Criar linhas curvas com precis

Por: Moldher  

Em: 11/08/2006 18:48

:D Primeiramente quero agradecer pelas dicas ae pessoal! Eu quero aprender a criar desenhos em 2D no 3D Max como se fosse no AutoCad, sem cotas é claro, preciso dominar esta técnica pois pretendo desenvolver peças, máquinas e equipamentos usando 3D Max. Até compreendo que seria muito mais fácil usar o AutoCad ou Inventor, mas quero explorar no máximo os recursos do programa na formação de objetos 3D partindo do 2D no próprio 3D Max. Alguem poderia me ajudar a usar as configurações Grid and Snap Settings? Gostaria de saber como criar linhas, curvas e ângulos com as ferramentas Shapes. Como faço para que as linhas encontre os pontos centrais ou tangentes? Como faço para criar uma linha apartir de uma medida pré definida? Eu pude observar que se eu acessar (modify) na linha eu posso acessar seus vertex e alterar suas coordenadas e como isso definir seu tamanho com precisão pela distância dos pontos. Mas tem outra forma de criar uma linha precisa? Se alguem puder me ajudar eu agradeço.
Eu acredito que voce vai se bater e muito pra fazer isso no max, o max nao tem essa precisao toda que voce precisa. Nao seria mais facil voce criar estas linhas no autocad e fazer o restante no max? :seila:
Oi Flávio Luiz da Silva É preciso que você saiba que o Max, assim como os outros programas modeladores/animadores (Maya, Softimage, etc...), são origináriamente projetados para funções de apresentação (cinema, video, impressão gráfica, etc..) portanto tem, como o HAWF comentou, uma precisão relativa para este tipo de trabalho. Mesmo na área de impressão gráfica estes programas somente evoluiram recentemente em função da demanda de uso, mas mesmo aí há certas limitações, por exemplo, não são programas adequados à plotágem. Se a sua intenção é criar apresentações de equipamentos mecânicos ele é a ferramenta correta, mas se você pretende desenvolver projetos é melhor considerar outra linha de software. Espero ter ajudado Phy
Eu agradeço ae pela atenção pessoal! Vocês tem toda razão, na verdade eu perguntei a respeito da precisão dos traços, retas e curvas por ter encontrado imagens de Robôs e Máquinas criadas no 3D Max, fiquei pensando e me perguntei... "Sérá que os trabalhos deste tipo foram criados no 3D Max mesmo?", pois os Robôs 3D que encontrei eram perfeitos e possuiam uma boa simetria e sua textura eram metal, uma coisa perfeita até pareciam fotos. Então achei que tinham sido feitos de forma precisa. Por este motivo eu perguntei se era possível criar um objeto com precisão dimensional. Mas fusando um pouco eu descobri que posso mudar as coordenadas dos vertex da linha e por ela criar a distância exata de um pouto a outro, com isso tenho uma linha com medida, talvez haja outra maneira mais fácil, não sei... se alguem souber me de uma dia ae... Valeu pessoal sou grato pelas força
"Flávio Luiz da Silva" disse: Eu agradeço ae pela atenção pessoal! Vocês tem toda razão, na verdade eu perguntei a respeito da precisão dos traços, retas e curvas por ter encontrado imagens de Robôs e Máquinas criadas no 3D Max, fiquei pensando e me perguntei... "Sérá que os trabalhos deste tipo foram criados no 3D Max mesmo?", pois os Robôs 3D que encontrei eram perfeitos e possuiam uma boa simetria e sua textura eram metal, uma coisa perfeita até pareciam fotos. Então achei que tinham sido feitos de forma precisa. Por este motivo eu perguntei se era possível criar um objeto com precisão dimensional. Mas fusando um pouco eu descobri que posso mudar as coordenadas dos vertex da linha e por ela criar a distância exata de um pouto a outro, com isso tenho uma linha com medida, talvez haja outra maneira mais fácil, não sei... se alguem souber me de uma dia ae... Valeu pessoal sou grato pelas força
Das duas, uma. Os robos estão de uma escala global na cena ou então eles foram modelados em programa CAD com toda a precisão, um programa legal pra fazer isso é o Rhino.
Hoje eu acredito que os Robôs e Máquinas criadas com o 3D Max foram desenvolvidas juntamente com outro software. Pena que o 3D Max não tem a precisão do autoCad para criação de objetos, mas beleza... Ainda tenho muito que aprender com a ferramenta e tenho certeza que irei me surpreender... Valeu!!
Fera de uma olhada num plugin chamado Power Solid talvez ele possa te ajudar dentro do Max.. :P
Amigo você pode me informar onde eu posso baixar este plugin e instalar no 3DMax? Por favor, desculpe a simplicidade mas faz pouco tempo que estou usando o programa 3DMax e estou começando a entender as ferramentas agora. Obrigado.
Athlon 64 +3000 / Asus A8N VM / Radeon x800GTO / 2GB Ram / 500 GB
Poisé cara, de Max eu tb sou iniciante, domino plenamente o Autocad mas aqui o lado arte eh o lado q e evidenciado e por isso a apresentação seja o importante. O AutoCAD seria voltado para a execução e o Max para a apresentação. O AutoCAD tem seu lado de apresentação mas e muito aquém do que o Max promove. Mas se vc domina o AutoCAD pode usar ambos em conjunto, até pq são da mesma empresa. Eles tem uma interface q ajuda nessa passagem. A abstração tb e outra coisa q ajuda qdo se encara o Max, se vc trab com autocad já, vai ser bem mais facil enteder como acontece certas coisas. Com certeza, se vc fizer algo com precisao no AutoCAD essa precisão será mantida no MAX.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 346

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.