AULAS

Por: arcanosam  

Em: 10/05/2006 10:25

Olá pessoal. tudo bom com voces? seguintow eu estava pensando... eu tenho vontade de pegar um software 3D. aprende-lo bem. o suficiente para dar aula. Certo, daí vamos supor(supor mesmo pq acabei de ter essa idéia) que eu consiga achar um escola/empresa que tenha condições e queira me ceder sala e computadores para dar aula. Por eu nao ser um certificado no software em que vou ministrar a aula, nao ser um representante e tal, como devo fazer o cálculo do quanto devo cobrar pra dar as aulas? voces podem me ajudar? eu gostaria de ouvir toda e qualquer opinião, prós e contras desta idéia. abraço a todos Samuel
:D Arcanosan tudo bem, acho boa sua iniciativa de dar aula. Portanto vc tens que ter um conhecimento superior para poder passar ao proximo, quanto certificados etc, tudo isso tem que ter tbm. abraços.
o certificado nao me impede de dar uma boa aula. o cara pode ter certificado e tal e nao saber dar aula e sim usar muito bem o software nao que eu seja um mestre em dar aula, nunca dei aula na minha vida profissionalmente. mas acredito que teria condições de montar um cronograma de estudo e ensina-lo de forma que não me impeça de dar uma boa aula. e nao estou visando softwares comerciais como MAX por exemplo, exatamente para evitar essa obrigação da certificação. eu tento visar uma maneira mais cooperativa e simples que possa dar outros também a possibilidade de aprender. por isso quando penso em ir alguma empresa. quero ir com um embasamento justo e real do quanto eu poderia cobrar para dar uma aula de um software 3D. penso em fazer isso com o Blender. o que acham? p.s.: blender tem certificados? cursos aqui em Brasília eu nao conheço. entrei em contato uma vez com um cara que mexe com o Blender e ele cobraria 70 reais a hora/aula, mas ele é um cara que saca né...
Caro Arcanosan, para você poder estipular o valor que deseja cobrar pela hora aula você deve antes de mais nada saber quais serão os seus custos, ou seja, transporte, alimentação, valores de cursos para atualização, etc... Então você terá parâmetros para somar quanto você deseja faturar por dia fazendo a soma dos custos com o valor a ser lucrado. Vale lembrar que custos indiretos também podem fazer parte da receita como se você for trabalhar de carro e este tiver seguro, o valor pode entrar nos cálculos, proporcionalmente é claro. Portanto acho difícil que alguém do fórum possa te propor um valor certo, só você pode saber quanto quer ganhar. É lógico que este valor deve estar dentro da realidade do mercado e acompanhar o seu conhecimento. Não sei se ajudei ou compliquei, mas tá aí. Falou.
po galera. valeu aeh pela força e pelas dicas por se exatamente nao visado muito no mercado é que to optando pelo Blender! porque como eu, nao tenho acesso muito ao mercado de 3D (boa parte pq nao corro atrás claro) entao seria uma saída de eu fazer parte e aprender ensinando :) meio insano, mas eu tenho em minha cabeça algum sentindo. hehehehe vou tentar entao montar esse plano de custos e vou fazer com que fique legal e também acessível, como se fosse um projeto open source, que mesmo nao sendo digamos neste totalmente gratuito, mas quem quiser pode participar... eu ainda vou amadurecer pra por aqui na minha cidade :) e ver se chamo um brother pra dar um help :D valeu aeh galera! grande abraço pra voces
Dando uma ajuda O Blender nao eh conhecido da galera, mas serve como base. De qq forma vai ter custo das maquinas, espaço, mesas, cadeiras, quadro, projetor, ar, seguro, uma pessoa para atendimento (pode nao parecer util no começo, mas certamente vc vai precisar), propaganda, pelo menos uma aula de teste (1h com o basico e comandos). Tenha em mente que vc vai ter horarios loucos e formar turma vai ser dose. eu calculo que o custo possa ficar na ordem de R$ 200,00, com turma de 5 alunos, curso de 16h (modulo I) Use tb outros chamarizes, como o Gimp, Linux (nao sei se vc vai trilhar o Open source e GNU). Calcule o custo a parte das apostilas e materiais diversos. No mais eh o que posso dar de mao
Oi arcanosam Já tive escola de desenho e dava aulas de desenho técnico, artístico e publicitário (para turmas diferentes, é claro :D ) Para organizar bem um curso dá bastante trabalho e despesa, é preciso pensar no todo, como já comentáram, desde alguém para atendimento até o material didático (apostilas, etc..). Somando-se as despesas não dá muito lucro porque você vai estar trabalhando dentro de um certo patamar, se cobrar muito caro não vai ter aluno se cobrar pouco não vai ter lucro. É um pouco complicado para encontrar o ponto de equilíbrio. Quanto ao software, não sei se é um bom negócio basear o curso no Blender porque não é um programa muito utlizado profissionalmente então não sei se você vai ter muita procura por aulas. A respeito da certificação acho "abobrinha", não fará muita diferença se o curriculo do curso que você pretende montar for realmente bom. Em 39 de profissão nunca ví ninguém ser contratado por ter curso certificado, acredite, o que pesa é a competência. O problema é ter as versões dos softwares instaladas nas máquinas do curso, isto pode sair caro mesmo usando versões educacionáis. Eu acho que você pode considerar usar o Softimage porque há uma versão absolutamente gratúita que é o Mod Tools e usa os mesmos recursos das versões mais avançadas. Espero ter ajudado Phy
Vou fazer uma pergunta que foi esquecida: Qual o seu conhecimento em 3D, especificamente no Blender? Não adianta "colocar a carroça na frente dos bois", para ensinar é preciso saber e para ensinar bem é preciso ter uma boa didática. Não estou querendo te desanimar... apenas alertar. Aprender bem um software 3D leva anos de estudo e dedicação. Te organiza e investe na tua idéia, mas vai com calma, pra não "queimar o teu filme". Abraços
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
valeu pessoal! vo me organizar pesar bem e amadurecer a idéia também :) brigado pelas dicas de todos :) abraço

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143156

Últimos membros registrados: Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura.

Usuário(s) on-line na última hora: 769

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.