AutoCAd 2007: Hachura em JPEG!

Por: loj  

Em: 04/10/2006 17:47

Pessoal, gostaria de saber dos cadistas, se já é possível colocar uma hachura jpeg no AutoCAD 2007. Meu objetivo é preparar já no CAD a planta baixa para humanização do Corel, sendo que no CAD eu faria apenas o preenchimento das paredes e colocaria uma imagem JPEG para o piso e já exportaria essa parte para Corel. No Corel apenas eu inseriria os blocos. Será que tem como? Espero a ajuda dos colegas.
Será que isse é balela, colocar Hachura em JPEG hein? Pensei que o AutoCAD 2007 já tivesse isso! Valeu.
Olha Loj... usar BITMAP ( ou seja... qualquer tipo de imagem: .jpg .tga .bmp etc) no hatch do AutoCAD é possível desde o AutoCAD14, se não me engano. É um comando que pouquíssimas pessoas conhecem... essa dica vale OURO, blz?! Use o comando: SUPERHATCH (digite no promp de comando). Abrirá a caixa de diálogo do SUPERHATCH, clique em IMAGEM, selecione a imagem que você quer, ABRIR... ai chegamos num ponto importante: PS: O ideal é que você saiba o tamanho em cm ou mm, da imagem que irá usar, e preferencialmente que tenha dimensões fáceis de fazer relações de tamanho, como por exemplo, 100x100cm ou 100x100mm. 1o. passo: Insertion Point - sem muito mistério... é o ponto de inserção da sua imagem, no seu caso seria o INÍCIO DA PAGINAÇÃO DO PISO. Deixe habilitada a opção Specify on Screen. 2o. passo (e o principal): SCALE - É a escala em que sua imagem será inserida no arquivo do AutoCAD. Deixa DESABILITADA a opção Specify on Screen. Ex: Suponhamos que sua imagem tem 100x100mm e possui quatro pisos de 50x50mm cada (conf. Imagem abaixo) Se você está trabalhando em metros no AutoCAD, isso quer dizer que 1 unid. no CAD é igual a 1,0m = 100 cm = 1000mm. Então para você ter piso de 50x50mm ( ou 0,5 x 0,5 m) precisa dar um SCALE de 100 na imagem que está sendo usada como HATCH de preenchimento. 3º. Passo: Rotation – outro sem mistério. Está aí uma imagem usada como Hatch no CAD. Para retirar as “bordas” das imagens para que não apareçam, digite IMAGEFRAME e mude para 0 (zero) no lugar de 1 (um)... pronto sumiram as bordas das imagens. Bom, acho que isso resolve seu problema de querer usar Imagem como Hatch no AutoCAD. Não sei qual é o processo que você usa para exportar para o Corel, provavelmente DXF. Entretanto acho muito mais fácil fazer isso lá no Corel, pois essas possibilidades são muito mais acessíveis lá. Espero que tenha ajudado. Abraços Arq. Juliano Azeredo
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Opa Juliano Azeredo, blz? SUPERHATCH? eh esse comando mesmo? eu o conheco como IMAGEATTACH (no menu Insert>>Raster Image Reference), q é o mesmo q o q vc se refere. Pergunto pq esse comando SUPERHATCH eh desconhecido. Vc usa o AutoCAD puro? Parabens pela dica...
Dae Heuew!! Hehehe... como falei é um comando POUQUÍSSIMO conhecido!! É completamente diferente de uma Raster (comando: IAT). Esse é realmente um Hatch que usa uma imagem para fazer o preenchimento... Olha só a diferença entre o IMAGEATTACH e o SUPERHATCH. Se você precisasse representar uma textura de piso dentro dessa Polyline ai em baixo. Teria que criar uma textura no Photoshop com as proporções e forma exatas da Poly, e sem fundo nenhum... e ainda assim não sei se iria funcionar no CAD, pois acho que viria com um fundo branco, ou seja, ficaria pra fora da Poly... como na 2ª imagem, depois teria que dar um WIPOUT na parte branca... putz... eh mto trabalho pra pouco resultado ... hehehehe!! No caso do SUPERHATCH ele vai preencher somente dentro da Poly, como um hatch normal, só que usa um Bitmap como preenchimento. Uso o ADT 2007... só fiz no AutoCAD 2006 pra ficar mais amigável pra quem não usa o ADT... hehehe! Abraços Arq. Juliano Azeredo
Ummm, mto útil... de fato, pouquissimo, p nao dizer, minimamente, heheh. Mais uma vez, parabéns pela contribuição.
Blz velho... É sempre bom saber que ajudamos ou passamos alguma informação útil aqui no forum!!
Poisé, principalmente sobre AutoCAD, tao pouco discutido... mas enfim, se não se discute e pq nao se pergunta, e se não se pergunta eh pq nao se discute. :-P
É que o principal programa pra Maq. Eletronica é o Max. O CAD neste site é apenas um "coadjuvante" hehe!! Tenho alguns sites de forum sobre CAD http://www.cadforum.cz/cadforum_en/default.asp http://www.grapho.com.br/forum/show.asp?Grupo=4&MsgID=GR5444 http://www.sgbsb.com.br http://www.cadblocos.arq.br Mas num costumo entrar muito não... hehe!!
Oi gente, tudo bem? Eu sei que o Heuew e o Juliano são os caras que mais manjam de AutoCAD aqui no site, mas sinceramente, achei que ninguém iria responder essa pergunta. Eu usei muito o AutoCAD na versão 14 e 2000, fui bom nele, mas nem perto do que vocês são. Não conhecia essa possibilidade, eu achava que era impossível. E mesmo que fosse possível, não imaginava que ficaria tão bom na Viewport, porque eu lembro que colocava um logo em BMP nos meus projetos, mas o logo ficava com 256 cores. A imagem que vocês inseriram ficou perfeita. Agradeço muito a ajuda de vocês dois com o pessoal que pergunta sobre CAD aqui na Três D1. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 464

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.