Problemas em setup com bones

Por: tiagodmed  

Em: 13/03/2006 19:56

Bom ai está o personagem, o que eu fiz nele foi o seguinte, aquele primeiro bone (mais acima) serve para mover a cabeça, ele possui um bone intermediário que não está afetando a malha e o bone de baixo que move a mandíbula. Nos olhos eu tenho um dummy para controlar o movimento de cada palpebra e um dummy geral que move as 2 palpebras e um dummy para fazer o link dos olhos ao controle da cabeça. O dummy dos olhos e o da mandíbula são lincados ao controle da cabeça. Bom explicado o que eu fiz, eis o que está acontecendo: Ao movimentar o controle da cabeça, os 2 dummys até acompanham o movimento mas os objetos não vão exatamente certos.
Tá bem complicadim entender oq pode ser.. Mas parece a sequência que você linkou os objetos.. Têm 1 objeto dependendo de outro que se movimenta e deforma.. olhos pra dentro etc.. Minha sugestão é você Criar um círculo em volta da cabeça.. E linkar tudo no círculo.. pra mover a cabeça.. rotacione somente o círculo.. outro embaixo do personagem e linke o circulo da cabeça.. um circulo do tronco.. tudo nesse circulo abaixo, ao movê-lo move o personagem inteiro.. O problema me parece na sequencia de linkagens mesmo.. Lembre que não precisas seguir exatamente como tá no tutorial da 3d1.. Rig é você quem faz.. Você usou muitos cubos ali como referência, por que provavelmente seguiu ele.. Mas olhe uns exemplos de rig interessantes que achei na internet.. Percebes? Se torna muito mais simples se você associar outras formas pras partes do corpo.. Pro pé um retângulo e assim por diante.. Pra animar uma estrutura assim é moleza! Use o tutorial de Rig da 3d1 pra aprender conceitos, e tente formar seus próprios Rigs dependendo o personagem em questão, vai ser bem mais facil animar.. Valeu!
E ai Amon-ra, valeu pela atenção, bom na verdade eu não usei tutorial da 3d1, mas o que estava acontecendo éra só preguiça de pensar um pouco, hehehehe, ao invez de lincar o controle geral dos olhos (ou mesmo os proprios olhos) ao bone final da cabeça, eu estava lincando ele ao dummy que controla a estrutura de bones, ai só podia dar errado mesmo, hehehe, agora linquei ele ao bone e deu certo.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 581

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.