render para Outdoor

Por: artmultimidia  

Em: 05/09/2006 18:20

olá pessoal! estao querendo q eu faça um rende em tamnho 5x2 metros e eu nunca fiz isso. como devo proceder pra isso da certo valeu
Oi Artmultimídia, tudo bem? Fala para o cara ligar na Disney, na Pixar, na DreamWorks ou na ILM. Porque os programas 3D não foram feitos para isso. Nem para imagem para impressão A4 eles foram feitos, imagine para um plotter de 5 metros. A pessoa que te pediu isso é um lunático, não conhece nada de 3D, ele tem que mandar fazer essa arte de outra forma, não em 3D. Agora, dar para fazer, dá. Só que não vale a pena, a não ser que cobre uma nota dele. Você terá que renderizar diversas imagens e juntar depois, terá que renderizar partes da imagem separadamente, entende? Para o render conseguir fazer, caso contrário, vai dar falta de memória. Dá uma olhada na seção Scripts aqui na Três D1, nas últimas páginas tem um Script chamado BigRender, pega ele e instala no seu Max. Com este Script você poderá dividir a imagem em várias partes menores e o BigRender vai renderizar uma por uma como se fosse um render normal. No final você terá várias imagens em alta resolução e poderá juntar no PhotoShop para formar a imagem imensa com 5 metros. Só que serão muitos renders em alta resolução, deve demorar muito tempo. Mas dá para fazer. Abraços
Olha só, eu renderizei uma vez uma imagem para outdoor, só que a imagem não foi renderizada levando em conta o tamanho em metros, até pq mesmo se vc fizer uma arte no ps vc não faz isso. As impressoras para grande formato ou ploters, fazem uma compençasão da resolução. Quando eu fiz uma ilustração para esse fim eu renderizei a imagem com uns 3000 pixels de largura. Como a imagem era quadrada 3000 x 3000, deu certo ficou bem bacana, mas não era uma cena era um objeto apenas. O que vc pode fazer é renderizar com uns 4 ou 5 mil pixels e trabalhar nessa proporção tipo 5000x2000. Vai demorar dependendo das suas configurações de render, mas não tem outra solução.
Oi gente, tudo bem? É verdade, uma imagem para impressão em grande formato não precisa ter alta resolução, porque será vista de longe, então, não precisa renderizar com 300 DPI, renderizando com 100 já dá. Dependendo de onde for plottar, tem que perguntar se a plotter em RIP interno, assim, você poderá ampliar a imagem até 400% sem perder qualidade. Dessa forma você pode renderizar a imagem bem menor do que os 5 metros e chegar nestes 5 metros sem perder qualidade. Agora, se renderizar menor e ampliar, é um sacrilégio, vai perder qualidade. Isso nunca deve ser feito. Uma imagem com 5 metros a 300 DPI teria 59 mil pixels de comprimento, o que é quase o dobro do tamanho máximo permitido pelo Max. Se você renderizar com 100 DPI ficaria com um terço disso. Mesmo assim, 20 mil pixels é grande pacas. Por isso que eu indiquei o BigRender, é a única forma de renderizar isso com um certo conforto. Mas tem que cobrar legal, caso contrário, o cara vai achar que pode pedir render deste tamanho todo dia. Porque quem não tem noção, acha que pode renderizar do tamanho que quiser. Se for possível Ripar, então, pode fazer 4 vezes menor, assim já começa a ficar bom, porque poderia renderizar com 5000 pixels. Teria uma imagem com 100 DPI e quatro vezes menor do que o necessário, essa ampliação de 4 vezes seria feita pelo Rip interno da Plotter e não perderia qualidade. Abraços
nossa! estou vendo que é bronca isso. eu ja fiz um render pro cara de 5000x3750 e deve ta com 92dpi sera q presta pra ele aumentar isso? valeu
