas luzes ja são do próprio MR, seria correto que funcionassem perfeitamente nele não?
Oi Gigahz, tudo bem? Não tem este problema não, todas as luzes emitem Photons, exceto a SkyLight e a IES Sun, todas as outras emitem normalmente em todas as versões, inclusive nas versões antigas (Max 3, 4 e 5). Certamente é algum problema no seu Max ou nas suas configurações. Eu sou capaz de apostar que é por causa da escala, se tiver modificado a escala da cena, é certeza que é isso!!! Como sempre falo aqui, tem que conhecer muito do programa para poder trabalhar com a escala modificada. Abraços
Valeu André, voce estava certo. Eu não mudei a escala, mas sempre utilizei uma Direct spot comum como o Sol na minha cena, mas ela não tem area shadows (que dá um realismo a parte em cenas externas). Intão eu simplesmente coloquei uma Area spot no lugar da direct e agora que voce disse sobre escala eu saquei que ela tem um referencial diferente da direct. Eu almentei os parametros Energy e Decay no GI, e consegui resolver o problema, os photons existiam mas estavam muito fracos. Na verdade a possibilidade desse problema nunca passou pela minha cabeça pois eu achava que a distancia da luz até o chão não interferia na emissao de photons, pensei que isso só acontecesse nas luzes photométricas. Mas pensando melhor, não tem por que associar essa caracteristica apenas às photometricas, afinal nao se trata da intensidade da luz que muda, e sim a quantidade de photons por area. Se uma luz emite 10 photons, à 1 metro do chão certamente uma maior quantidade de photons atingirá a superficie do que c ela estiver à 100 metros. Valeu pela ajuda.
OI Gigahz, tudo bem? A iluminação indireta tem que ter Decay num render fisicamente correto, para perder intensidade com o passar do tempo, caso contrário, a imagem sempre ficaria toda branca, pelo estouro da luz, que não perderia energia a cada bouce. Só a luz direta que é infinita, a luz indireta tem Decay. No artigo da Digital Designer 78, onde explico sobre cenas externas, eu falo sobre isso, é muito mais difícil configurar os Photons numa cena externa por dois motivos, é mais difícil controlar Photons de uma luz distante e são disperdiçados muitos Photons no espaço se não tiver nada ao redor da cena, lá eu mostro a diferença que dá quando cria uma esfera em torno da cena, isso diminui o tempo de render e aumenta a quantidades de Photons na cena, sem ter que aumentar seus valores. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 427

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.