Shaders e materiais

Por: skyhunter_mib  

Em: 28/08/2006 22:18

Olá! Bom, antes de mais nada, só queria registrar que o site ficou demais... meus sinceros parabéns aos responsáveis. Os tutoriais estão excelentes, o site está moderno e interativo. Congratz! Bom, eu estava lendo definição de shaders... aqui no site mesmo. "O que são Shaders: Shaders são componentes para criar determinados efeitos em materiais, luzes, câmeras e na renderização com o Mental Ray. Como usar Shaders: Os Shaders são compostos por dois arquivos, uma DLL e um MI, este último descreve a interface no programa. O arquivo DLL deve ser copiado para a pasta Mentalray > Shaders_autoload > Shaders, que fica dentro da pasta onde instalou o 3ds max. O arquivo MI deve ser copiado para a pasta Mentalray > Shaders_autoload > Include, que também está dentro da pasta onde instalou o 3ds max." Não entendi bem. Quer dizer que Shader não é a mesma coisa que Material? Um Shader pode ser criado no Material Editor? Caso contrário, podemos reproduzir o efeito de um Shader de terceiros no Material Editor? É isso, até!
Oi skyhunter_mib É mesmo um pouco confuso à princípio. Ocorre que Shader em modelágem 3D em geral é a maneira como a superfície se comporta com relação a luz, isto é válido para o render scanline (default do Max) e neste caso é atributo apenas do material; entretanto no caso do Mental Ray o conceito de Shader é mais amplo, existem shaders para os materiais, luzes, cameras e efeitos, portanto quando usando o Mental Ray os Shaders são na verdade combinações dos atributos dados à cada elemento envolvido na cena, ou seja o efeito da luz é calculado em função do todo, um mesmo material pode apresentar diferentes resultados quando usadas diferentes combinações. Resumindo: No scanline Shader é um atributo do material, no Mental Ray é um atributo da Luz e dos elementos da cena. Espero ter ajudado Phy
Ola Phy! Po, valeu cara, entendi tudinho. :) Ainda vi um artigo excelente sobre Shaders no Mental Ray aqui mesmo na 3D1, e cada vez mais admiro esse renderer fantástico. Po, estou aprendendo aqui como nunca imaginei, nem tem como agradecer ao pessal da 3D1. Até!
Oi Skyghunter, tudo bem? Eu fico feliz de saber que o site tem ajudado no seu aprendizado de 3ds max, esse sempre foi nosso objetivo. A explicação do Phy está melhor do que a do meu artigo, o Phy é o melhor cara para explicar as coisas. Abração
Não! Esse Phy aí é uma Bíblia do Max e afins!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 376

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.