Baixar modelos 3d

Por: martahp  

Em: 18/09/2006 14:51

Olá! Sou iniciante no mundo 3d max e preciso de sua ajuda! Fui baixar os modelos 3d gratuitos q o site oferece e embora tenha seguido suas instruções ( baixar 3ds pelo import, por ex.) não deu certo. O arquivo ficou gigantesto em relação a minha cena criada. Eu tenho o 3d max 7, o que eu estou fazendo errado? A maioria dos arquivos 3ds q eu tento baixar da internet não dão certo. Será q vc poderia me orientar? Grata, Marta
Olá martahp, tudo bem? Seja muito bem vinda ao fórum. O que acontece no seu caso é que o arquivo 3DS foi desenvolvido em escala de tamanho diferente da sua cena, com isso eles ficarão em tamanhos diferentes mesmo. Para arrumar isso, basta você selecionar os objetos do 3DS e diminuir o seu tamanho com a ferramenta Select And Uniform Scale.
Sergio Feitosa
OI Marta, tudo bem? Você deve estar muito acostumada com o AutoCAD né? Esse espanto é bem comum em usuários de AutoCAD quando passam a usar o Max. O Max é um programa artístico, não é bom com medidas e não é muito adequado trabalhar com medidas precisas nele, porque ele não oferece muitos recursos para isso. No Cad as coisas são feitas todas sobre medida, no Max não, é tudo feito no olho, de forma artística, apenas respeitando as proporções. Vai ser raro encontrar modelos já na escala que estiver usando, até porque você pode trabalhar com muitas escalas diferentes no programa. O normal é que as pessoas modelem os objetos de acordo com o tamanho padrão do "Mundo" do 3ds max, que é 13 vezes maior do que a escala real. Portanto, tudo que importar vai estar imenso se está com seu projeto em escala real. Na verdade não é muito boa idéia trabalhar com o projeto em escala real no Max, vai encontrar diversos problemas que não aconteceriam se o projeto fosse escalonado para ficar compatível com o tamanho padrão de mundo do Max. Abraços
Bom dia André! Obrigada pela sua ajuda e pelas dicas. Realmente estou acostumada com ao autocad e agora resolvi me "aventurar" no 3d max. Só que eu vou ter que aprender de qualquer jeito pois estou fazendo trabalhos para uma empresa de montagem de stands em feiras e agora eles querem q eu faça tudo em 3d max. Eu comprei o livro Guia Autorizado Discreet e estou estudando por ele. Confesso que estou apanhando bastante, mas até que estou conseguindo alguns avanços. Vou tentar esquecer um pouco o autocad e começas a modelar tudo no 3d max pra ver se dá certo. Um abraço, Marta
Oi bom dia martahp. Eu trabalho em empresa de stand e trabalho direto no max tive quer fazer todo o meu material e encontrar uma escala que se adapta aos projetos como eu trabalho com medidas. Já o meu colega de trabalho ele trabalho no autocad e exporta para o max para trabalha, texturas, luzis cameras etc. Fazer toda arte final. Bem seja bem vinda ao mundo max
Olá a todos! Faz muito tempo que participo do site como visitante. Então resolvi me registrar. As vezes fico impressionado com o nível do site. Acho muito completo, e venho utilizando os tutoriais sempre. Sou iniciante em 3D também e venho do aiuto cad e tenho os mesmos defeitos da Marta. Gostaria que respondessem a 2ª pergunta dela que também é uma dúvida minha: Porque as vezes qdo importamos um arquivo (3DS ou Max) para uma cena e ele fica com um tamanho maior. Já aconteceu comigo de utlizar um arquivo 3DS com 300 K e qdo coloco na cena ele fica com + de 1MB.
Weberton
Oi Marta, tudo bem? Quem tem muito costume com o AutoCAD encontra mais dificuldade para usar o Max do que uma pessoa que nunca fez nada em 3D. Porque o AutoCAD é um programa que acaba virando uma extensão da pessoa, chega uma hora que o processo fica tão mecânico que você pode desenhar uma planta assistindo TV. Esse hábito com o sistema do AutoCAD vai dificultar sua vida na modelagem no Max. Principalmente porque o Max não é bom com medidas, não é um programa de CAD, não foi feito para modelar projetos e não oferece as facilidades que qualquer sistema de CAD oferece. Bem por isso eu acho que o mais apropriado e o mais seguro tecnicamente é modelar num programa de CAD e usar o Max apenas para texturizar, iluminar e renderizar, porque nisso ele é muito bom. Não que o Max não seja bom em modelagem, muito pelo contrário, ele é ótimo, mas não para modelagem técnica que envolve medidas, em qualquer programa de CAD você fará melhor e mais rápido. Se conhece bem o AutoCAD, porque não modela a alvenaria da maquete 3D diretamente nele e depois exporta para o Max, onde vai colocar móveis, decoração, paisagismo, texturizar e renderizar. O AutoCAD tem integração total com o Max, você pode até fazer modificações no projeto do AutoCAD e se refletirem em tempo real no modelo dentro do Max sem perder texturas nem nada. É uma mão na roda para quem trabalha com projeto, fizeram justamente para facilitar a vida de quem trabalha no AutoCAD e precisa de imagem realista do projeto feita no Max, pois eles sabem que o Max não é adequado para a parte da modelagem do projeto. De qualquer forma, gostaria de dar uma outra dica. Você conhece o programa Rhinoceros 3D da Mcneel? Eu acho que vale a pena você testar. Quem conhece bem o AutoCAD sai trabalhando no Rhino no mesmo dia, ele é um super programa de CAD, vai oferecer todas as facilidades com medidas que o AutoCAD oferece e dispõe de um sistema de modelagem muito robusto e aprimorado. Com certeza absoluta você vai se sentir mais a vontade para modelar nele do que no Max, e vai aprender a modelar no Rhino muito tempo antes de dominar modelagem no Max. Te garanto. Sobre a pergunta do Weberton. A marta tinha falado do tamanho do objeto em relação a escala, não em relação aos MBs do arquivo. Mas não se preocupe com isso não, é normal, cada modelo que coloca o arquivo ficará maior, se o modelo for muito detalhado, ficará um arquivo bem grande mesmo. Abraços
como faço para inserir um veículo em uma cena já parcialmente concluida no 3 D MAX
"rubens moreira" disse: como faço para inserir um veículo em uma cena já parcialmente concluida no 3 D MAX
Menu File/Merge...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 485

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.