Reactor - simulando agua...

Por: GustavoCtba  

Em: 02/10/2006 15:01

olá pessoal, tranquilo? Estou com um grande problema com o reactor, pois eu preciso fazer uma animação de um barco passando pela agua e deixando o rastro, fiz o plano > linkei no water do space warps > fiz um box simulando que era o barco somente para teste, animei o box de uma extremidade a outra > criei Rigid body collection > add o box , depois fui em utilities reactor e create animation... e nada! mudei varias vezes as configurações e nada, um conhecido me mandou um que ele fez.. fiz um igual mas nada... alguem pode me ajudar? por favor! Grato pela atenção Gustavo
nao entendo muito de reactor, fiz apenas agulmas simulações, mas acho q reastro de agua talves num role, pois o box(barco iria deformar a superficie q seria a ahua neh, nao sei se funfa bem isso no reactor, vc pode usar o glu 3d, (nao tenho certeza de q sairiam os rastos dagua, mas q ele animaria esse volume liquido com certeza, na page do fabricante do glu3d tem otimos videos tutos, da pra aprender de boa, e nao eh tao dificil, inclusive, tem um q eh assim, o cara monta um cena no reactor, um box caindo num superficie , so com a força da gravidade a superficie simula agua, bom calculada a fisica da cena, ele parte pro glu3d, monbta um cubo com agua dentro, ai solta a anim do reactor agindo no glu3d, esse volume liquido do glu reage muito bem a anim ja feita inclusive a agua jorra bonito pelos cantos do cubo, bem interessante, bom falei muito mas nao sei c funcionara bem, nao custa tentar, se tiver com o time estrangulado ai, melhro esperar alguem postar outra solução pois nao dou muita certeza, vlw ai boa sorte
Tudo é tudo E Nada é nada
Oi Gustavo, tudo bem? O Reactor Water não serve para isso. Não é para simular uma água com ondas e splashes conforme algo cai sobre ela, não vai gerar rastro de barcos e similares. O Reactor Water é um Gizmo para calcular a dinâmica de objetos em ambiente subaquático. Se você simula alguma coisa com o Reactor, ele atua como se estivesse na atmosfera ao nível do mar. Se for simular alguma coisa em baixo da água, o comportamento é diferente, é para isso que serve o Reactor Water. Se quiser simular uma bola caindo na água, pode usar o Reactor Water, mas simular as ondulações que um barco faz, não vai ficar bom, vai criar poucas ondinhas e sem resolução. Você pode fazer isso facilmente com um Volume Select e um objeto para deformar um Plane, que servirá como água. Pode ainda usar o plug-in Wake, que tem para download aqui na seção de Plug-ins da Três D1, ele foi criado justamente para simular essas ondulações criadas por barcos na água, você pode ver nitidamente na imagem que eu fiz de exemplo para o plug-in. Agora, a melhor forma e a mais realista, é usando o modo Real Wave do Real Flow, que cria mar realista e com partículas. Nele o movimento do barco sobre a superfície poderia ser calculado de forma dinâmica reagindo a todas as ondulações da água, gerando espuma e tudo mais. Abraços
olá Daniel, tranquilo? valeu ai pelas dicas, vou dar uma olhada nese glu3d.. valeu! opa Andre.. blz? pois é nao deu muito certo esse reactor não.. usei o plugin que tem aqui no site é bom... mas sera que no realflow trial eu consigo exportalo pro max? pq deve ser uma paulada o peco dele! valeu! Abraço Gustavo
Oi Gustavo, tudo bem? Para ficar realmente perfeito, só com o Real Flow mesmo, usando o módulo Reactor Wave, que cria mar. Mas é possível fazer muito bem feito só com os recursos do Max e com o plug-in Wake, vai depender da sua habilitade com o programa. Porque se o Wake varia a altura da superfície da água, você poderá usar essa informação de altura para aplicar partículas apenas nas áreas mais altas, gerando um efeito bem legal e realista. O Real Flow iria gerar essas partículas automaticamente de acordo com equações fisicamente corretas. Mas creio que a versão Trial não permita exportação, não tenho certeza, precisa testar para ver. Abraços
olá Andre, tudo certo? Bom eu baixei o plugin da blur, e tudo bem mas ele deixa muito rapido a deformação e nao consegui baixar a intensidade dele, vc poderia me dar uma dica de como fazer para ele deixar mais suave? Vc citou que eu poderia por particulas utilizando as informações de altura, como assim? como eu posso fazer isso? Obrigado pela atenção Fiquem com Deus Gustavo
Oi Gustavo, tudo bem? Precisa ter tempo na animação, porque se o movimento é muito rápido, não tem como ficar suave mesmo. O movimento tem que ser lento, por isso, precisará de muitos frames na animação. O mesmo aconteceria no Real Flow ou com qualquer plug-in de simulação de líquidos. A velocidade e a precisão da animação é muito importante. Não use valores altos nos parâmetros do Wake, para evitar deformações muito drásticas e muito rápidas. Sobre integrar com partículas, tem muitas formas de fazer, você pode simplesmente colocar um emissor de partículas do lado e atrás do barco, como eu mostrei no tutorial sobre barco no mar, está lá na seção de Grupos de Estudo e Colaborações. Mas se o Wake deforma a malha do mar, você pode usar um Volume Select para selecionar apenas essa parte mais alta das ondas. Sendo assim, você pode aplicar partículas só nessa área selecionada, usando o Particle Flow com o Operator Position Object. Ele permite que aplique partículas apenas numa seleção. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143151

Últimos membros registrados: EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson.

Usuário(s) on-line na última hora: 544

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.