Cena Real + Virtual?

Por: GILL VELOSO  

Em: 19/10/2006 11:41

Olá pessoal!!! Essa é uma dúvida que ainda não consegui resolver com um bom resultado!!! Eu pergunto: Qual seria a melhor forma de somar cena Real + 3D? A questão do movimento da câmera eu já consegui resolver!!! Usando um soft de tracking! Minha principal dúvida é sobre como acertar bem a iluminação, e como compor isso ao original? Existe o Material Matte Shadow, pra separar o personagem (objeto) com sombra, mas e quando usar GI na cena, como eu faço pra compor? Quem puder contribuir com essa dúvida, agradeço desde de já! Flw!!!
E ai gill, cara existem muitas maneiras de se fazer isso. A pouco tempo vi um ótimo tuto sobre o assunto, acho que foi o André que colocou ele no site, não lembro direito, erá um material em pdf. Quanto ao matte shadow, particularmente eu não gosto muito de usar, eu prefiro renderizar separado o objeto e a sombra e juntar depois na pós. Mas se vc quiser usar o matte shadow, vc sabe ue com o v-ray não se usa o material matte do max. Vc tem que selecionar o objeto ir nas propriedades do v-ray é indicar que o objeto será matte shadow. Outra coisa importante, quando vc trabalha com cena real e digamos que vc quer fazer um prédio todo detonado e cheio de escombros e tem alguém filmando de um helicóptero. Se a movimentação da câmera não mudar tanto de ângulo vc nem precisa fazer isso em 3d vc pode simplesmente fazer uma composição fotográfica ou até de vídeos e traquear no proprio programa de finilização (after, combustion...). Se eu achar aquele tuto te passo o link.
Olá tiagodmed! Não tenho dúvida sobre como capturar os movimentos da camera... Como disse, a dúvida é sobre como mesclar o Objeto 3d a cena, com recursos avançados de iluminação, como o GI, pra dá mais realidade a cena!!! Vc disse que separa os Layers e depois compõe na pós, é isso que ainda não consegui fazer com qualidade! já que tentei com matte shadow, que realmente é muito limitado. Já tentei com o render elements, mais não separou de forma satisfatória o que eu queria!!! Abaiixo segue uma idéia do que quero fazer!!!
Bom eu costumo fazer o seguinte. Coloco um chão para o personagem (se precisar paredes ou outros objetos coloco tb) aplico um material branco neles e deixo eles ocultos para a câmera, mas eles estão na cena, e quando vc renderizar os personagem vai ter rebatimento de luz nele. Depois é só inverter oculta o personagem e renderiza o chão, assim vc vai ter uma sequência para o personagem e outra para as sombras. Depois larga no after - cena real>sombra (com modo de mistura "multiply")>personagem. Bom por enquanto sempre funcionou pra mim.
Oi Gill, tudo bem? É exatamente como o Tiago disse, usando técnicas de composição, de Ambient Occlusion muitas vezes, de mistura de Layers, filtros do próprio soft de composição, que você faz a mesclagem correta e deixa realista, até a questão da correção de cores é muito importante, para igualar o 3D com a cena real. E as sacadas no Max também, recursos super simples mas que só quem conhece muito bem o soft usa com a devida propriedade, como o Invisible to Camera que o tiago disse, com ele você tem o objeto na cena, ele só não aparece na câmera, mas todos os efeitos que ele gera aparecem. :) É coisa boba, mas que depende de uns bons anos para sacar se ninguém te falar. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143151

Últimos membros registrados: EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson.

Usuário(s) on-line na última hora: 444

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.