Render com qualidade de "Fotografia Digital"

Por: Paco3d  

Em: 10/09/2006 23:33

Bom, essa dúvida vem me pegando a muito tempo, gostaria de saber como eu faço pra ter um render de qualquer objeto RENDERIZADO com qualidade de uma maquina fotografica digital, falo em QUALIDADE MESMO? tipo aquels render's do filme "carros". Acho que envolve muita coisa, uma delas é iluminação! Estou certo? alguem poderia me dizer? um grande abraço!
1 Imagen vale por 1000 palavras!!!
Olha eu não consegui entender bem a sua pergunta. Talvez a sua comparação de imagem digital com camera digital estaja um tanto erronea. Pois ima imagem feita com uma camera digtal vai depender de vairios aspectos para ter qualidade ou não, tais como quantidade de mega pixels da máquina, a compactação que vc vai usar na sua mãquina antes de bater a foto... Se vc usou essa referência apenas pelo fato da imagem ser "digital", não precisaria te-lo usado pois qualquer imagem gerado no pc é digital, se vc pegar uma foto impressa e scanear ela passa a ser digital. Agora quanto a qualidade do render como no caso do filme carros, se deve a muitos fatores. Um deles é o Renderizador utilizado pela pixar o RenderMan. O outro é a mão de obra altamente qualificada que eles tem lá, de nada adianta vc ter o render man e não saber o que fazer com ele. É como eu sempre digo, não existe ainda um software que solucione os problemas para a gente, se não soubermos o que fazer com ele não adianta nada. A pixar lançou uma versão comercial do render man a pouco tempo mas por enquanto ela esta disponivel apenas para maia. Mas falando em renderizador e max, nós temos o melhor do mercado que é o Mental ray. E para criar imagens de qualidade nele depende única e exclusivamente do usuário que além de ter um bom conhecimento de max e de mental tem que ter uma ótima noção de estética, pq como falei os softwares ainda não solucionam nada.
Oi Paco3d, tudo bem? Se eu entendi bem, a resposta é bem simples, depende puramente de conhecimento e experiência com 3D. Para conseguir obter imagens realistas em qualquer programa 3D basta conhecer muito bem todos os conceitos e recursos que ele oferece. Isso depende desde a modelagem até a configuração do render final, passando por texturização, criação de materiais reais e iluminação. Você pode obter imagens realistas com qualquer render do 3ds max, até com o render padrão usando o sistema de Radiosity ou o Light Tracer. Todos os principais renderizadores para o 3ds max permitem chegar num resultado realista, mas para isso tem que dominar bem o render. O 3ds max tem vários plug-ins de render, os principais são V-Ray, Brazil Render e Final Render. A partir do Max 6 o melhor render do mercado vem junto com o 3ds max, é o Mental Ray, aqui mesmo na Três D1 você encontra artigos, tutoriais e grupos de estudo sobre ele. Por fim, gostaria de esclarecer o lance do Renderman. Ele já foi lançado comercialmente faz muitos anos, 12 anos se não me engano, ele é da mesma época do Mental Ray. O que foi lançado recentemente é o Renderman Server. O Renderman está na versão 11 se não me engano e tem conexão com o 3ds max há muitos anos, bem antes da conexão com o Mental Ray. Antes era feito com o plug-in Maxman da Animalogic, mas ele parou de ser fabricado, agora tem o plug-in PaxRendus, que faz essa conexão. Mas é uma conexão limitada, da mesma forma que era a conexão do Mental Ray com o Max entre o Max 3 e 5. Não aceita todos os Shaders e recursos do Renderman. O Maya apenas tem uma conexão mais robusta com ele. Renderman e Mental Ray são os dois melhores e mais robustos renders do mundo, o que um faz o outro também faz, apenas os novos renderizadores que são mais limitados e não tem as mesmas possibilidades destes dois. Abraços
Tudo depende do artista, a ferramenta que ele usa é o meio e só não pode limita-lo. Usar renderizadores que usam Global Illumination, Sub Surface Scatering, Caustics e etc, é apenas uma maneira mais facil de chegar a um resultado realista. Na verdade nem sempre o que idealizamos visualmente é o real. No filme Monstros S/A e Shrek nao usaram GI. Os "iluminadares" usaram as luzes como se tivesem pintando um quadro, isso quer dizer que não é o renderizador q calcula pra ele onde va luz vai rebater, ele faz na "mão" esse processo. Dai a diferença da qualidade dos profissionais, sabendo usar bem a ferramenta pode-se chegar onde quizer. O André tá certo : É um conjunto de fatores que fazem com que uma imagem fique realista, a mais importante delas é o artista que está fazendo a cena. Todo grande estudio (Pixar, PDi, Blue Sky e etc) tem seu dep. de desenvolvimento, para criar novas ferramentas , personalizadas, pras suas necessidades. No caso do renderman, a versào comercial não é a mesma usada na Pixar, a deles é muiiiittto mais completa, isso faz a diferença deles pra outros estudios. Nao existe isso de vc comprar o software q fez o senhor dos aneis por exemplo, o maya q vc compra na caixa é de longe muiiittto diferente do que a weta digital usa, e porai vai. Bom, boa sorte ! 8:)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 360

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.