Dúvidas a respeito do 3DS Max

Por: a.giardino  

Em: 27/09/2006 17:30

:?: Sou iniciante no 3DS Max e tenho várias dúvidas: 1. Ao aplicar uma textura, tijolo por exemplo, quando utilizo o mapeamento UVW Map e altero valores de U Tile, meu objeto fica com a textura marcada na divisão, ou seja, ao colocar o valor 5 em U Tile, minha textura fica com 5 visíveis divisões. Como solucionar, para que fique sem divisõa alguma? 2. Ao inserir um arquivo em outro, este arquivo inserido fica com tamanho desproporcional no outro. Existe algum comando, exceto o "scale", onde os arquivos são inseridos na mesma escala? 3. Como transformar linhas diversas em Spline, para depois aplicar o comando "extrude"? 4. Como desenhar linhas com medidas exatas? :?:
Alberto Giardino
resposta 1- isso é normal, o que vc tem que fazer é utilizar uma textura que seja ladrilhável, ou seja, ao modificar os parâmetros de uvw as divisões fiquem imperceptíveis. Experimenta a textura tile do próprio max resposta 2- Qual o problema de se utilizar o scale? Acostume-se com ele, pq vc vai utilizá-lo muito no max resposta3- Talvez seja isso que vc queira: clique com o botao direito do mouse sobre a linha > convert to> editable spline. Ela se torna editável, em todo caso dá uma olhada nos tutoriais da 3d1 resposta4- O max não é um programa de precisão, é um programa de demonstração. Se vc precisa relamente de precisão, utilize o Auto Cad ou o Rhinoceros, por exemplo. No max, o q vale na maioria das vezes é o bom senso capiche? falow :(:(
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
Antes de mais nada, agradeço as suas respostas. Só mais uma pergunta: Para se obter precisão, necessito desenhar no Auto Cad e inserir no 3DS Max, certo? Como inserir os arquivos do Auto Cad na mesma proporção do 33DS Max?
Alberto Giardino
Agora q vi q vc é meu chará hehe O max tem o seu sistema de medidas, que vc pode ajustar para metros, cm, mm, km... mas aprendi aqui no forum que essas mudanças podem acarretar em futuras dores de cabeça quando vc for iluminar a cena. Uma precisão milimétrica só é necessária se vc for utilizar o modelo em sistemas CAD, onde uma ferramenta, por exemplo, uma frezadora, seguirá as medidas do modelo que vc fez, caso contrário, o que é o nosso caso, o olhômetro funciona muito bem. A maneira mais precisa de se modelar no max é utilizando os blueprints, que é aplicar as vistas de um desenho técnico com textura em um plano nas respectivas vistas (viewports) do max. Daí vc segue a modelagem com referência no desenho técnico, mas sem campos de medidas, como tem no CAD. Você pode até importar do Cad para o max, com ambos os programas em escala de metros, por exemplo, talvez não precise mexer com a escala. Mas vamos supor que vc esteja modelando um apartamento no cad, e importe o modelo para o max. Na hora de humanizar o apartamento vc vai precisar mobiliá-lo, inserir uma porçao de objetos. Vai modelár esses objetos no Cad também? Baita trampo hein. Seria, acredito eu a única maneira de não mexer com a escala - modelando a cena inteira no Cad. Porém o cad não chega perto do max em termos de modelagem, principalmente orgânicas. Ou seja, veja o problemão que vc tá arrumando só por queer as coisas milimetricamene certas. Pese aí e veja se realmente compensa. O scale não irá deformar o seu objeto, tudo ficará na proporção, basta vc ter uma noção de espaço e dimensionar esse objeto com o tamanho do resto que vc modelou. Não tem erro cara.... todo mundo usa, e vc, olhando as imagens por aí, nem percebe.
