"Phy" disse: Oi renatokaiser Quem vai mandar no sistema a articulação ou o portão? Quero dizer: você quer que o portão se mova subordinado à articulação ou vice versa. Se você puder postar um esquema com os pontos marcados acredito que posso ajudar. Abraço PhyValeu pela resposta Phy... To postando uma img pra análise. O eixo 1 se movimenta na vertical e os eixos 2 e 3 são fixos. Como eu posso "linkar" 2 pontos em 1 objeto??? Com bones? Como se faz isso? Valeu mesmo!
"Phy"]Oi renatokaiser [quote:d512d2e16e]Como eu posso "linkar" 2 pontos em 1 objeto??? Com bones? Como se faz isso?[/quote:d512d2e16e disse: Nada tão compléxo assim ! Na verdade é bastante simples, proceda da seguinte maneira: 1- Crie 3 elementos: O Portão, a Barra Articulada e um Dummy (Create > Helpers > Dummy) 2- Ajuste o Pivot da Barra centralizando-o com o ponto 2; para ajustar o Pivot selecione a Barra e vá em Hierarchy > Clique no botão Pivot (que por default já deve estar apertado (amarelo)) e em Ajust Pivot clique em Affect Pivot Only, então você poderá mover o pivot sem afetar o objeto. Após ajustar o Pivot desclique Affect Pivot Only. 3- Centralize o Dummy com o ponto 3 4- Centralize o Pivot do Portão com o ponto 1. Após ajustar o Pivot desclique Affect Pivot Only. Obs: Daquí para a frente é importante que o modelo do Portão esteja na posição aberto conforme está na sua ilustração Também é muito importante que todos os 3 Pivots estejam alinhados na linha vertical vendo-se o Portão de frente. Caso contrário haverá um erro na cadeia de IK 5- Com o modelo e seus Pivots ajustados o passo seguinte é "linka-los"; a ordem da hierarquia é o Portão "Linkado" ao Dummy e este "Linkado" à Barra 6-Após o "link" selecione o Portão e clique no menú em Animation > IK solvers > HI solver; na viewport vai aparecer uma linha pontilhada partindo do Pivot do Portão e acompanhando o mouse na outra extremidade, clique na Barra, ou use "Select by Name" e escolha a Barra 7- Ao fazer o passo acima vai aparecer um triângulo branco na vista lateral, este triângulo é um novo objeto e receberá automáticamente o nome de IK Chain01 8- Selecione o IK Chain01 e mova na vertical que o conjunto deverá funcionar perfeitamente. Obs: A animação deve ser feita sobre o IK Chain e não sobre o Portão Conforme citei na observação um pouco acima, repito: Antes de aplicar o HI Solver é fundamental que o modelo do Portão esteja na posição aberto porque isto é que vai resultar no triângulo entre os 3 pontos e não haverá possibilidade de erro. Se o Portão estiver na posição fechado os pontos estarão alinhados e o Max pode não resolver corretamente o IK. Da mesma forma os 3 pontos devem estar alinhados na linha vertical da vista frontal do Portão porque senão você terá um triângulo distorcido com relação à vertical frontal. Espero ter ajudado PhyPhy, valeu mesmo cara! Funciona certinho! Vou praticar muito esses negócios de Solver! Abraço! Fica com Deus!
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.
Total de membros registrados: 143147
Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.
Usuário(s) on-line na última hora: 580
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .