Colocar audio na animação

Por: ebranco  

Em: 06/09/2006 01:39

Olá galera, gostaria de saber com coloco áudio em um boneco que estou criando para fazer a abertura dos meus DVD's. O negócio é que eu quero colocar DETALHADAMENTE a fala do personagem de acordo com o movimento da boca. A propósito, como faço para movimentar a boca de maneira fácil e perfeita?
Olá ebranco, tudo bem? Aqui na 3D1 existem diversos tópicos que respondem as suas dúvidas. Abaixo segue dois deles: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=14049&highlight=som http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=16193
Sergio Feitosa
Oi ebranco, tudo bem? Não é uma animação fácil, mas tem muitas formas de fazer. A mais trabalhosa é animar na mão, criando um Rig de Bones para poder mover a boca, da mesma forma que fez com o resto do corpo, e depois ir verificando as sílabas pronunciadas no texto para mover a boca de acordo. A outra forma manual é com o Morph, você copia várias cabeças do personagem, modifica para fazer as sílabas e as expressões faciais, depois usa o Morph para passar de uma para outro conforme a sílaba que o personagem estiver falando. As outras formas dependem de plug-ins, mas são mais automatizadas. Por exemplo o plug-in JetaReyes, que tem tutorial aqui no site. Com ele você digita o texto que o personagem tem que falar e o plug-in faz o resto, sem Bones, só com Gizmos. Tem o plug-in Ventriloquist da Digimation, ele usa o sistema de Morph, você precisa modelar as cabeças com a boca no formato das sílabas, depois, o plug-in reconhece o áudio da fala automaticamente e chama a cabeça certa para cada sílaba. Para colocar um áudio e usar como referência na animação, você deve adicionar o arquivo WAV no Curve Editor, lá tem uma trilha justamente para receber áudio de referência. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 361

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.