Po Rogério, eu concordo em parte com vc. Eu trabalho a um ano em uma produtora de vídeo de eventos sociais, edito os casamentos, 15 anos, etc. Relamente é como vc falou: tem q entregar o trabalho, não dá tempo de pensar. E olha que nem é publicidade hein... Agora, a turma q trabalha lah comigo (inclusive eu) faz uma média de trabalho por semana bem menor do que a que trabalhava antes... Bem menor mesmo... Mas o que os outros não faziam a gente faz... Pára, tenta entender o que o cliente é, qual estilo ele deve gostar, tenta personalizar ao máximo. Lógico que tudo dentro de uma metodologia meio que fechada pra naum ficar viajando demais.
Mas acredito realmente que o mercado queira cada vez mais pessoas que pensem sim. Po, quantos caras sabem mecher bem pra caramba no MAX ou no MAYA, ou em qualquer outro software da vida aih... É muita gente boa. Só acho que quando um cara mais experiente de alguma produtora da vida ou de alguma agência de publicidade chega pra um cara novato que está sendo adimitido agora ele quer sangue novo, idéia nova, conceito diferente, algo que enriqueça, que traga mais conteúdo pra empresa. E não somente um cara que trampa sem pensar... Sem questionar: po, dá pra fazer diferente? porque? como ficaria melhor?
Acho que quem trabalha mecanicamente está em desvantagem ao cara que trabalha consciente no mercado de trabalho atual. Participei de um workshop em São Paulo e o cara da Casablanca falou um pouco sobre isso. De que não adianta e eles nem querem um cara que saiba tudo em um programa mas não tenha nada mais a acrescentar. Eles querem o cara que saiba bem a técnica mas que tenha algo mais. Como o cara disse, tenha um "background".
O caminho para ter esse "background" não passa necessariamente pela Universidade, disso eu sei. Cultura vem de todos os lugares, basta vc se ligar. Mas continuo acreditando que esse contato com professores, com livros, com alunos e com um local e tempo onde possamos apenas caminhar aos passos de tartaruga faça um profissional crescer intelectualmente. E que isso está sendo muito valorizado no mercado de trabalho também.
valeu pelas respostas cara, vc enriqueceu o tópico com sua experiência. valeu mesmo.
- Au, au - latiu o cachorrinho.