Oi Paco3d, tudo bem?
Se eu entendi bem, a resposta é bem simples, depende puramente de conhecimento e experiência com 3D.
Para conseguir obter imagens realistas em qualquer programa 3D basta conhecer muito bem todos os conceitos e recursos que ele oferece.
Isso depende desde a modelagem até a configuração do render final, passando por texturização, criação de materiais reais e iluminação.
Você pode obter imagens realistas com qualquer render do 3ds max, até com o render padrão usando o sistema de Radiosity ou o Light Tracer.
Todos os principais renderizadores para o 3ds max permitem chegar num resultado realista, mas para isso tem que dominar bem o render.
O 3ds max tem vários plug-ins de render, os principais são V-Ray, Brazil Render e Final Render.
A partir do Max 6 o melhor render do mercado vem junto com o 3ds max, é o Mental Ray, aqui mesmo na Três D1 você encontra artigos, tutoriais e grupos de estudo sobre ele.
Por fim, gostaria de esclarecer o lance do Renderman.
Ele já foi lançado comercialmente faz muitos anos, 12 anos se não me engano, ele é da mesma época do Mental Ray.
O que foi lançado recentemente é o Renderman Server.
O Renderman está na versão 11 se não me engano e tem conexão com o 3ds max há muitos anos, bem antes da conexão com o Mental Ray.
Antes era feito com o plug-in Maxman da Animalogic, mas ele parou de ser fabricado, agora tem o plug-in PaxRendus, que faz essa conexão.
Mas é uma conexão limitada, da mesma forma que era a conexão do Mental Ray com o Max entre o Max 3 e 5.
Não aceita todos os Shaders e recursos do Renderman.
O Maya apenas tem uma conexão mais robusta com ele.
Renderman e Mental Ray são os dois melhores e mais robustos renders do mundo, o que um faz o outro também faz, apenas os novos renderizadores que são mais limitados e não tem as mesmas possibilidades destes dois.
Abraços