OI gente, tudo bem?
Concordo com o Thunndro, o problema do CS é a parte automática dele, ou seja, os Footsteps e a animação automática.
Animando o Biped "na mão" fica bem mais flexivel.
Realmente é normal incrementar o Biped fazendo um Rig sobre ele, para controlar mais facilmente as partes que serão animadas, como os dedos da mão por exemplo.
Mas o CS tem alguns controladores personalizados que vêm aplicados no Biped, então, em alguns casos complica um pouco.
Muita gente costuma criar o Biped e depois tirar um Snapshot dele, para usar os objetos como base na criação de uma estrutura personalizada, como se fosse com Bones e sem ter os controladores personalizados do CS.
Como o Thunndro disse, não é o Rig que vai fazer a pessoa animar bem, porque isso depende puramente da habilidade do animador, mas um Rig bem feito facilita muito a animação.
Tem várias formas de controlar o personagem, quando mais fácil for a forma que o animador criou com o Rig, mais fácil será a animação.
Por exemplo, você pode controlar apenas o punho e ter que animar a posição do cotovelo toda hora para ajustar, ou pode criar uma expressão no cotovelo para ele se ajustar sozinho.
Sobre o comentário do Edson, realmente aquela estrutura é linda, mas não é qualquer animador que monta uma daquela. Eu acho que não conseguiria montar daquele jeito, porque depende de muita programação personalizada por Script e eu não domino nada de Scripts.
A parte de colocar os Bones como músculos é fácil, mas os controles que ele fez dependem de muita programação.
Com plug-ins dá para fazer até melhor, mas sem nada, só com Scripts como aquele cara fez, realmente tem que tirar o chapéu.
Abração