Mapeando um leito de rio

Por: Israel  

Em: 09/09/2006 11:57

------------------- Pessoal, obrigado por me receberem nesta comunidade. Tenho uma certa experiência no ambiente virtual do max pois trabalho com ele há algum tempo. Bem, meus conhecimentos não alcançaram minhas necessidades por isso estou recorrendo a quem possa ter este conhecimento. Estou trabalhando na simulação de uma usina hidrelétrica de pequeno porte que vai operar em Santa Catarina. Como vocês podem ver na imagem, o leito do rio faz curvas e por isso preciso ajustar o mapa ao leito do rio para que na animação ele prossiga perfeitamente fazendo as curvas. Estou utilizando o mapa noise com transparência e cor verde (na imagem eu chapei o leito para melhor entendimento). Achei que ficou muito bom para atender minha necessidade (se alguem tiver outra sugestão...). Bem, se alguem puder me ajudar a fazer com que a água obedeça as curvas ficarei imensamente grato. Abração a todos da comunidade TresD1. -------------------
Oi Israel, tudo bem? Espero que sim! Seja Bem-vindo a 3D1 :D Vais mostrar o funcionamento da usina em 3D? Muito massa! O movimento da água em si.. não precisa "deslocar" a água.. mas somente dar a impressão de que está se deslocando.. Esse tutorial mostra como fazer um oceano.. lógico q mudando um pouco a cor etc.. fica um rio bem realista: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=6060&start=0 Na saída das turbinas da hidrelétrica, você faz aquele efeito de espuma de cachoeira.. Dá uma checada nesse tutorial: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=6061 Aqui mostra outros detalhes: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15044 Nese tutorial da 3D1 mostra com detalhes o displace.. q vai ser muito bom pra criar os relevos.. com esses desenhos q vc ja tem: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14970 Podes usar o displace do material em si.. mapas de bump etc.. pra deixar o relevo bem realista: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15257 Bom era isso.. valeu e abraços!
Oi Israel, tudo bem? Seja bem vindo, espero que participe bastante com a gente. Essa animação da hidroeletrica vai ficar bem legal. Sobre o lance de fazer a água do rio indo numa direção, como o Amon-Ra disse, você faz animando o valor de U ou V Offset no menu Coordinates do Noise. Dependendo da posição que colocar a água, vai usar o U ou o V, é só arrastar estes valores que você verá o mapa se movendo. Abraços
Amon-Ra (Henrique) valeu pela dica, inclusive gostaria de dizer que os tutoriais da comunidade TresD1 são imensamente exemplares, tanto para iniciantes quanto para experientes, mas ainda não resolveu o meu problema. (André, deixei o site ligado e tive que sair por umas horas, inclusive com esta página de resposta ligada, enquanto isso você incluíu uma resposta para a minha pergunta, valeu mesmo pois é exatamente o que eu estou fazendo neste projeto. Veja a explicação a seguir... eu tiver que entrar novamente no site. Ainda bem que tinha guardado uma cópia do que escreví. - só consegui postar hoje a mesagem - ) Veja bem, eu já procurei informações anteriormente para tentar criar este efeito. No trivial do max a gente pode simular o deslocar da água mudando as coordenadas do mapeamento da imagem. Isto eu fiz (o trivial que me referi). O problema é que isto é muito limitado pois tem que se selecionar o pedaço da malha que se deseja mapear seja por vétice, face, edge ou element. Então se a malha faz uma curva como no meu caso fica difícil. Este método trivial do max que descreví você pode ter uma idéia geral observando a imagem que estou postando aqui. Nos circulos você pode observar a direção das faces, assim monto vários mapas simulando a água mas diferentes na direção do movimento da água (em Coordinates no editor de mapas). No help do max eu encontrei uma explicação que quase se encaixou em minha necessidade. Nesta explicação do max diz que depois de se criar um shape (isto fica bem se quizermos mapear uma estrada na qual, por exemplo, as faixas do asfalto seguem as