Ol

Por: Susana Real  

Em: 14/09/2006 09:10

Olá! Sou nova neste fórum. Tenho visto os vossos trabalhos e acho-os óptimos. Há uns dias ouvi falar no Mental Ray e no V-Ray e fiquei com imensa vontade de puder usar! :P Sempre usei o 3d Studio Max e nunca tinha ouvido falar nesses plug-in. Gostava que me pudessem dar dicas para poder começar a trabalhar! Já agora se puderem gostava que me explicassem a diferença entre o V-Ray e Mental Ray. Já entendi como funcionam os plug-in mas será que consigo obter bons resultados rapidamente?A parte mais díficil do 3Dstudio é a iluminação :? Deixo aqui o link de alguns trabalhos meus, infelizmente sem nenhum plug-in.. :oops: http://www.designreal.blogspot.com/ Deixem as vossas críticas! Obrigado ;)
Seja benvinda Susana Eu não sei qual a versão que você utiliza do 3DSMax, mas o MentalRay já vem incorporado desde a versão 6, e na verdade é um programa que roda dentro do Max, já o Vray é um plugin. Os dois são renderizadores GI (Global Ilumination), ou seja, simulam o comportamento da luz no mundo real. As diferenças entre os dois são grandes, mas basicamente eles fazem as mesmas coisas. O MentalRay é provavelmente o melhor render de todos, tem uma possibilidade muito grande de criação de shaders, mas em compensação a sua curva de aprendizado é muito grande. O Vray é um líder de mercado na área de arquitetura, tem uma boa possibilidade de criação de shaders, e sua curva de aprendizado é relativamente menor que do MentalRay. A tentação de usar renders GI é muito grande, mas também é uma unanimidade entre os usuários de programas que aprender a trabalhar bem com o render padrão de dá um conhecimento mais profundo, que no futura irá te auxiliar em muito na compreensão de um render GI. Aqui mesmo no fórum tem um usuário chamado Samuel Maciel que eu considero um mestre numa técnica conhecida como fake, ele utiliza o render padrão do max e produz imagens belíssimas. Além desses dois renders GI existem outros no mercado (BrazilRender, FinalRender, Maxwell, etc). Se você procurar aqui no fórum vai encontrar tutoriais de Vray e MentalRay, este último tem ótimos tutoriais produzidos pelo criador do site, o André Vieira. A concepção dos teus ambientes estão boas, você precisa melhorar as texturas e a iluminação, mas isso basta estudar bastante que você melhora. É isso aí, estude e pesquise bastante, só depende do seu interesse. Boa sorte.
Ola susana seja muito bem vinda a nossa comunidade. Vi seus trabalhos no site, mas se vc começar a usar o VR, irão fica muito melhores em termos de qualidade. Mas fica tranquila que aqui ta cheio de gente boa pra te ajudar. Abraço!!!
Aceitar críticas constroi!!!
Olá novamente!! Obrigado por me ajudarem. Estou completamente ás escuras neste tema e vou ter de estudar um pouco. Na faculdade nunca tinha ouvido falar nisto, normalmente a turma usava muito era o rhinoceros, programa que voçês devem conhecer de certeza. A versão do 3D studio Max que tenho em casa é o 8, penso que deve ser o mais recente. Pelo que percebi o Mental Ray vem encorporado no CD. Ontem estive a ver uns vídeos neste fórum explicativos do Mental Ray e se for como estão a dizer basta ir lá e seleccionar o render para Mental Ray. Certo? Vou mesmo ter de voltar a ver isso. Obrigado aos dois pela força ;)
Olá, Suzana Real! Seja bem vinda ao Fórum! A versão mais atual do Max por enquanto é a 8, pois já está sendo lançado a versão 9! Sobre o Mental Ray, ele já vem com o Max e é um ótimo render profissional, e é muito usado no mundo virtual! Abraço!!
Bom dia susana, bem vinda ao fórum! Sua página deu erro interno 500 pra mim, uma pena. O servidor deve estar falhando. Seu Max é a ultima versão.. Já se fala muito no max 9, mas ele não saiu ainda.. Mas ja se sabe que terá versão 64 bits entre muitas outras novidades.. Quando se trata de plug-ins tipo: Mental Ray (chamado mtas vezes só de MR), V-Ray, Brazil, Maxwell, Final Render, Final Toon, Swift 3D, Amaretto, enfim.. têm bem mais nessa lista.. Agente não chama muito de plug-in. Agente chama de "Renders" pq são geradores de imagem. O rhinocerus, é um programa mais voltado pra design industrial e engenharia. É chamado de programa Nurbs. Pq usa muito superfície.. E agente não tem contato com os polígonos.. enfim as faces do objeto. O max trabalha com Nurbs (não tão bem quando o Rhinocerus) mas é fortíssimo com Polígonos. O Max é um programa mais artístico. Qualquer designer industrial.. ou até engenheiro pode fazer seus objetos no max.. Mas tenque lembrar q nunca vai poder pensar de forma matemática no modelo. Até da pra saber largura e coisas desse tipo. Mas é dificil pegar o volume correto. E ele realmente é feito pra Vídeo.. e não pra projetos. Por isso que é o mais compatível com Renders. O rhinocerus tmb têm um render, chamado Flamingo. São renders de