3D MAX Projeto Mec?nico 3D

Por: Moldher  

Em: 11/08/2006 06:36

:( Gostaria de saber se alguém poderia me dar uma dica? Atualmente estou trabalhando em uma empresa metalúrgica fabricante de equipamentos e máquinas. A empresa conta com uma equipe de profissionais que utilizam os programas (AUTOCAD, SOLID WORD E INVERTOR) nos projetos dos equipamentos. Os projetistas desenvolvem o projeto e criam a imagem 3D dos equipamentos, mas não fica com uma qualidade como os projetos que tenho observado com o 3D Max. Então tive a iniciativa de começar a conhecer as ferramentas do programa, mas com isso muitas dúvidas surgiram, por exemplo: É possível criar um projeto mecânico no 3D MAX sem o auxílio do AutoCad? É possível visualizar um desenho 2D do projeto da Máquina e modelar peça por peça no 3D MAX? Onde eu ficarei limitado? Existe alguma ferramenta no 3D MAX que cria linhas em ângulo e raios com precisão, em formato 2D para posteriormente executar a extrusão? Já sei que posso usar os arquivos do AUTOCAD para exportar para o 3DMAX, mas gostaria de saber se é possível usar o 3D MAX sem o auxilio dos arquivos CAD. Se alguém puder me ajudar nesta dúvida eu agradeço. Um abraço a Todos.
Seja Bem vindo ao Fórum, Flávio! A resposta para todas as suas perguntas é sim! 1-Você pode criar um projeto mecânico sem auxilio do Autocad; 2-É possível visualizar um desenho 2d e modelar peça por peça; 3-O Max é um software com uma gama bastante extensa de trabalho. Adquirindo experiência, acredito que não tenha limitações com ele, a não ser se quiser acrescentar algum efeito especial que nele não possa ser criado ou outro software faça melhor, composição de vídeos... 4-Sim. O Max tem um menu exclusivo para criação de formas 2d, podendo após realizar extrusões com os modificadores; 5-Com certeza, adiquirindo experiência no Max, não será preciso auxílio do Autocad para criação de bons modelos. Isso vai da maneira que se adapta melhor ao software.
o certo seria unir o util ao agradavel!! a precisão do cad com o realismo dos renders do 3dsmax!!! vc modela no autocad e importa o arkivo no max!!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Flávio, pessoalmente acredito que é melhor, caso sua intenção seja desenvolver o produto e ainda poder gerar detalhamento técnico, simulação de resistência e fazer transmissão para máquinas CNC, continuar trabalhando com softwares como o Auto Cad, Mechanical, Solid Works, Inventor, etc... Pois estes programas já acompanham recursos específicos que facilitam este tipo de manuseio. No entanto, caso sua intenção seja desenvolver uma representação gráfica do produto para criar apresentações e algumas simulações de funcionamento, acho que compensa você aproveitar o modelo que já foi criado em outro software e daí sim trabalhar no Max. Falou.
Como vai Flavio, o 3Ds Max é um ótimo programa para Render, é uma pena q ele não tem precisão, mas em compensação o render é genial...
Wilson Medeiros Eng. Mecânico S.Paulo-SP-Brasil http://www.eng.monttec.com.br
Olá pessoal! Eu agradeço pelas dicas e informações. Sinceramente eu não conheço nada do 3D Max, pra falar a verdade faz apenas uma semana que baixei uma versão Trial para conhecer o programa, até o momento eu estou achando muito interessante, principalmente o render. (O resultado é excelente). Estou entusiasmado com a idéia de poder aprender a trabalhar com o programa, mas minha intenção no momento é apenas criar imagens tridimensionais, não pretendo fazer animações. Apenas criar ambientes 3D e também objetos, equipamentos, ferramentas e máquinas. Por onde eu passo na Net tenho observado trabalhos feitos no 3D Max e tenho admirado muito. Isso me despertou o desejo de aprender e estou por aqui tentando entender algumas funções do programa, principalmente a parte 2D os Objetos Shaders Spline, quero aprender a criar objetos por eles para poder dominar a técnica de criação a partir do 2D, mas tudo isso sem o auxílio do AutoCad, sei que posso exportar os arquivos do AutoCad para modifica-los, mas seria gratificante poder ter o mesmo domínio no poderoso 3D MAX. Se alguém conhecer algum tutorial que fale a respeito do Shaders Spline me passe o link por favor... Obrigado pessoal! :seila:
FlÁvio, TambÉm Trabalho Com Desenhos MecÊnicos Em Projetos de MÁquinas. Utilizao O Inventor 10 Pois A Partir Desta VersÃo A Autodesk Criou Uma Área de RenderizaÇÃo Chamado Inventor Studio Onde VocÊ Colocar Texturas No Material, IluminaÇÃo Adequada ( Variados Tipos de Luzes ) Cameras ( VocÊ Cria VÁrias ) e AlÉm de Tudo Isso Possui Uma Timeline Onde VocÊ Configura Todos Os Movimentos Simples Ou Simultaneos Realizados Pela MÁquina Que VocÊ Projetou. O Render É Eficaz Para A ApresentaÇÃo do Projetos , Com OpÇaÕ de Gravar Em Arquivos Avi. É Uma Ótima SoluÇÃo Rapida e Eficaz Para Um Torna-se Um Bom Profissional da Área. TambÉm Estou Estudando Muito O 3dsmax, Visando Principalmente Maquete Eletronica. GraÇas A Este Site Que Nos Ajuda, Principalmente Aqui Em Minha Cidade Que NÃo Tem Cursos Nesta Área. Se Precisar de Ajuda Ou Dicas Quanto Ao Programa Inventor Ou AtÉ Mesmo Sobre Desenho e Projetos MecÃnicos , NÃo Exite, Entre Em Contato.
Amigo, sou grato pela sua colaboração e agradeço pela sua dedicação. Na verdade eu só conheço o autoCad e muito pouco mesmo, eu trabalho na empresa desenvolvendo trabalhos gráficos para divulgação dos equipamentos que a empresa fabrica, quando necessário dou uma força para o pessoal do projeto. Atualmente estamos desenvolvendo um catálogo digital para apresentar o equipamento fabricado. Desenvolvi o site da empresa e todos os catálogos impressos e folders de apresentação. Quando eu comecei a observar os trabalhos desenvolvidos com a ferramenta 3D Max fiquei entusiasmado pela idéia de desenvolver trabalhos com a mesma qualidade, por este motivo eu baixei do site da AutoDesk o 3D Max v8 para tentar entender as ferramentas do programa, faz uma semana que estou clicando nas ferramentas e tentando entender e estou gostando. O legal do 3D Max é que com este software você não se limita apenas em projetos de arquiteturas ou animações pelo que pude entender é possível criar diversos trabalhos diferenciados. Por este motivo desejo me empenhar em aprender esta ferramenta. Sem dúvida o Invertor e até mesmo o AutoCad seria ideal para meu propósito, mas com o 3D Max caso eu compreenda e entenda as ferramentas, tenho certeza que eu não ficaria limitado. Estou nessa contigo amigão... indo de valor em valor e com fé eu serei um usuário de nível intermediário, graças a este fórum. Obrigado pela atenção.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 331

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.