Como aplicar um texture shader?

Por: rlucas  

Em: 20/10/2006 12:39

:?: Pessoal sou novo no 3d max, venho a algum tempo estudanto através do site 3d1, ate agora não fiquei satisfeito com as minhas renderizações. Talvez se alguem pudesse me ajudar com essa duvida (provavelmente idiota para alguns) ja seria um bom começo. Queria aplicar uma textura a um objeto utilizando um shader. Meu objetivo é conseguir um efeito similar aos teapots que mostram o comportamento do shader onde fazemos downloads deste componente. Por exemplo quais os passos para conseguir a imagem abaixo.(Texture Shader: BA Oily Specular).
Oi rlucas, tudo bem? Se você é novo no Max, eu gostaria de te dar uma dica muito importante, se você entender o que vou te falar e seguir este conselho, tenho certeza que vai avançar mais rapidamente nos estudos. Eu posso te responder como fazer este efeito do Teapot com o Oil Specular, é até simples neste caso, mas se você seguir os estudos dessa forma, vai demorar muito mais, porque você está estudando pelo final. Os Shaders do Mental Ray são a última coisa que se aprende, porque você pode criar quase todos os materiais com os recursos dos materiais padrões do Max, o importante é saber configurar o Render, assim obterá cenas realistas, mesmo com materiais mais simples, só com cor por exemplo. Depois deste primeiro passo você pode começar a estudar os principais Shaders que acompanham o Max, é muito importante já conhecer bem os materiais padrões e os mapas padrões do Max, porque o Mental Ray aceita todos e você compõe com eles. Depois você precisa destravar vários Shaders importantes do Mental Ray que vem desligado, tem que editar isso numa livraria do Mental Ray e estudar estes Shaders. Só depois disso que vai partir para Shaders de terceiros, porque são pessoas de vários lugares do mundo que manjam da linguagem de Shader do Mental Ray e escrevem estes Shaders, cada um faz de um jeito, tem que descobrir como o cara pensou para entender como usar o Shader, já que não tem documentação nem nada. Mas respondendo a sua pergunta, para obter este efeito do Teapot com o Oil Specular eu apliquei o Shader na cor Specular do Material Standard padrão do Max, depois configurei a cor e o brilho do material padrão. Abraços
Tudo bem Andre... Realmente eu comecei lendo os tutoriais do 3d1, mas logo quis partir para algo mais avançado, é bem verdade que estou estudando pelo final. Bom vou seguir seu conselho e aproveito para agradecer por este site e por sua atenção. Valeu Andre.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143151

Últimos membros registrados: EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson.

Usuário(s) on-line na última hora: 610

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.