Ajuda para um iniciante no 3ds 8. Rotacionando objetos.

Por: Cunha  

Em: 06/09/2006 16:39

Salve, é meu primeiro post aqui, descobri esse site por acaso e gostei muito. Atualmente trabalho com Photoshop em tratamento de fotografias Still, mas resolvi brincar um pouco com 3DS 8, para aprender algo diferente. Fiquei impressionado com os tutorias que vem com ele, é praticamente um curso. Fiz alguns, e deu para entender bastante coisa. Mas estou com uma dúvida que para voces deve ser banal. Pois bem, é o seguinte: Andei fazendo um merge de um sofa para uma cena que fiz, porém ao girar o sofá para posiciona-lo corretamente, uma coisa engraçada aconteceu, os pés não giravam no mesmo eixo do restante do sofa, observei isso em outro objetos importados também. Eu esperava que ele rotaciona-se no centro, como uma peça só, mas não foi isso que aconteceu. Ao selecionar todo o sofa, notei que apareceram mais do que um Gizmo, talvez seja por isso. ALguem pode me ajudar? Abraços.
Isso esta acontecendo pq a orientação dos seus objetos esta diferente assim quando vc gira todos juntos vai cada um para um lado. O que vc pode fazer de maneira bem simples é agrupar todos os objetos que fazem parte do seu sofa, pois pelo que vc descreveu os pés estão separados. Se vc precisar de tutoriais para estudar, aqui na 3d1 tem bastante tutoriais legais, na redpixel tb tem muitos tutoriais bons.
Oi Cunha, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que você continue acompanhando e participando aqui no fórum com a gente. Sobre o Help e os tutoriais do Max, são maravilhosos, eu aprendi o programa por eles na versão 1 e venho me atualizando em todas as versões pelo Help, nunca fiz um curso de Max e só li um livro do programa, porque tem tudo no Help detalhadamente e com arquivos de exemplo. Sobre o seu problema, é facinho. Cada objeto tem seu próprio Pivot e tudo no Max é feito pelo ponto Pivot, desde rotação até ação de Modifiers e tudo mais. Mas se você agrupar os objetos, eles passam a ser tratados como um objeto só e tem um ponto Pivot só. Quando você tem modelos compostos por vários outros objetos, basta você agrupar tudo que vai funcionar como um único objeto, e você pode abrir o grupo quando quiser para trabalhar em cada objeto individualmente, saca? Seleciona todos os objetos, entra no menu Group e escolha a opção Group, aparece a janela para colocar o nome do Grupo, pronto. No mesmo menu tem o Open, para abrir o grupo, o Close para fechar, o Ungroup para desagrupar, o Attach para inserir um objeto de fora no grupo e o Detach para retirar um objeto do grupo. Abraços
Tiago e Andre, muito obrigado pela recepção e pelas dicas. André voce me lembrou do Pivo, agora eu lembro que vi isso no helper do 3ds, mas tinha me esquecido, também, é muito conceito novo para lembrar de uma vez só. Quanto ao grupo, na verdade eu nem agrupei pois pensava que ao fazer o merge o objeto já vinha como grupo, hehehe, passou batido. Agora, fiquei impressionado com a qualidade dos trabalhos do pessoal aqui do forum, muito show mesmo. Voce comentou que nunca fez curso de 3DS, apenas sendo auto-didata, pois bem, te digo que sempre fui auto-didata também, e com a Internet só não aprende quem não quer. :) Abraço a todos.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 373

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.