Como dar acabamento a personagens 3D com visual cartoon 2D?

Por: Vitruvius  

Em: 22/08/2006 11:51

Olá! Pessoal minha dúvida é a seguinte, queria saber como eu deixo meu personagem 3D com visual 2D? Sei que se utiliza o material Inkpaint mais queria uma configuração que deixasse meu personagem assim: O André Vieira deu um tuto na revista Digital Designer utilizando o render Mental Ray, queria saber se da pra fazer a mesma configuração no scanline? Grande Abraço a todos! :D
\"Knowledge is Power!!!.\"\"A arte é mental\" - Leonardo Da Vinci.
Oi Vitruvius, tudo bem? Dá para fazer no Scanline numa boa, só tem um pouco menos de controle sobre os traços de contorno e o render é mais demorado. Agora, para deixar assim bonito como mostrou na imagem, depende de configurar, testar, renderizar, ajustar de novo, renderizar outra vez, e assim por diante, como em qualquer material. Depende muito da iluminação da cena, porque as sombras e o ponto especular são gerados de acordo com as luzes. Para os traços ficarem no lugar certo, também depende da modelagem e da divisão de IDs corretamente. Abraços
Olá André! Há uma técnica em que se utiliza o falloff e o RGB Multiply. Você poderia me explicar? Como funciona o RGB Multiply? Obrigado, grande abraço!
Ah! Outra coisa você vai postar todas as materias que você fez pra Digital Desiger aqui no site não é isso. Espero que você coloque a do estudo sobre mental ray Cartoon 1 e 2 ok! Como eu faço para deixar que meu contorno tome toda a figura? Fiz uns testes e tem partes que eu não consegui o contorno total do objeto. . *Feito em Render Scanline com sobra raytrace!
Oi Vitruvius, tudo bem? Eu vou publicar aquelas duas matérias sim, e vou atualizar para o Max 8 ou 9 se já tiver saido. Muitas dicas que tem nela, servem também para o render padrão. No MR você só tem a diferença dos Shaders de contorno, o resto é tudo a mesma coisa. Faz como você está fazendo, só com o Ink Paint mesmo, mas renderize pelo Mental Ray, sem Final Gather, sem Photons, sem nada, só com um Sampling Quality legal para não ficar serrilhado. O render será mais rápido do que no Scanline. Esse lance que disse, tudo depende da curvatura do objeto, se a curvatura não é suficiente para gerar o risco que você quer, mesmo ajustando os valores deste contorno, então, você tem que dividir em ID ou Smooth Groups, porque assim você pode gerar o contorno nas bordas do ID e do Smooth Groups, entende? Lá no Ink Paint tem a opção para habilitar o contorno nestes itens, dessa forma você pode fazer o risco onde quiser. Abraços
Ok, valeu pelas dicas com o ink vou fazer meus testes aqui e posto pra vc ver. Bom agora com relação ao falloff e o RGB Mix certo, veja como estou utilizando: 1º Eu criei 3 mapas fallof e trabalhei em suas configurações no Color Map RGB certo! No Mix Curve coloquei configurações de contorno com 4 pontos. 2º Coloquei estas outras cofigurações com diferenças do Mix Curve nos outros slots, pronto dai uma dúvida: Onde vou aplicar essas configurações que eu fiz do meu mapa falloff pra gerar estes contornos no material blinn? Como eu copio a configuração de um Mix Curve de um mapa para outro, tem a opção copy curvespoints, como usar? Peguei mais um slot novo para aplicar a meu objeto, agora com um material standart blinn e aumentei o self-ilumination para 100. Onde entra o RGB Mix? a. Primeira configuração do mix curve: 2. Segunda config. do mix curve: c. Terceira configuração do mapa falloff: Obrigado, desculpa a quantidade de perguntas, podes responder por partes.
Oi Vitruvius, tudo bem? Eu entendi o que você quer fazer, mas não conheço essa técnica que você está usando. Até existem algumas gambiarras para gerar contorno que a gente fazia nas primeiras versões do Max, quando não tinha o Ink Paint, mas nenhuma fica boa de verdade. O que você pode fazer ajustando as curvas de mapas Falloffs no Diffuse é a superfície do material Cartoon, não o contorno. No render padrão do Max não dá para gerar contorno em materiais Blinn, tem que usar o Ink Paint!!! Agora, se usar Shaders de contorno do Mental Ray, poderá aplicar o contorno em qualquer tipo de material. Abraços
;) É vejo que é isso mesmo, valeu obrigado pelas dicas André, super abraço amigo.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 354

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.