Para que serve VertexPaint ?

Por: Alejandro  

Em: 23/10/2006 21:25

Eu tava olhando uns videos da discreet e me deparei com a uma ferramenta chamada Vertexpaint que até entaum eu naum tinha o conhecimento, pelo que mostrava no video vc podia pintar a malha....eu fazendo teste consegui renderizar utilizando o vertex color...mas eu gostaria de saber a opnião de vcs a respeito dessa ferramenta com relação ao 3D body paint e Photoshop atraves do Ghostpainter?
Mini-Farm Athlon 64 3800+ 2048 160GB 7300GT Athlon 2600+ 512 80GB Fx5200 Vaio Pentium M 1.73 512 100GB 128 Video
Oi Alejandro, tudo bem? O Vertex paint não é adequado para texturização realista e para pintura detalhada sobre o modelo 3D como o Body Paint e o Deep Paint 3D. É um recurso mais usado em games, também é usado por programas para exportar o modelo pintado para o Max, por exemplo alguns programas de criação de árvores, eles exportam os objetos já pintados com o Vertex Color. Pode servir para algumas coisas em cenas normais no Max, como criar uma sugeira ou um rabisco por exemplo, mas para ficar bom a malha tem que ter uma resolução muito alta, então, não vale a pena, é melhor pintar a textura no PhotoShop mesmo. Uma coisa legal do sistema de Vertex Paint é para seleção, ai sim tem grande utilidade, este sistema pode ser usado para selecionar vértices em vários recursos do Max, ai você vai selecionando os vértices pintando sobre a malha. Abraços
opa eu também não sabia como usar essa ferramenta, ai por acaso achei esse tuto. muito interessante. http://www.3dtutorials.sk/index.php?id=85
Oi gente, tudo bem? Essa opção que o Naravan mostrou é uma das poucas que tem alguma utilidade em texturização convencional que não seja para Games. Mesmo assim, é muito melhor pintar um mapa de composição para usar no material Blend do que pintar no Vertex Paint, porque como você pode ver no tutorial, o mapa tem baixa qualidade, baixa resolução, só serve para mesclagem abstratas como acontece no tutorial. Se for fazer um mapa mais definido, já não fica bom, a não ser que a malha tenha alta resolução, porque a qualidade do mapa é definida pela quantidade de vértices na malha. Abraços

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 402

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.