Dúvidas a respeito do 3DS Max

Por: a.giardino  

Em: 27/09/2006 17:30

É isso aÊ.. o lance com o Max é usar a imaginação mesmo. ahhaha
Prezados, E se eu quiser iniciar o desenho no 3DS Max, como devo deixar configurado na "Units Setup"? É preciso fazer mais algum ajuste de unidades de medida? Abraço,
Alberto Giardino
não, deixe como vem normalmente.. não é bom modificar elas, é bem melhor se adaptar a elas.
Aliás, tire o grid das viewports. Vc tendo a planta ajustada nas viewports, vc não precisa de grids. Salvo raras exceções, ele só atrapalha rs Dô risada aqui, mas tô falando sério, eu particularmente quase não uso grid, só qdo vou criar algo sem imagem de referência. Para tirar o grid, caso queira, é só teclar "g"
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
Oi gente, tudo bem? Alberto, adorei a definição que você deu para o a.giardino sobre a função do Max. Eu sempre escrevo muitas linhas para explicar que o Max é um programa artístico e o AutoCAD é um programa técnico, como o próprio nome já fala (CAD - Computer Aided Design) Falar que o CAD é um programa para projetar e o Max é um programa para demonstrar, é uma ótima definição e já fica implícito que não usa medidas precisas. a.giardino, o ideal é modelar no AutoCAD e importar no Max, porque no AutoCAD você tem precisão absoluta e é muito mais rápido fazer nele do que no Max. Mesmo no AutoCAD sem nada, puro de tudo, você faz muito mais rápido do que modelando no Max e consegue melhor qualidade técnica com as medidas da alvenaria, pois essa sim depende de ser precisa, móveis e objetos de decoração não dependem de precisão. Você pode modelar no Max a partir das linhas importadas do AutoCAD, mas é mais trabalhoso e demorado, além de não poder respeitar precisamente as medidas, pois o Max não oferece facilidades para isso como um programa de CAD oferece. Se você usar algum plug-in para arquitetura no AutoCAD, como o Arqui3D ou usar o programa Architectural Desktop da Autodesk, que é o AutoCAD para modelagem arquitetônica, então, você faz em um oitavo do tempo que faria no AutoCAD puro. O Max permite que você abra o arquivo DWG do AutoCAD lincado com o projeto original, sendo assim, poderá fazer mudanças no projeto modelado no AUtoCAD e essas modificações vão se refletir no modelo dentro do Max na mesma hora, sem perder texturas e modificadores que já tiver aplicado. É uma ótima forma de trabalhar, pois ajuda inclusive nas alterações do projeto. Agora, a única forma de você apanhar menor do 3ds max, é esquecer essa paranóia com medidas, se tem que fazer uma linha com medida precisa, vai fazer no AUtoCAD que é melhor, porque trabalhar baseado em Grid é bravo, no AutoCAD você entra com @distância>Angulo e boa, sai preciso de cara. Para saber trabalhar com linhas no Max, leia o tutorial http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15213 Siga os conselhos do Alberto sobre tudo, principalmente sobre unidades, só mude para metros depois que tiver pelo menos dois anos de 3ds max, porque vai saber que os problemas que aparecerem serão por causa das unidades e poderá tentar resolver. Se mudar no início, não saberá se os problemas é por não conhecer o programa ou por causa das unidades. O Max não foi feito para trabalhar em escala real. Para saber como importar corretamente o arquivo do AutoCAD para o Max, leia este tópico na Seção FAQs, está explicado detalhadamente como importar com qualidade para o Max. http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=14688 Abraços
