Boujou !

Por: Dr-Who  

Em: 04/07/2006 19:39

Salve lista ! Galera eu estou com doi programas de tracking aqui o boujou3 e o pftrack que conheci aqui na 3d1 . Eu ja distrinchei esses dois programas e nao consigo um resultado 100% digamoes que chego nos 99% ,e nao consigo chegar nos 100% entao vamo la . Boujou3 :- eu carrego o o video camera em 30frames free move calibro o lens distortion adiciono alguns target track no eixo xy , zx, yz em fatures tracks coloco sensitiviti tudo pra direita pra ele gera mais pontinhos nim serch 20 (ja deixei defaut e max 50 naum consigo tb ) feature scale eu deixo normal apos o feature track o camera track eu deixo 3 em smoothing trackeio denomino os planos em scene geometri xy, zx, yz e ponto de origem exporto pro max .ms no max , adiciono o background o avi que eu usei , adiciono na viewport tb o avi Aqui eu tinha chegado em um problema.... nao conseguia deixar os pontos de referencia onde realmente estava no boujou bem em cima dos pontos brancos que tem no video que coloquei como referencia , ai com o lens distortion eu consegui resolver isso aqui que eh o problema .... logo de cara todos pontos e estao tudo direitinho, a camera em seu devido eixo , e tudo mais , adiciono algum objeto na cena pra fazer realmente o teste eeeeeee...... acontece que por exemplo eu usei recortes de papel branco em circulos para adicionar alguns target track na cena , logo no 1º frame meu ponto de referencia esta bem em cima do papel na cena , mas qdo dou play ,o ponto fica muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito pouco a frente do recorte . exemplo imagina um circulo branco grande ai um outro circulo vermelho no centro do grande , qdo do play os dois estao juntinho fazendo os mesmos movimentos , porem o ponto do meio tipo que ele esta adiantado pouquiximo do circulo branco grande ,entao da a impressao que o ponto pequeno puxa o grande ! (esse ponto grande branco esta na view port que faz parte do avi , e esse ponto pequeno faz parte dos pontos de referencia que o boujou cria e manda pro max . no PFtrack.... bom vo resumi configuro tudo certinho tb (eu acho ) ajusto aos eixos manuamente pois pois no tuto em ingles fala que eh manual bem tudo certinho exporto pro max e aconte tb o mesmo problema citado com o boujou . Alguem usa esse programa aqui na 3d1 , e sabe o possivel erro que estou cometendo ?Falar que eh camera que estou usando nao pode ser pois eh uma GY DV500.
A camera não importa muito não, mais pode ser útil conhecer algumas caracteristicas delas como comprimento focal e tamanho do sensor. Você já tentou usar o track automatico?
n00b
automatico ? vc quer dizer sem target track ? eu usei os parametros defaut que o boujou disponibiliza . mas num rola tb .
falou automatico, no sentido de deixar o prograsma escoher os track point, sendoque depois você so ajeitaria a origem e se necessario criaria mattes para evitar determinadas partes da imagem
n00b
sim ja deixei ele criar sosinho os track points, uma coisa que eu naum tinha colocado era a distancia focal na camera e eu ja vi que mudou o resultado . agora vc vem e fala em criar mattes para descartar areas que eu quero que ele naum calcule , eh isso mesmo que eu entendi ? essa eu naum sabia , como eh o procedimento pra escluir tal area , eu tinha visto que dava pra criar maskara , mas pensava que era pra usar em comp , e naum pra excluir areas indesejadas .
em determinadas situações você temque excluir determinadas paretsda imagem, exemplo classico um carro em uma estrada se você trackear o carro você estará dizendo ao programa que o movimento do carro é o movimento o que obviamente não é. Por isso tem que se isolar, embora esses programas mais novos permitam fazer além do track da camera o track do objeto como carros ou pessoas. Além do site das empresas dos respectivos softwares pode ser uam bao você da uma olhada nesses links http://www.fxguide.com/article209.html http://www.fxguide.com/article212.html http://www.fxguide.com/fxtips-271.html
n00b
Como eu consigo saber o tamanho do sensor da minha camerae onde coloco essa informacao , e qto a distancia focal seria a distancia em que eu estou filmando ? Correto ? pooouts eh incrivel , mas falta algum detalhesinho , e nao consigo fechar ess 1 % pra fica totalmente legal o track ! No boujou , ele fica redondo , se acrecento algum objeto para teste ele fica perfeito , qdo dou play (dentro do boujou , ele reconhece todos pontos de referencia e coloca em seus respectivos lugares , tudo no automatico como vc disse ,sem eu acrescentar nada , mas no max naum fica 100 % Pooooooooooooooooooooooooooooooooouts !
Não comprimento focal é a medida do sensor da camera a lente da mesma (uma medida interna dentro da camera). Essa medida é importante pois ela varia o ângulo de visão da câmera. Olha esse Link. O boujou deve ter como pftrack um sistema de edição de curvas, ali pode ser que você manualmente ajeite as curvas da animação. http://www.computerarts.co.uk/__data/assets/pdf_file/464083/tdw71_t_tips.pdf
n00b
Bom garela , hehehhe, eu consegui trackea 2 videos , e ficou legal , mais ainda digamos que eu cheguei nos 99,9% hehehehe . vamos la eu explico oq eu entendi sobre track . Qto a vc Vympel valeu mesmo kara pela forca sua ajuda foi de muito valor , pois eh dificil achar aqui no Brasil quem ensina o pulo do gato ! Qto ao track , oq mais estava influenciando no resultado era que eu estava tipo tremendo bastante na filmagem , de proposito para ver ateh em que ponto dava certo . ai oq fiz , eu tava filmando tb de muito perto ,da minha cadeira ateh o mouse , e depois eu filmei com uma distancia bem maior e filmei com mais suavidade e acrecentei tb algumas bolas brancas pra pegar manualmente as referencias dos eixos, mas eu consegui somente no pftrack,mas acho que da pra fica legar tremendo a camera tb ,mas agora presciso achar onde e como heheheheh meche nesse sistema de edicao de curva pq eu ainda nao achei , mas valeu a iniciativa , valeu mesmo ! Ahhhhhhhhhhhh , moh espectativa esse site em Andre ! Inteh mais garela !

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 418

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.