Animando com biped

Por: dddmax  

Em: 29/08/2006 11:13

E ae pessoal blz! To querendo fazer uma pessoas caminhando no max usando os biped, para poder salvar os movimentos e apreveitar depois, mas os biped caminham muito duro parecendo uns robos já dei uma mexida mas não está fácil. Tem como fazer ficar mais natural esse movimentos?
Oi dddmax, tudo bem? Tudo que é muito automático também é muito limitado. O Character Studio cria a estrutura e anima sozinho para você, mas é um robozinho mesmo, não tem a ginga de um personagem decente. Tem como fazer, mas é ai que começa a complicar, porque é muito mais chato e limitado animar ele "na mão", para dar a sua ginga, do que animar uma estrutura montada e rigada por você. Por exemplo, no caso dessa ginga na cintura, você poderia criar uma expressão que "olharia" para os pés do personagem e movimentaria a cintura corretamente sem você ter que encostar nela, bastaria mover os pés, entende? A facilidade que o Character Studio oferece por um lado, dificulta por outro. É muito mais difícil montar sua estrutura e rigar perfeitamente, mas depois é muito mais fácil fazer o que quiser. Olha esse cara o que ele faz com Rig no Max sem usar nenhum plug-in. Imagine que delícia deve ser animar uma estrutura dessa. http://paulneale.com/technical/maxwell/maxwell.htm Para animar o CS você precisa ligar o AutoKey e modificar os Keys que ele cria automaticamente, você pode inserir outras se quiser e modificar a posição no tempo, mas nem de todas, tem Keys que ele não deixa mexer dessa forma. Os footsteps e os Keys aparecem no Dope Sheet, os footsteps aparecem como barras coloridas, assim, você pode ajustar os passos. Também tem o Workbranch, que aparece no menu do CS no painel Motion. Ele é um trackview dele. Não use o Set Key com o CS. Abraços
Aí, André! Essa cena que mostrou é o que tinha em mente de fazer mais adiante! Acho que seria melhor a animação dos músculos com uma estrutura dessas! Já vou aproveitar para dar uma estudada nessas imagens! Se tivesse feito antes, diriam até que eu tinha copiado o cara! Que coincidência! Valeu aí!
Edson, o Character Studio (CS) tem muitas limitações sim mas te muiita coisa boa. Na verdade o Rigging não faz com que vc anime bem, o bom rig não te limita a colocar seu personagem em pose alguma. O footstep do CS não funciona bem, não use pq vc consegue otimos resultados na mão. Animação é animação, se o rig for ruim, a animação vai ter que se limitar ao que o rig pode fazer, o rig bom te deixa fazer tudo o que vc quiser com seu personagem, mas se vc tem que saber as poses certas e ter o " time" correto pra fazer uma boa animação. O Biped pode ( e deve ser) custumizado de acordo com seu personagem, muscle bone, floats e etc. Tem um video de treinamento que a CG Channel vende do Jonathan Abehain, walck cyle (custa 59 dolares) que é otimo. Ele é um otimo animar e sú usa o CS. Procura referencia de animação, The Animator´s Survival KIt é a " biblia" do walk Cycle. Espero ter ajdado. Abraços :lol:
OI gente, tudo bem? Concordo com o Thunndro, o problema do CS é a parte automática dele, ou seja, os Footsteps e a animação automática. Animando o Biped "na mão" fica bem mais flexivel. Realmente é normal incrementar o Biped fazendo um Rig sobre ele, para controlar mais facilmente as partes que serão animadas, como os dedos da mão por exemplo. Mas o CS tem alguns controladores personalizados que vêm aplicados no Biped, então, em alguns casos complica um pouco. Muita gente costuma criar o Biped e depois tirar um Snapshot dele, para usar os objetos como base na criação de uma estrutura personalizada, como se fosse com Bones e sem ter os controladores personalizados do CS. Como o Thunndro disse, não é o Rig que vai fazer a pessoa animar bem, porque isso depende puramente da habilidade do animador, mas um Rig bem feito facilita muito a animação. Tem várias formas de controlar o personagem, quando mais fácil for a forma que o animador criou com o Rig, mais fácil será a animação. Por exemplo, você pode controlar apenas o punho e ter que animar a posição do cotovelo toda hora para ajustar, ou pode criar uma expressão no cotovelo para ele se ajustar sozinho. Sobre o comentário do Edson, realmente aquela estrutura é linda, mas não é qualquer animador que monta uma daquela. Eu acho que não conseguiria montar daquele jeito, porque depende de muita programação personalizada por Script e eu não domino nada de Scripts. A parte de colocar os Bones como músculos é fácil, mas os controles que ele fez dependem de muita programação. Com plug-ins dá para fazer até melhor, mas sem nada, só com Scripts como aquele cara fez, realmente tem que tirar o chapéu. Abração
Ai pessoal valeu pela atenção, mas ainda não sei por onde seguir, gostaria que fazer uns movimentos sem limitações, mas outro lado gostaria de poder salvar para criar uma biblioteca, acho que seria só com o CS pra poder fazer isso ou tem outro jeito?
Oi dddmax, tudo bem? Desde o Max 6 dá para salvar as animações e carregar de novo em outro personagem com a mesma estrutura, se não me engano foi no Max 6 que inseriram o Merge Animation, dentro do Menu File. Agora, para fazer uma biblioteca de movimentos, então, é melhor usar o CS mesmo. Seja como for, nenhuma opção é fácil para animar personagens, porque é o que tem de mais complexo em 3D, tanto com Bones como com o CS, vai ser necessário conhecer muito bem os recursos do programa e ter muita prática. Abraços
ddmax, eu faria o seguinte : Se vc tiver como colocar algum plugin ai usa o CAT , bom , facil de usar e grava biblioteca de animção. Senao tiver como colocar ai o plugin eu usaria , como exercicio o Biped do CS, ele tem muita coisa que agiliza a animação. Acho que o importante é saber as poses e o" time" do que vc quer animar. Depois que vc tiver se dando "bem" na animaçào, dai sim comece a estudar profundamente rigging. Dai vc vai ter o melhor de tudo, experiencia em animação e conhecimento pra poder fazer um rigging bacana que vai deixar sua animação show de bola. Não sei da sua experiencia como animador, mas se tiver experiencia, animar em qualquer plataforma e em qualquer plugin é a mesma coisa, é mais uma questao do que vc se "entende" melhor. Max, Maya, XSI, Lightware e etc, são apenas ferramentas pra vc poder realizar o que vc imaginou. Como eu disse aintes: animação é animação , nao depende da ferramenta e sim do animador. Bom , espero ter ajudado !!! 8:)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 354

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.