Como se faz movimentos da boca...

Por: Mauricio Silva  

Em: 28/04/2006 00:09

olá amigos, Como se faz movimentos da boca e do rosto? tipo igual o do Crazy Frog, o boca dele mexe muito, gostaria de saber como eu faço aqueles movimentos, é através de bones? me expliquem por favor.
Oi Mauricio Há muitas maneiras de se fazer o rigging facial e labial: Usando bones para controlar a mandíbula, usando morph targets, usando splines para controlar partes do mesh, técnicas mistas (recursos somados), etc... É bom você dar uma olhada nos tópicos do manual sobre técnicas para animação facial. Nos tutoriáis do Max há dois bons exemplos, o da baratinha e o do soldado. Espero ter ajudado. Phy
Olá Maurício, as idéias do Phy são bem legais. Utilizando o Morph é bem fácil controlar os movimentos. Basta criar o modelo de um rosto, depois duplicar os rostos e em cada duplicata realizar uma alteração das posições dos vértices para criar uma nova expressão facial. Depois é só utilizar o Modificador Morph no rosto principal e carregar (Load Targets) as outras faces. Aí é só alterar os valores, gravando com o AutoKey, para cada face que a animação será feita de forma bem simples.
Sergio Feitosa
Usando o Morph não é possivel fundir a cabeça do personagem com o corpo? Ou é?
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
VC não necessariamente precisa ter o rosto e o corpo fundidos para realizar a animação. Você pode trabalhar com eles separadamente, porém próximos o bastante para demonstrar que fazem parte de um objeto só. Utilizar o Morpher do rosto e depois utilizar o Skin ou o Pysique no corpo e no rosto com Morph. Realizei o seguinte teste: - Com um personagem completo, com o rosto e o corpo juntos em um único objeto. Clonei o corpo inteiro. - Alterei a expressão facial na cópia. - Acrescentei o Morph no original e inclui a cópia no Target. - Depois disso apaguei o corpo da cópia. - O Target no Morph permanece funcionando normalmente. - Assim é possível animar o personagem com Bones ou Biped enquanto se anima o rosto facialmente pelo Morph.
Sergio Feitosa
poxa Feitosa, mandou muito obrigado tinha essa duvida ha muito tempo, e se fizer com biped os movimentos(walk) e a expressão facial pode ser elaborada com o morpher tb? abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 462

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.