Técnicas de modelagem

Por: FLY666  

Em: 11/09/2006 16:26

Olá pessoal. Sou novo na área 3d e estou fazendo um curso de max na azmt de longa duração. Estou gostando muito do curso, mas o problema é que é somente uma vez por semana. O que torna um pouco difícil o entendimento já que as dúvidas surgem depois e tenho q esperar uma semana pra tirá-las. Estou mergulhando de cabeça nos estudos sobre o 3d e rodo a net em busca de conhecimento, em especial as técnicas de modelagem (orgânica ou não). Não sei se é pq sou burro ou simplesmente ainda não tenho talento, mas o lance é que não consigo entender os tutoriais direito. Eu não saco quase nada sobre as técnicas de modelagem. Gostaria de saber a opnião de vcs, por onde devo começar, o que devo estudar mais, se há algum material de estudo que não seja tutorial ensinando a fazer um copo, ou um rato, etc... pq na verdade os tutoriais são muito bons mas são limitados... mas devo reconhecer que aprendi muito com eles. O que eu kero na verdade é algo ensinando a raiz dos problemas como por exemplo a manipulação das edges que são muito complicadas: qnd devo usar o cut, como devo fazer edge loops e pq... essas coisas. Eu ainda não tenho essa visão. Desculpem o texto grande, é que eu preciso expressar melhor o que eu kero. Vcs podem me ajudar? Desde já agradeço a atenção, a paciência e aguardo resposta.
Olá FLY666, tudo bem? A Modelagem Orgânica não é complicado, porém é trabalhoso todo o processo de modelagem, principalmente o de personagens humanos. A sua dificuldade existe porque você ainda está aprendendo a trabalhar com o 3Ds MAX. Já que você gostaria de saber quando e porque utilizar os vértices, edges e polígonos de uma malha, irei te passar os links diretos de tutoriais aqui da 3D1. 3ds max avançado - Editable Mesh Vertex http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15242 3ds max avançado - Editable Mesh Edge http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15240 3ds max avançado - Editable Mesh Poly/Face http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15241 O ideal é você procurar estudar mais, porque a prática leva a perfeição. Mesmo que você não goste ou não tenha costume de seguir tutoriais, eles são de grande ajuda em vários momentos. Minha sugestão: estude estes tutoriais listados acima e qualquer dúvida que você ainda tiver, poste aqui no fórum que todos terão o prazer em lhe ajudar!
Sergio Feitosa
Ae Feitosa, valew pela força... vou procurar fazer um melhor proveito dos tutos... vou treinar mais... vlw
Oi Fly, tudo bem? É normal se sentir perdido no começo. Uma coisa que eu me lembro bem quando estava iniciando, era a sensação de ver a malha ao contrário, não sei se acontece com todo mundo, mas as vezes eu sentia que a malha estava ao contrário, depois de girar um pouco a Viewport mas ainda na mesma posição, o olho voltava ao normal e percebia a malha certa, era muito estranho. :) Hoje não acontece mais, sempre vejo a malha com o volume certo, é questão de treinar o olho. O Max oferece muitas ferramentas, é normal não saber qual usar no princípio, com um pouco de treino vomeça a ficar melhor. Se em vez de pegar tutoriais para modelar corpos completos, você pegar tutoriais como os que o Feitosa te indicou, que explicam as ferramentas e não como modelar, depois fica fácil acompanhar tutoriais de modelagem e em pouco tempo não precisa mais de tutoriais de modelagem, modela o que quiser. Quem aprende em tutorial de modelagem sente necessidade de tutoriais para tudo que for modelar, o importante é conhecer as ferramentas que editam a malha e como a malha se comporta, com isso você modela o que quiser. Estude os comandos de Edit Mesh e faça modelos simples com eles, editando um Box para transformar num Mouse por exemplo. Depois, estude os comandos de Edit Poly e faça o mesmo, brinque modelando objetos simples. É isso que você precisa. Abraços
Ae André.... valew pela força... Eu realmente me sinto perdido... eu até sei usar as ferramentas e sei pra q elas servem... mas na hora da criação é q vem o problema... o q falta pra mim é criatividade... mas tô caminhando pra isso... Valew pelos coments...
só complementando o que o andré disse, eu tb penso que é de suma importância conhecer profundamente as ferramentas do programa, porque são elas que vão te colocar nas mãos o poder de fazer qualquer coisa que quiser. mas não adianta se enterrar simplesmente em tutoriais de ferramentas, tem que fazer como o andré disse, aprender a técnica e praticar com alguma coisa simples, tem que ser simples porque tudo na vida qwuando a gente começa complicado demais acaba desistindo e se frustrando. a complexidade das suas modelagens evoluirá conforme for agregando novas técnicas. outra coisa, vc tem que procurar alguma área em que tenha interesse, 3d tem uma enorme gama de aplicações, como cinema, arquitetura, publicidade, entre outras, escolha sua área e vai fundo :) abração e boa sorte nos seus estudos
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
São pessoas como André Vieira que ajudam muitas pessoas, aconselho você dar uma olhadinha na sessão de tutos deste site como foi dito, outra coisa é não duvidar de sua capacidade cara, todo mundo é capaz, basta força de vontade, show de bola!!!
\"Knowledge is Power!!!.\"\"A arte é mental\" - Leonardo Da Vinci.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 369

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.