Objetos agrupados se espalham ao animar com bones, help!

Por: PAULoading  

Em: 17/08/2006 14:42

A pergunta do topico pode ser bem basica pra quem jah conhece bem a estrutura do 3ds, mas infezlimente eu nao consigo arrumar uma solucao. Digamos que uma parte da perna é constituida por 3 objetos, eu agrupei os 3 objetos para formar um soh e esse linkar no bone, acontece que na hora de movimentar o bone esses objetos se espalham conforme o movimento. Qual seria a solucao para isso? E como eu faço pra ao inves de agrupar 2 ou mais objetos, tornar esse grupo em um unico objeto? Eu agradeceria muito a quem pudesse me ajudar! Valew.
Oi Paulo, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso fórum. Sobre a sua dúvida, é um pouco grande para explicar detalhadamente, mas veja só. Tem duas formas de usar o modelo do personagem, uma delas é com partes separadas, como um robô por exemplo, neste caso, cada parte é modelada separadamente e são independentes. Então, você não vai linkar uma na outra e sim nos Bones que controlam cada parte usando o Link X Form. A outra forma é um personagem orgânico, com pele, onde toda a malha é uma coisa só, neste caso tudo é modelado junto, é um objeto só. O link com os Bones é feito por meio do modify Skin ou do Physique, em ambos os casos precisa fazer o envelopamento e o ajuste correto para a malha se deformar corretamente. Neste tutorial eu mostro como fazer no primeiro caso, com partes separadas. http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15050 Neste tutorial eu mostro como fazer o segundo caso, com personagens orgânicos. http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15049 Neste tutorial tem uma introdução ao Skin http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14576 Abraços
Bem, antes de tudo gostaria de lhe parabenizar pelo site e principalmente pelo conteudo que esta muito bem elaborado, acompanho seu website desde 2004 mas nunca utilizei o forum. Esse tutorial para animar com bones um robo que voce sugeriu acima, foi justamente o que eu acompanhei para fazer o meu robo. Eu baixei recentemente da internet um modelo daquele robo ED209 do filme ROBOCOP. tenho o modelo e segui seu tutorial, tudo estava dando certo, mas ai apareceu esse problema de quando eu movimento a perna do robo, os objetos se espalham, segue o link com o arquivo em .max para vc conferir se possivel: http://www.guilhermeep.com.br/perna.zip A vc ou a quem abrir o arquivo, movimente o primeiro bone de cima pra baixo no viewport Left, vc notará que o Group06 que é a parte superior da perna (wireframe verde) ira se separar ao movimentar ao fazer o movimento do bone. Como fazer para sanar esse problema? imagens do problema:
Oi Paulo, tudo bem? Então está facinho, agora eu entendi o problema. Acontece o seguinte, o ponto Pivot do objeto que controla tudo no Max, desde efeitos de modificadores até posição e rotação. Os Pivots tem que ficar nas juntas para rotacionar certo, mas quando você agrupa ele cria um novo Ponto Pivot para o grupo todo no centro. Você tem duas opções, mover o ponto Pivot para o lugar certo (junta de rotação) ou anexar em vez de agrupar, assim, será preservado o ponto Pivot do objeto base, que deve estar na junta de rotação. Você ajusta o ponto Pivot no menu Hierarchy, clicando no botão Affect Pivot Only. Abraços
Andre, muito obrigado por vc estar me ajudando, sei que nao eh obrigação sua de ter q responder a todas as perguntas, no entanto, tenho que lhe dizer que isso ainda nao eh a solução, antes mesmo de vc ter dito isso eu jah mexi muito com os pivots, e nao mudou em nada e depois de vc dar a dica, mexi mais ainda e nada. Sinceramente, uma solucao que eu vejo, eh ao invez de agrupar, tornar o objeto unico, ou seja.... uma skin unica aquela parte da perna. Estou com meu projeto de animacao parado pq nao consigo progredir sem isso, por favor se for possivel outra solucao seria muito viavel pra mim. Se quiser me adicionar no msn para conversarmos melhor: [email protected] Aguardo uma resposta. Valew!
Oi Paulo, tudo bem? O ideal é você fazer o Rig de novo, assim, vai pegar o jeito melhor e será mais fácil de identificar o problema, mesmo artistas experientes encontram dificuldade para acertar um rig defeituoso, ainda mais feito por outra pessoa, porque envolve muitas ligações, contraints, expresões, wires, é difícil rastrear tudo para encontrar o erro. E se já distorceu a estrutura, tem que desfazer os links e tentar de novo, então, émelhor fazer de novo. O Attach que anexa objetos uns nos outros fazendo ser um só de verdade. Ele está dentro do Editable Mesh e do Editable Poly. É importante conhecer essas coisas básicas antes de animar com Bones. O ponto Pivot está no menu Hierarchy, é só selecionar o objeto, clicar em Affect Pivot Only e mover o ponto Pivot, o ideal é alinhar com as juntas usando o Align. Abraços
pronto, resolvido... attach.... detono.... ehuheuheuheuehueheu, uma vez eu tinha feito isso, mas nao lembrava como e tinha feito sem querer... quanto ao meu nivel de 3ds, nao manjo muito de modelação e animacao de seres, mas modelacao e texturizacao e iluminação de ambientes e estruturas eu tenho bases boas. Mexo com 3ds desde 2002, eu fiz o mapa de_neumarkt, cs_blumenau e sniper_war para counter-strike em 2002 tbm, onde fui materia na revista infoexame da epoca. Claro, utilizando programas compativeis com o engine do jogo, como por exemplo o worldCraft3D. Abaixo um website q eu desenvolvi no 3ds com flash, fico meio pesado mas fico legal: www.guilhermeep.com.br valew andre!
hauhaua bem que eu conhecia esse nick de algum lugar!! O Mirc morreu? heheheh O mapa do shopping ficou muito legal, parabéns!
por acaso vc eh amigo do ivan? q trabalha na regibras? ehuehuehe
Não :D #sexo lembras da Kika e tal? hoje namoro ja ha 1 ano e meio a Loira que entrava no canal.. :)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 320

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.