Canal Alpha o que ?, e como se faz em um video?

Por: Mauricio Silva  

Em: 22/05/2006 01:33

Canal Alpha o que é, e como se faz em um video?
Ola Mauriciu, tudo bem? O canal alpha nada mais é q um mapa em preto e branco usado para varios fins, como opacidade, displacement, blende entre outros. Uma dica pra criar videos em alpha e vc colocar todos os objetos q vc quer criar o video em alpha de cor branca com o Self-illumination do painel Blinn Basic Parameters em 100, dai o objeto fica com uma cor branca totalmente unirforme. Espero ter ajudado. Um grande abraço!!!
Aceitar críticas constroi!!!
Oi Mauricio Esta história me foi contada pelo tio Zeca durante uma pescaria espero que ela ajude a esclarecer sua dúvida: No princípio a tela era escura ! O deus da informática, recem empossado, vivia bestando chupando cana lá na beira do riacho que cortava o Olimpo, era conhecido por Deuzin, não gostava muito do apelido mas como era magrinho e franzino achava melhor que não o chamassem de Hércules, que segundo me consta era seu verdadeiro nome, ia dar mais gozação. Como não tinha muito o que fazer naquele tempo era sempre o alvo das brincadeiras dos outros deuses. Deuzin achava a tela escura muito sem graça. Então resolveu usar os seus poderes e disse: "Ilumine-se o pixel!" Neste instante apareceu um pontinho branco na tela. Deuzin olhou aquilo e gostou. Daí pensou com seus botões (se é que roupa de deus tem botão): "Como é que os humanos vão poder entender isto ? Ha! Já sei, quando escreverem 0 (zero) o pixel vai estar apagado, quando escreverem 1 (um) o pixel vai estar aceso" Estava criado o primeiro processo de produzir imagens digitáis (usando dígitos=números). Passaram-se muitos anos e as telas continuaram sempre com duas cores, ou os pontos estavam acesos ou apagados. Era bom, dava para escrever e até fazer desenhos mas apenas em branco e preto. Deuzin começou a ficar cansado daquilo e resolveu que podia ser melhorado. Pensou, pensou, pensou... E teve uma idéia ! "Bom, como os computadores só entendem zero e um vou usar um código!" Ele sabia que os antigos matemáticos Indús (Pingala) usavam um código de apenas dois números para escrever todos os outros, este código foi depois definido na forma como hoje conhecemos no Séc. 17 pelo matemático saxão Gottfried Wilhelm Leibniz, é o código binário. "Não posso usar muito espaço, porque os computadores ainda são muito fraquinhos, então vou começar usando apenas 4 casas, como cada casa ocupa um bit vou usar 4 bits" Dito e feito com 4 casas usando o código binário dava para escrever de zero a 15, então dava para ter 16 tons do preto ao branco: 0000 = 0 = PRETO 0001 = 1 = CINZA 1 0010 = 2 = CINZA 2 0011 = 3 = CINZA 3 0100 = 4 = CINZA 4 0101 = 5 = CINZA 5 0110 = 6 = CINZA 6 0111 = 7 = CINZA 7 1000 = 8 = CINZA 8 1001 = 9 = CINZA 9 1010 = 10 = CINZA 10 1011 = 11 = CINZA 11 1100 = 12 = CINZA 12 1101 = 13 = CINZA 13 1110 = 14 = CINZA 14 1111 = 15 = BRANCO Deuzin ficou estasiado e correu para frente do espelho para cumprimentar a sí próprio. No meio da mesura (deuses sempre fazem mesuras) parou e disse: "Puxa, preciso dar um nome para este conjunto de números que definem as cores, que nome vou dar? Hummm! Como é um meio de ligação entre o código númérico e o código de cores vou dar o nome de CANAL, é isso CANAL!" Passou-se mais algum tempo e Deuzin (que era muito ansioso) começou a querer melhorar seu sistema, afinal com apenas 14 tons de cinza mais o preto e o branco dava pra fazer muito mas não tudo que ele gostaria; alem do mais os computadores já estavam mais robustos e podiam suportar mais informações. "Cores !" Gritou