Dobradi?a no 3D's Max

Por: zerocow  

Em: 03/06/2006 16:40

Alguem poderiam me dar um link, um nome, ensinar... algo que me mostre como eu posso criar uma dobradiça no 3D's Max... Não é´só modelar, poi se fosse só isso, acho que desenrolava! Eu preciso criar mesmo é o movimento da dobradiça sabe! é isso que não faço idéia de como fazer!
Bom, se vc tem idéia de como modelar a dobradiça, no caso seria mais fácil a animação agora. Basta vc colocar o ponto pivot da dobradiça no lugar correto, onde deverá girar (no caso seria entre os elos das duas partes da dobradiças). Daí em diante é só animar. Epero que tenha entendido. Qualquer coisa posta aí que procuro melhorar a explicação.
É só você modelar ela normalmente e depois alterar a posição do pivot, de forma de sua rotação seja baseada em uma de suas bordas, ao invés do centro...
Sergio Feitosa
Opá!!! Tpw... só para explicar como séra o Movimento! A Dobradiça normalmente, iria fazer esse movimento! (abaixo) [code:1:fe05cc14b0] O = Pino | = Bracilete 1º 2º 3º | _ O O O | | || [/code:1:fe05cc14b0] Mas a que eu quero não é assim exatamente (onde um dos bracelete fica fixo) e sim desse modo abaixo) [code:1:fe05cc14b0] 1º 2º 3º | \ O O ==O | / [/code:1:fe05cc14b0] Deu para sacar? Oq iria mover é o pino, e não os braciletes como séria o correto! Quando o pino mover (no caso do exemplo acima séria na posição X indo para a direita) ele tem que puxar os braceletes para o centro, até juntarem, mas sem mover as estremidades externas do bracilete do lugar! Espero que tenha dado para entender! Eu sou novo no 3D, sei modelar ainda não tão bem, mas já dá pra fazer algo, não como vocês,mas já é algo! e nesse tpw de movimento não sei de nada ainda!!! Obrigado!! desde já!
Não sei bem se é o que você deseja, mas eu acho que talvez seja... Você irá alterar o pivot de cada bracelete, de forma que este pivot fica na ponta do bracelete, no lado do pino. Depois você irá aplicar em cada bracelete um Look At Constraint - Aplicando o LookAt Constraint: primeiro, selecionar o bracelete, depois ir no painel Motion e no rollout Assign Controler, irá selecionar a opção Rotation no quadro branco, em seguida, clique no botão Assing Controler (logo acima) e na lista que aparece, selecione LookAt Constraint. Nos parâmetros que aparecem clique no botão LookAt Target e clique no pino, em seguida habilite a opção Keep Initial Offset. Repita o processo para o outro bracelete. Depois é só movimentar o pino e os braceletes irão se movimentar de forma que eles irão fechar...
Sergio Feitosa
Opá!!! Valeu pela dica... assim, com elaacabei catucando aki e vendo cada coisa aki interessante! mas ainda não é isso! vou postar aki uma imagen, ele mostra exatamente como é o movimento! o Circulo do méio é o de menos... oq me interessa mesmo é o movimento disso ai fechando! e ai?^alguem tem alguma idéia? para fazer esse movimento?
Tem como eu escolher em detalhes o movimento no wire-Frame? Pois a unica coisa que atrapalha aki é que quanodigo para ele rotacionar com base no movimento X do pino, ele gira muuuito rápido! eu queria diminuir sabe a quantidade de vezes tpw... Quando o pino mover +30,00-X o braciletedeve girar sómente 70,00-Z mas isso não acontece eu queria ter mais controle sobre ele sabe! alguem pode em dizer se tem e onde fica esse tipo de opções! isso já séria extramemente util!
Ninquem??? Isso é tão complicado assim?
Oi Zerocow, tudo bem? Não é difícil se a pessoa já tem uma certa experiência em animação, agora, para um iniciante é difícil sim, porque depende de um recurso mais avançado e complexo. Pode ser por isso que o pessoal não te respondeu, porque é difícil explicar isso do zero. Você precisa usar Expressions ou Wire Parameters, assim, poderá definir com uma expressão matémática a relação de rotação entre os dois objetos. Realmente não tem como explicar aqui numa mensagem de fórum, teria que escrever um bom texto. Se você tiver facilidade, leia o artigo "Expressions, Wire e Reaction Manager" na seção Matérias do site www.tresd1.com.br. Se não conseguir fazer depois que ler o artigo, precisa estudar mais a base de animação no Max para tentar coisas mais complexas. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143148

Últimos membros registrados: GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs.

Usuário(s) on-line na última hora: 313

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.