Curso de pós-graduação em computação gráfica - opiniões

Por: majinboo  

Em: 27/09/2006 20:04

Fala povo. Me indicaram um curso de especialização em computação gráfica... Segue o link: http://www.avatar.ime.uerj.br/mba/cg/cal.htm Queria pedir a opinião da galera daqui do fórum... Que que vcs acham? Achei o programa interessante, a única coisa que me assustou foi o preço mas isso eh normal nessa área. Valew.
- Au, au - latiu o cachorrinho.
A pergunta é "O que vc pretende do curso?" Se deseja ter um título que te permita dar aulas para um curso de gradução ou porque fica bom no currículo, blz é isso aí. Se vc espera aprender algo novo na área de CG, esqueça, as instituições brasileiras estão muito mais preocupadas com a pesquisa dos fundamentos e a discussão das implicações da utilização da CG do que a aplicação prática dessa tecnologia.
Concordo c/ o Rogério. Geralmente, esse pessoal de Universidade são cheios de títulos, muito preocupados c/ fundamentos, etc. Se estiver a fim de se aprofundar mais talvez seja até melhor fazer um curso por uma empresa de formação em CG que uma PG. Na internet, vc encontra vários (e bons) c/ grade mais focada p/ áreas de CG ( mkt, animação, etc). Mas se vc quiser ter o título, aí e diferente, vc vai precisar se quiser dar aulas em faculdades por ex. vlw.
Weberton
é, mais Pós-Graduação é Pós-Graduação... dá p/ fz muita coisa apenas com o título. hehehehe Claro q é bom tb vc ter conhecimento além do título. mais é isso aí...
Valeu Rogério, Weberton e Caio pela resposta. a minha intenção com o curso é menos prática e mais teórica mesmo, apesar de ter gostado da parte do programa que fala sobre laboratórios. Acredito que o diferencial de um profissional sempre será sua qualificação. A técnica é indispensável, com certeza. Mas sinto a necessidade de pensar o uso desta técnica, ter uma base por trás. Parece papo de professor mas não é para dar aula não. É para atuar no mercado de trabalho mesmo. Ficar mais consciente, frequentar um ambiente e conversar com pessoas que param e pensam um pouco sobre tudo isso que acontece a mil por hora no dia a dia do mercado. Ganhar mais conhecimento para ficar menos despreparado em meio à tanta idéia e conceito novo. Ganhar mais malícia no sentido de saber o que usar, porque usar e o que vai acontecer se usar tal coisa. Isso num sentido amplo, não necessariamente apenas ferramentas do programa e sim nos conceitos por trás delas. A minha única dúvida é se esse curso de pós tem essas características. Se aqui no fórum tiver alguém que conheça os professores, faça faculdade no IME da UERJ, tenha alguma informação mais específica da mentalidade de lá, etc, posta ae. Valeu...
Eu volto a dizer, com o título vc vai conseguir emprego mais facilmente, mas o que vc quer só o seu feeling e o tempo de trabalho vão te dar. Vou te dar um exemplo, eu sou fotógrafo há 18 anos, nenhum curso acadêmico poderia me dar o conhecimento que eu adquiri ao longo do tempo para resolver o problemas que o mercado da publicidade me impõe, veja bem eu não sou contra a educação, muito pelo contrário, mas no dia-a-dia vc tem que entregar o trabalho, não dá tempo de pensar. Na publicidade se anda a mil por hora, na universidade à passos de tartaruga.
Po Rogério, eu concordo em parte com vc. Eu trabalho a um ano em uma produtora de vídeo de eventos sociais, edito os casamentos, 15 anos, etc. Relamente é como vc falou: tem q entregar o trabalho, não dá tempo de pensar. E olha que nem é publicidade hein... Agora, a turma q trabalha lah comigo (inclusive eu) faz uma média de trabalho por semana bem menor do que a que trabalhava antes... Bem menor mesmo... Mas o que os outros não faziam a gente faz... Pára, tenta entender o que o cliente é, qual estilo ele deve gostar, tenta personalizar ao máximo. Lógico que tudo dentro de uma metodologia meio que fechada pra naum ficar viajando demais. Mas acredito realmente que o mercado queira cada vez mais pessoas que pensem sim. Po, quantos caras sabem mecher bem pra caramba no MAX ou no MAYA, ou em qualquer outro software da vida aih... É muita gente boa. Só acho que quando um cara mais experiente de alguma produtora da vida ou de alguma agência de publicidade chega pra um cara novato que está sendo adimitido agora ele quer sangue novo, idéia nova, conceito diferente, algo que enriqueça, que traga mais conteúdo pra empresa. E não somente um cara que trampa sem pensar... Sem questionar: po, dá pra fazer diferente? porque? como ficaria melhor? Acho que quem trabalha mecanicamente está em desvantagem ao cara que trabalha consciente no mercado de trabalho atual. Participei de um workshop em São Paulo e o cara da Casablanca falou um pouco sobre isso. De que não adianta e eles nem querem um cara que saiba tudo em um programa mas não tenha nada mais a acrescentar. Eles querem o cara que saiba bem a técnica mas que tenha algo mais. Como o cara disse, tenha um "background". O caminho para ter esse "background" não passa necessariamente pela Universidade, disso eu sei. Cultura vem de todos os lugares, basta vc se ligar. Mas continuo acreditando que esse contato com professores, com livros, com alunos e com um local e tempo onde possamos apenas caminhar aos passos de tartaruga faça um profissional crescer intelectualmente. E que isso está sendo muito valorizado no mercado de trabalho também. valeu pelas respostas cara, vc enriqueceu o tópico com sua experiência. valeu mesmo.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 305

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.