Deuzin, "Preciso de cores, muitas cores" "Já sei, vou usar mais de um CANAL e combiná-los, como em vídeo se usa o padrão Vermelho, Verde e Azul, vou usar este padrão e criar um canal para cada cor, e agora que as máquinas tem maior capacidade posso aumentar o número de bits por canal, vou dobrar e usar 8 bits, com 8 casas no código binário posso escrever até o número 255, mais o zero fico com 256 tons de cinza em cada canal, filtrando as cores básicas R (RED=Vermelho), G (GREEN=Verde) B (BLUE=Azul), tenho uma possível combinação de...três vezes oito; 24 bits! Caramba ! Isto dá 111111111111111111111111 cores em binário que equivale a 16.777.215 em decimal mais o zero tenho 16.777.216 cores. Uaaauuuuu!" Se o leitor não acredita no Deuzim abra a calculadora do Windows em modo científico clique em Bin (binário) e entre 24 números 1(um) depois clique em Dec (decimal) e verá que ele estava absolutamente certo. Deuzim quase explodiu de contentamento, agora os outros deuses iam ter que olha-lo com mais respeito, ele conseguia reproduzir praticamente todas as cores! Foi um sucesso no Olimpo, dizem que até Zeus quis seu retrato no computador, os deuses menores faziam fila em frente a casa de Deuzin para serem digitalizados. Mas como eu já comentei Deuzin era muito ansioso e não quis parar por aí não. "Agora que eu posso fazer qualquer imagem preciso encontrar um meio de combiná-las!" "Sempre que eu recorto uma imagem e coloco sobre outra quando salvo perco o trabalho de recorte, a cada nova aventura dos heróis tenho que fazer o trabalho todo outra vez. o Hércules (o fortão) meu chará, já mandou fazer 12 retratos. Dá muito trabalho, seria bom se eu pudesse manter o retrato e mudar só o fundo, mas como ?" Uma luz intensa brilhou acima da cabeça de Deuzin (com deuses isto acontece com freqüencia): "É claro ! Vou guardar a informação do recorte em um outro canal, vai ser chamado canal da máscara ! Isto mesmo CANAL M... , não é melhor não, pode ser mal interpretado, vão confundir com magenta; como é o primeiro canal depois do R, G e B quero também usar uma letra para representá-lo, mas qual, qual letra não criaria confusão. Já sei ! ALPHA a primeira letra do alfabeto" Assim adicionou mais um canal às imagens possibilitando que estas guardassem as informações para recorte em um canal extra como cada canal tem 8 bits as imagens que contem o Canal Alpha tem um total de 32 bits (4x8). É sabido que Deuzin não parou por aí, aumentou mais ainda o tamanho dos canáis criou outros, mas isto já é uma história que fica para uma outra vez. Espero ter encontrado uma forma agradável de explicar um assunto tão técnico Abraço Phy
hahahahahaah.... muuuuuuito bom... Agora eu entendi... []'s
:00: Quando vc acha que "ele" já tirou todas da manga, ele me vem com essa! Muito bom, entendi tudo! Parabéns Phy! :):):):):) :lol: :lol: cada uma que eu vejo!
Acho que esta explicação foi a mais simples e mais perfeita que eu já vi. Se todo o blabla científico pudesse ser traduzido dessa forma acho que a falta de interesse das pessoas no nosso país sobre determinados assuntos simplesmente acabaria, pois fica muito mais divertido aprender de um jeito menos intelectualizado. Parabéns pela iniciativa.
Salve Deuzin, o nosso grande mestre e criador da computação gráfica!!!! OBRIGADO DEUZIN!!!!!! e obrigado phy por essa magnifica explicação, tinha que colocar isso na página inicial do 3d1!! "Quem foi Deuzin e sua importancia para a felicidade dos leitores do 3d1"!!!hehehe :D :D :D ABRÁ!!!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 310

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.