Duvida no Particle Flow

Por: regisrock  

Em: 23/08/2006 15:36

fala galera blz to com uma duvida aqui no P Flow... to fazendo uma animação onde um lazer vem cortando um box até formar um logo aqui... bem deixei o logo dentro do box pra qdo for cortando o box o logo começar a aparecer até ai normal.. minha duvida é a seguinte... qdo começa a animação as particulas estão com um operador position object que é o box que vai ser cortado..esse box deixo ele invisivel.. não estou conseguindo deixar as particulas com o formato do box...estou tentando usar o shape facing para fazer isso mas não estou conseguindo!!! bem vou postar um screen da setagem e do que estou fazendo para entenderem melhor e o render de como ficou o teste
Oi Regis, tudo bem? Assim não vai dar certo, porque as partículas não vão ficar certinhas sobre as faces a ponto de recriar o Box. Pensando dessa forma que você está, o único jeito que vejo é fazendo com o Blob Mesh. Porque ele vai transformar as partículas num Mesh, se tiver bastante partículas e deixar o tamanho delas bem pequeno para o Blob Mesh gerar uma surface fina, vai ficar muito mais parecido com o Box, mas os cantos serão arredondados e aparecerão algumas rugosidades na superfície, como se tivesse aplicado um leve Noise. Eu não entendi bem porque o Box é de partículas, o raio só corta ele no meio? Ou o raio vai derretendo ele até aparecer o logo? Se for a segunda hipótese é uma animação complicada. Abraços
fala Andre.. é o raio vai esculpindo o logo mesmo..imaginei que seria complicado...hehe não sei se vc assistiu Minority Report no começo do filme aparece a bolinha sendo esculpida por um lazer..então essa animação é algo parecido com aquilo... hehe consegui fazer tudo já..falta só deixar o box com uma forma aceitavel.. se vc conhecer alguma forma melhor pra fazer avisa ae.. Obrigado pela ajuda Andre..
Oi Regis, tudo bem? Entendo o que você deseja fazer. Eu acho que a melhor forma neste sentido que está seguindo é mesmo com o Blob Mesh, porque se você definir as partículas para tomarem também o interior do objeto, fica lá no Position Object, o Blob Mesh vai funcionar quase que como um sólido, porque as partículas que forem expelidas da superfície, vão deixar aparecer as partículas de baixo no interior do Box e com a malha gerada pelo Blob Mesh. Acho que o efeito vai ficar legal, tenta para você ver. Tudo depende da resolução do Blob Mesh e da quantidade de partículas, para ficar legal mesmo tem que ser uma burduada de partículas e uma resolução bem alta no Blob Mesh. Até me deu vontade de testar um efeito assim. Abraços
e ae Andre blz? Valeu pela dica... nossa ontem eu tava tão pirado por causa dessa animação que dei um tempo nas particulas e tava terminando de modelar a maquina onde fica o laser..hehe.. é as particulas eu tenho que usar um quantidade bem grande mesmo..esse teste ai já tinha 5 mil e fiz outro com 10 mil..hehehehe vamos ver como fica daqui pra frente...só tenho dó do PC aqui da produtora..esse sofre...hehehe] e no mais só tenho a te agradecer..pq o pouquinho que eu manjo de 3D hoje é graças a vc é aos leitores aqui da 3D1 que sempre ajudaram...brigadão mesmo... qto ao efeito vamos testando e mostrando...ae assim eu tiro mais um monte de duvida com vc...hehehe valeu
Oi Regis, tudo bem? Eu sei bem como é, tem hora que dá no saco. Mas esse efeitos que você quer fazer pode ficar muito bonito, é uma animação muito interessante. O mais gostoso de tudo para mim em animação é pensar na solução para resolver um efeito. Eu adorei essa sua idéia, ainda vou testar, é que me falta tempo. Eu tenho quase certeza que vai dar certo com o Blob Mesh e o PFlow sem ter que usar Script e nenhum plug-in. Agora, no Real Flow você conseguiria realmente derreter o objeto formado de partículas. Mas também não seria fácil de ajustar. OBS: Troca seu email no perfil ou habilita para você ser notificado quando receber mensagem privada, te mandei umas mensagens há um mês atrás, mas você não respondeu nem no email e nem aqui no fórum. :) Não deve estar mais lá na MP do fórum, no email pode estar ainda, assim eu posso me comunicar com você. Eu gosto muito da sua participação aqui e sei que acomapanha o site há anos ativamente. Fico feliz de saber que te ajudou de alguma forma. Abração
fala Andre.. nossa eu nunca tinha testado o Blob Mesh..hehe ele é bem legal e bem pesado tbm... vou dar uma fuçada nos parametros dele..não to conseguindo controlar o tamanho dele.. eu gostaria que qdo o laser encostasse no box onde corta criasse tipo uma faisca ou tipo poeira qdo o laser vai cortando... Ah..qto ao e-mail eu já alterei...esse e-mail que vc me mandou num cheguei a ver...eu estava com problema mesmo no outro e-mail e nem estava acessando ele...e esqueci de elterar aqui..mas agora nesse outro eu acesso diariamente
Oi Regis, tudo bem? O Blob Mesh é pesado porque precisa de resolução para ficar legal, mas você pode trabalhar com ele em baixa resolução na Viewport e alta resolução só no Render. É logo nos primeiros parâmetros, tem o valor do Render e da Viewport. Quanto menor for, mais detalhado e pesado fica. Se trabalhar com valores maiores no Viewport, ele fica mais leve. Agora, o tamanho não vai depender dele neste caso, o tamanho dele só usa quando é para vértices de um objeto. Se é partículas, o tamanho é controlado pelo Size das partículas. Diminua elas que ele também vai diminuir. Mas quanto menor for, mais resolução necessitará. Sobre os efeitos secundários, como faíscas e poeira, essa é a parte mais fácil, é só cricar outros Flows para fazer isso. Pode fazer "na mão", animando um emissor perto da superfície onde o laser encosta. O material para fumaça eu explico no tutorial http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15244 O material de faísca é bem parecido, mas vai usar cores quentes, vai colocar Noise nos gradientes e vai habilitar a opção Additive dentro do menu Extended Parameters do material. Abraços
Fala Andre blz? Cara to abismado com o que dá pra fazer com o Blob Mesh e o P Flow juntos..eu nunca tinha estudo o Pflow mais a fundo e agora com esse job foi necessário enfiar a cara nele....hehe Fiz a animação está saindo aos poucos mas tá saindo...estou disponibilizando o video q fiz se vc tiver um tempinho pra dar uma olhada e dar algumas dicas... http://rapidshare.de/files/31578294/teste_2.zip.html Abraços
Oi Roger, tudo bem? Que legal cara, eu vi a animação, curti. Se você deixar tudo mais devagar já vai ficar bem mais real, está muito rápido. Tem uma batida das partículas no final fazendo elas subirem de novo, se for isso mesmo, diminua o Bouce do Deflector que está refletindo as partículas na parte de baixo da cena, deve estar com 1, coloque 0. Curti o efeito de retirar as partículas de cima, deu impressão que estavam sendo retiradas mesmo, só precisa ser mais devagar e eu acho que pode aumentar a força da gravidade, para elas realmente cairem direto para baixo conforme forem saindo do objeto, se elas sairem bem devagar, vão praticamente escorrer para baixo, ai vai ficar 10. Quero muito ver quando terminar, está ficando bem legal. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 368

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.