Baixar modelos 3d

Por: martahp  

Em: 18/09/2006 14:51

Olá! Sou iniciante no mundo 3d max e preciso de sua ajuda! Fui baixar os modelos 3d gratuitos q o site oferece e embora tenha seguido suas instruções ( baixar 3ds pelo import, por ex.) não deu certo. O arquivo ficou gigantesto em relação a minha cena criada. Eu tenho o 3d max 7, o que eu estou fazendo errado? A maioria dos arquivos 3ds q eu tento baixar da internet não dão certo. Será q vc poderia me orientar? Grata, Marta
Olá martahp, tudo bem? Seja muito bem vinda ao fórum. O que acontece no seu caso é que o arquivo 3DS foi desenvolvido em escala de tamanho diferente da sua cena, com isso eles ficarão em tamanhos diferentes mesmo. Para arrumar isso, basta você selecionar os objetos do 3DS e diminuir o seu tamanho com a ferramenta Select And Uniform Scale.
Sergio Feitosa
OI Marta, tudo bem? Você deve estar muito acostumada com o AutoCAD né? Esse espanto é bem comum em usuários de AutoCAD quando passam a usar o Max. O Max é um programa artístico, não é bom com medidas e não é muito adequado trabalhar com medidas precisas nele, porque ele não oferece muitos recursos para isso. No Cad as coisas são feitas todas sobre medida, no Max não, é tudo feito no olho, de forma artística, apenas respeitando as proporções. Vai ser raro encontrar modelos já na escala que estiver usando, até porque você pode trabalhar com muitas escalas diferentes no programa. O normal é que as pessoas modelem os objetos de acordo com o tamanho padrão do "Mundo" do 3ds max, que é 13 vezes maior do que a escala real. Portanto, tudo que importar vai estar imenso se está com seu projeto em escala real. Na verdade não é muito boa idéia trabalhar com o projeto em escala real no Max, vai encontrar diversos problemas que não aconteceriam se o projeto fosse escalonado para ficar compatível com o tamanho padrão de mundo do Max. Abraços