curvas desta estrada) você vai até o compoud objects em geometry e cria um loft a partir deste shape. Na opção mapping você liga o apply mapping e daí então o normalize. Isto faz com que o material se adapte a extensão e ao formato do loft. Isto é exatamente o que eu precisava. Mas no meu caso estou trabalhando com um mesh, o que não se encaixa com o loft. No livro chamado a Bíblia do Max 7, tem o exemplo de um rio, mas que segue esta forma de se criar com o loft. Pessoal, sem me alongar mais eu gostaria de saber aí com vocês se posso contar com a força da comunidade para resolver o meu problema. Postem-me. Abração. Israel.
Aí pessoal, alguém viu mais alguma coisa a respeito de minha pergunta? postem-me. Israel
Pessoal, São duas usinas que estou produzindo, uma delas já está pronta e estou postando umas imagens dela para a apreciação de todos. A pergunta continua em foco, ok? Abração do Israel
Oi Israel, tudo bem? Isso que você quer fazer é bem mais complicado. Porque se vai querer respeitar a direção da água perfeitamente de acordo com a forma do seu rio, terá que criar um mapa animado no Combustion com mapas de Blend para poder mesclar direito e ficar bom. Não vejo como o Loft pode resolver nesta questão, uma rua é sempre na mesma direção, não tem bifurcações e ondulações como num rio. Eu acho que apenas colocando um Noise e animando na direção oposta da barragem, deve ficar legal, até porque não será percebido a direção da água dependendo da distância da câmera. Para ficar perfeito de verdade tem que fazer com partículas e metaballs, o que tornaria o render e as viewports muito pesadas. No caso de querer simular de verdade, eu indico o programa Real Flow da Next Limit Abraços
André, valeu pela dica e vou pesquisar. Você não comentou minhas imagens, fala alguma coisa aí!?! Olha, na questão do loft eu procurei no help do max e encontrei a explicação que descreví aqui no forum. Digitando "Surface Parameters Rollout" encontra-se a explicação. No meio dela tem até um exemplo de antes e depois de normalize. Bem, falei só pra ilustrar agora. Aí André, me responde agora, como eu faço para postar os filmes que fiz desta outra usina aqui no fórum pro pessoal ver?! E outra coisa como eu poderia colaborar com a comunidade e com o site da Tres D1? Estamos aí para ajudar. Valeu. Israel
Oi Israel, tudo bem? Desculpe, eu não consigo ver as imagens quando estou respondendo do meu trabalho, é uma emissora de TV e são cheios de 9 horas com a net, um monte de coisa é barrada, quando estou lá as imagens não aparecem. Aqui em casa eu consigo ver numa boa, gostei muito, estão bem legais. Gostei muito do terreno e do material procedural da água suja na imagem em close. Sobre o Loft, eu conheço a opção Normalize, mas num rio só daria certo se fosse apenas um braço de rio, entende? não poderia ter aquelas bifurcações saindo vários braços de rio. Neste caso até poderia fazer com o Loft, mas um para cada braço, assim teria o mapeamento com o Normalize, mas depois teria que transformar em Poly e modelar na mão para juntar, vai dar problema no mapeamento neste ponto, então, não vale a pena neste caso. Teria várias opções, poderia renderizar uma imagem pela vista Top e usar de referência para criar mapas animados no Combustion. Se fosse modelar o rio em Poly, poderia mapear cada um separadamente e usar um mapa de Blend num canal comum a todos para mesclar as junções. Mas como é tudo na mesma direção, com leves variações, eu acho que não vale a pena, é mais fácil fazer um mapa só para tudo animado na mesma direção, não vai mudar muito o resultado e o trabalho será muito menor. Sobre colaborar com o site, eu agradeço por qualquer tipo de colaboração. Qualquer material legal que tenha criado e queira colocar na seção de materiais, qualquer textura legal que tenha criado e queira colocar na seção Texturas, ou modelos, ou até mesmo algum artigo ou tutorial escrito por você, seria o máximo da colaboração. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 367

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.