Prezado, Antes de mais nada, agradeço a sua intervenção e as definições sobre os conceitos do 3DS Max, que definitivamente me fizeram compreender suas diferenças com o AutoCad. Sempre trabalhei com o Autocad, e sòmente ele, desde o realease 11, pràticamente quando iniciou, acho eu... Deixei de desenhar à mão, para aprender o AutoCad, portanto esta preocupação e paranóia com "medidas". Até porque, se não fizesse isso, ficaria obsoleto e alijado do Mercado, concorda? Resolvi aprender e trabalhar com o 3DS Max porque, conforme já mencionado, preciso que alguns dos meus clientes consigam consigam "ver" sua construção acabada, antes mesmo de ser iniciada, e também para me atualizar e poder oferecer um "plus" sobre meus serviços prestados. E este realismo que quero, não vou conseguir com o Arcon, 3D Home, etc... Em pesquisa feita no Mercado, verifiquei que o 3DS Max é o melhor para minha finalidade, em razão de sua diversa gama de aplicações, texturas, apresentação e, principalmente, por seu "realismo"com que suas cenas são reproduzidas. Então, você acha mais apropriado, no meu caso específico, a trabalhar antes com o Architetural Desktop ou o Arqui3D, para depois transportar para o 3DS Max? E esta condição me possibilita fazer mudanças simultâneamente para o 3DS Max? Qual dos dois é mais apropriado para esta operação e mais se assemelha ao AutoCad? Consigo encontrá-los na Internet? Mais uma vez, sou-lhe muito grato, ao xará e ao Caio Lamas, pois foi de imensa utilidade, para mim, ter estes conceitos esclarecidos. Abraço,
Alberto Giardino
Oi a.giardino, tudo bem? Eu entendo bem o seu problema, o que você deseja e posso te afirmar com certeza absoluta que você fez a melhor escolha. Agora, o seu tipo de trabalho tem que ser dividido em duas partes, a parte técnica que exige modelagem de precisão, até para você mesmo poder estudar o projeto com perfeição e verificar qualquer problema antes de iniciar a obra, já que é impossível verificar todos os problemas em planta, apenas em 3D você verá certas coisas. É por isso que eu discordo do pessoal que modela diretamente no 3ds max, ele não oferece facilidade com medidas precisas e dificulta o trabalho de modelagem, sendo assim, normalmente desrespeitam as medidas ou fazem meio no olho a alvenaria. Tudo bem que é só visualização, mas para um profissional de arquitetura ou engenharia, o modelo 3D vale muito mais do que para simples visualização, então, ele tem que ser preciso. Essa parte você pode modelar em qualquer programa de CAD, até no Rhinoceros 3D. Mas usando o AutoCAD ou o Architectural Desktop você terá vantagens e facilidades que nenhum outro oferecerá. Por exemplo, dizem que o Revit é muito melhor para modelagem arquitetônica, o próprio Arqui3D que é plug-in do AutoCAD é muito bom e tem padrões brasileiros. Mas com estes programas você complica muito a vida quando tiver alterações, o que é uma constante em arquitetura. Com o AutoCAD ou o Architectural Desktop você poderá usar o File Link Manager e fazer qualquer alteração do projeto neles se refletindo em tempo real no projeto que está no 3ds max, preservando texturas e modificadores. No caso do Architectural Desktop, pode até importar a alvenaria no max já com materiais aplicados, materiais que são reconhecidos perfeitamente pelo Mental Ray, que é o melhor render do mundo e está embutido no 3ds max, é com ele que você chegará ao fotorealismo na cena. Sendo assim, eu acho que a melhor opção é o Architectural Desktop, mais conhecido como ADT. Ele é o AutoCAD com adições para modelagem arquitetônica, tudo que você faz no AutoCAD faz também nele e da mesma forma. Quem usa o AutoCAD sai modelando no Architectural Desktop no mesmo dia, é o mesmo programa. Eu tenho um carinho muito grande pelo AutoCAD, foi o primeiro programa de CG que usei na vida, foi o primeiro lugar onde modelei algo em 3D, começei na versão R12, a primeira for Windows. Você vai adorar o ADT, tenho certeza absoluta. Sobre encontrar os softs na net, não comentamos sobre pirataria de softs aqui no fórum, mas você encontra o Demo para baixar no site da Autodesk, dá uma olhada lá. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143151

Últimos membros registrados: EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson.

Usuário(s) on-line na última hora: 444

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.