Como usar um shader para Mental Ray?

Por: 13design  

Em: 18/09/2006 13:20

Olá pessoal, Não sei se estou postando a mensagem no local correto, mas vamos lá. Estou entrando recentemente em contato com o MENTAL RAY e baixei alguns shaders interessantes do próprio site 3d1. Pois bem, estou com dificuldades em fazer o shader se transformar em realidade na minha cena. Há algum tutorial explicando o procedimento para usar o shader? Eu instalei o shader "deriver", por exemplo, mas por não saber usá-lo, na renderização o objeto fica preto!
Oi 13design, tudo bem? Os Shaders do Mental Ray são componentes que precisam ser montados para criar o que deseja. Igual acontece com os mapas procedurais do 3ds max, é quase a mesma coisa. Se você está iniciando nos estudos do Mental Ray, eu sugiro que primeiro aprenda a compor com os Shaders que acompanham o 3ds max, para só depois tentar compor com Shaders de terceiros, porque depende de uma boa experiência com o render. Cada Shader funciona de uma forma e tem uma utilidade, com uma certa prática você consegue usar com facilidade, igual acontece com plug-ins free do Max, mas quando está no início dos estudos, é difícil usar plug-ins free, apesar de serem simples. O Deriver não faz aquele reflexo anisotrópico sozinho, ele deve ser usado em conjunto com o Reflection Utility, como esta explicado no texto que acompanha o Deriver no site. Porque o Deriver apenas define o azimut da reflexão, que permite criar o reflexo anisotrópico, mas quem faz refletir mesmo é o Reflection Utility, sem ele o Shader tem o azimut do reflexo, mas não tem o reflexo, entende? Teste primeiro o Reflection Utility, sabendo usar ele fica mais fácil de usar junto com o Deriver. Abraços
Oi André, tudo bem sim e obrigado pelas respostas. Pois é... eu entendi que o deriver não faz aquele reflexo anisotrópico sozinho, e que deve ser usado em conjunto com o Reflection Utility. Só que talvez por ser assunto "novo", estou perdido até mesmo em saber como deve ser este "usado em conjunto". Mas tudo bem. Vou retroceder um pouco aqui nesse assunto e estudar melhor os princípios do mental ray para tentar uma hora conseguir usar o Deriver/Reflection Utility! Abraço.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 407

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.