Entendi perfeitamente o que falou. Ocorre que sou arquiteto, usuário constante do Auto Cad e, pretendo aprender o 3DS Max, para poder oferecer aos meus clientes uma visão geral de como ficará determinado projeto de casa, prédio, etc, dando-lhes uma perfeita visão em perspectiva, pois vários deles não sabem ver uma planta e não conseguem ver seus projetos prontos. Então, a minha idéia é trabalhar o projeto no Auto Cad, que proporciona medidas exatas e, depois, fazer a perspectiva de sua fachada e/ou quartos e cômodos, para que consigam enxergar exatamente como ficará seu projeto, quando pronto. Daí a minha preocupação com estes detalhes de medidas certas, cópias à distancias exatas, importação do Auto Cad para o 3DS Max, etc. Será que o programa mais apropriado para isso não é o 3DS Max e sim algum outro?... Abraço,
Alberto Giardino
Então, como dito anteriormente, só possuo os desenhos em medidas exatas, na escala métrica. Não tem como eu usar outro sistema de medidas. Como colocar dimensões em outro sistema? Não vejo outra solução, senão utilizar o sistema métrico nos grids, para conseguir desenhar as minhas cenas, concorda? Abraço,
Alberto Giardino
Em primeiro lugar, seja bem vindo ao fórum da 3d1 amigo Giardino. O q o amigo raposo está tentando dizer é que vale muito a pena fazer um modelo aproximado do real em escala padrão do max baseado no seu modelo de CAD. Realmente, isso economiza muito tempo e o resultado final será o mesmo. Claro q é altamente recomendável importar a planta do CAD, porém p/ quem ainda não entende como funciona o sistema de unidades do Max isso pode dar uma tremenda dor de cabeça. O scale é muito usado em todos os casos, é claro q vc tem q saber oq está fazendo, senão ocorrerão desproporcionalidades. e não é recomendavel mudar o sistema de unidades do Max, por que na hr de setar a iluminação do render final vc vai quebrar a cara... ehehhehehe Enfim, recomendo que vocÊ tente se acostumar com o sistema de unidades padrão e entenda as proporções desse sistema com o do AutoCAD, essa é a chave p/ importar as plantas e usar os modelos do MAx p/ seus renders finais. porém digo-lhe q é muito mais prático fazer no max com base na planta feita no CAD, fazendo conversões simples. Como 100 unidades do max = 1 metro ( a q eu uso de cabeça, sem mudar nd, é só uma medida q eu coloco na minha cabeça p/ facilitar ). espero ter esclarecido algo mais.. abraço
As medidas do imóvel em si tem sim importancia, vc pode modelar o imovel no Cad. já que mexe com ele, e importar para o max, então vc faz a humanização, textura e iluminação no max. Se vc deseja essa precisão, acho que seja a melhor maneira. Vc pode também importar o desenho da planta 2d do cad para o max e se basear nas linhas para criar o tridimensional. É o que eu costumo fazer. O arquiteto me manda a planta do imovel em autocad, eu importo a planta pro max, crio as splines em cima da planta da maneira mais fiel possível e extrudo. Quanto à parte de medidas, eu pessoalmente desisti de utilizá-las no max. Quem sabe alguma outra pessoa aqui do forum tenha uma outra maneira de fazer, q não seja igual a minha, e possa te auxiliar, vamos aguardar
No help do max mesmo tem outra maneira de fz, mais eu tb prefiro pegar só as linhas do CAD e fz as paredes no Max.. no final as medidas serão as mesmas... mais é isso, cada um faz do jeito q acha melhor.
Então, prezado amigo, conseguiram me convencer. Nada como ouvir as opiniões de quem já tem conhecimento do 3DS Max e uma certa prática. Realmente, se não tivesse sido alertado a respeito deste problema de escala e/ ou sistema métrico, eu iria quebrar a cara lá na frente e ter que retroceder em vários conceitos. Posso, então, por exemplo, considerar 1 unidade do Max = 1 metro? Como devo deixar configurado os meus grids? Agradeço a dica. Abraço, Alberto.
Alberto Giardino

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 321

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.