olha, a exatmente 3 anos atrás, eu vim aqui no fórum da 3d1 perguntar a mesma coisa..."como renderizar pra outdoor"...não me lembro oq me falaram, mas eu entrei em contato com a empresa q iria fazer a plotagem, e eles me disseram q 60 ou 70dpi estava bom, pois nem imprimiam acima disso qdo era pra outdoor...pois bem, eu fiz o render, q era uma fotomontagem do 3D de todo o parque fabril em cima d uma foto aérea do local das novas instalações da empresa WEG, q hoje jah estah construída...pelo q me lembro renderizei a 5000pixels por não sei qto.......bem, o outdoor foi feito e foi colocado na BR-101 no trecho aqui em Santa Catarina perto do Sinuelo, próximo a praia d Barra Velha....a imagem ficou boa, e pelo q me lembro o outdoor tinha mais dq 5x2m .... eu cheguei a parar no acostamento para olhar o outdoor :D como a imagem eh vista d longe e ainda mais estando na BR-101, onde todos passa muito rápido, ficou ótimo..... claro q se vc for olhar a 1m d distância vc vai perceber a baixa qualidade, mas impressões pra outdoor, como o André falou, são feitas para serem olhadas d longe!!! questão do tempo d render, bem, eu renderizo quase todos os meus trabalhos a 3000pixels e qdo faço Trabalho d conclusão d curso da faculdade pro pessoal, faços alguns a 5000pixels..... bem, boa sorte no seu trabalho aí!!!! falow
http://www.bonastudio.com
Bona Studio - Arquitetura Digital e Design
grato pela orientacao d vc´s
Oi Artmultimidia, tudo bem? É verdade, aos poucos foi ficando mais fácil. De cara é bravo falar 5 m para impressão. Porque já pensa em 300 DPI. Eu tinha falado de 100 DPI para outdoor, com a dica do Fireworks já cai para 60 ou 70, então, se for 72 DPI, que é resolução de tela, você pode simplesmente renderizar com 5000 pixels pelo que der na altura e depois ripar na impressão. Mesmo assim é uma imagem grande, se for usar efeitos modernos de iluminação, como GI e Caustics, ou efeitos como DOF e metais borrados, complica bem no tempo de render e no custo de memória. Agora, se for no render padrão, renderiza numa boa e sem problema nenhum, renderiza em algumas horas, no máximo. Num render com recursos modernos de iluminação pode levar mais de um dia. Tudo depende do que será. Um objeto sozinho sem GI e sem nada, renderiza com 30 mil pixels em poucos minutos. Mais que 32 mil o próprio Max não aceita renderizar. A capa do livro "3ds max 7 Prático e Ilustrado" eu renderizei no V-Ray com 300 DPI, mas tinha tamanho de A4, levou 3 dias com todos aqueles efeitos num Athlon de 1 GHz com 1 GB de RAM. :) Depois fala para gente o que deu. Abração e boa sorte
Eu vou por o render q eu ja fiz de 5000x3750 no photoshop e aumentar os dpi pra uns 600. e explico a ele de uma forma pratica a situacao e acredito que o pessoal na grafica va explicar a ele o mesmo. dai ele se convence e descide o melhor pra ele. valeu mesmo pessoal!
Oi Artmultimidia, tudo bem? Não muda para 600 DPI não, porque a imagem ficará minúscula em cm. É melhor deixar com 72 DPI mesmo, porque assim a imagem fica grande em cm. Entende? Mesmo que a pessoa seja meio tosca, ela vai ver que a imagem é grande. Se a pessoa for meio tosca e ver lá com pouco centímetros, já vai falar que não dá. Esse render você fez no Max com 5000 por 3750 pixels e não aumentou nada no PhotoShop né? Não ampliou a imagem para dar esse valor, né? Isso que não pode, porque estoura os pixels. Renderiza pra valer com este tamanho que vai dar certo. Olha o cálculo para você saber o tamanho em pixels de acordo com o tamanho da imagens em função da resolução. tamanho da imagem em cm vezes quantidade de DPI dividido por 2.54, que é o valor de uma polegada, já que DPI é em polegada. Então, se precisa ter 1 metro com 300 DPI vai ficar assim: 100 * 300 / 2.54 Que é igual a 11811 pixels. No seu caso, se a imagem tem que ter 500 cm com 72 DPI. Ficaria assim: 500 * 72 / 2.54 = 14173 pixels Se fosse 300 DPI daria quase 60 mil. Se você ainda pode ripar 400 %, então a imagem pode ser 4 vezes menor, ou seja, pode renderizar com 3545 pixels que vai dar certo na resolução de 72 DPI. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 712820.

Total de membros registrados: 140062

Últimos membros registrados: gguilherme, Riva Moreira, MR COMERCIAL, arraisalencar, ebz@1991, nandes, fiorese98, italorafaelgomes.

Usuário(s) on-line na última hora: 631

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.