radiocidade, ou seja.. eles levam em conta o ambiente em volta do objeto, na hora de mostrar o objeto. Assim um objeto branco do lado de uma parede vermelha, vai ficar meio avermelhado no lado que está direcionado a parede. Usando o Mental Ray (ele vem dentro do MAx, desde a versão 6 do max) -------------------- Pois bem.. Dentro do Max, pressione "F10". Procure por "Assign Render" que está dentro de "Common" Em production, clique nos três pontinhos.. selecione "mental ray render" e de ok.. Agora só clicar no botão "render" ali embaixo.. ou aperta F9. ------------------ Mental Ray requer mais conhecimento.. Muito mais na verdade.. É um dos renders mais "sensíveis" e possíveis de alteração. E requer muito conhecimento de materiais, iluminação.. Opções no render.. Enfim.. Pra se conseguir uma imagem de "foto".. mas com certeza ta na lista dos melhores (jamais pergunte qual é o melhor, pq cada 1 defende seu peixe). O Vray não vem no max.. tenques baixar ele.. E instalar.. Para selecionar ele depois de instalado. É no mesmo lugar (assign render) q vc escolheu o mental ray. Ele vai aparecer naquela lista após instalado. Seja Bem-vinda ao fórum.. Poste suas imagens na seção Imagens dos Leitores, se quiseres ajuda em melhorar qualquer aspecto delas.. Eu infelizmente não consegui acessar o site. Bons estudos!
Bom dia! Que técnica é essa conhecida como fake? Amon Ra Muito obrigado pelas explicações dadas sobre o Mental Ray e o Rhino! Em relação ao meu blog, acho estranho não dar, ainda agora lá estive, mas tens de se dar um desconto, deve ser por ser de manhã! :lol: Durante a minha licenciatura em Design Industral, sempre usei o AutoCad. O Rhino tem muitas facilidades que o AutoCad não têm. É mais intuitivo e não é tão complexo. Por outro lado pelo que entendi o rhino também gera algumas complicações. Durante a licenciatura, fiz estudos de prototipagem numa faculdade de engenharia e durante a prototipagem, reparei que os ficheiros do rhino davam mais complicações com a maquinaria... sempre tive curiosidade em usar esse sistema tipo de programa de nurbs e ultimamente tenho pensado explorar o 3Dstudio. Os renders em rhino eram bons, mas fiquei sempre com a ideia que no 3D studio eles ficavam mais bonitos... Agora em relação à renderização, acho que o 3D studio é bem complicado na parte de iluminação. Eu pelo menos perco imenso tempo com isso :? Com o Mental Ray fiquei com a ideia que seria mais rápida a renderização e a qualidade superior. Vou começar a fazer uns apontamentos sobre esta matéria e ainda hoje vou seguir os passos que me deste para usar o Mental Ray. Quanto à qualidade das imagens "foto" que falaste, para mim são relativas. Apartir de um certo nível, são quase todas muito boas :) Tenta novamente entrar no meu blog, se não for possível coloco os renders na Imagem dos leitores. Mais uma vez, obrigado!!
Ola Susana! Agora sim, consegui acessar.. As imagens tão muito boas.. E realmente o que falta é só um bom render. Procure estudar e ler.. procurar, a respeito de "GI" (Global Illumination, ou iluminação Global) Fake é justamente simular o GI, em um render que não está com o GI ligado. Gi é uma opção do Render.. Fake, você trabalha com dezenas de luzes na cena, e é uma técnica muito complicada, mas dá um render mais rapido.. Realmente o Mental ray é muito rápido em diversas situações, e o render é superior ao Standart do Max, sem a menor sombra de dúvidas. Mas o standart do max com a técnica Fake (lembre q Fake é uma técnica) fica muito convincente também.. Bom dê uma lida no Grupo de Estudos do Mental Ray, aqui da 3D1, e na seção artigos enfim.. Busque aqui mesmo no site informações sobre GI (Global Illumination) é o que o seu trabalho precisa pra dar um UP. Abraços!
Oi Susana, tudo bem? Seja bem vinda ao nosso fórum, espero que goste e que participe bastante. Por acaso você é portuguesa? A 3D1 tem bastante acesso de portugal, dá para perceber pela forma que vocês escrevem. :) Sobre os renderizadores profissionais, pelo que vi nas suas imagem, concordo plenamente com o Amon-Ra, você só precisa estudar um render destes para aumentar muito a qualidade das suas imagens, permitindo chegar ao fotorealismo, porque dominar a criação no programa, certamente você já domina. Agora, não aprende a usar um render destes em pouco tempo, leva de 6 meses a um ano para começar a se sentir a vontade. Mas vale muito a pena. E o tempo de render será muito maior do que o que você está acostumada no render padrão. Porque o cálculo destes recursos modernos de iluminação leva um bom tempo, coisas que você renderiza em minutos hoje, vai levar horas, só que hoje fica com cara de 3D do século passado e com um render deste ficará uma foto real. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 364

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.