Tudo bom , Helton
"qual ou quais são os softwares que deve se comprar para começar a desenvolver algum trabahlo".É uma pergunta bastante difícil de responder, porque vai da facilidade de cada um estudar e compreender determinado software gráfico, a maioria que posta aqui neste fórum e eu me incluo começou e ainda utiliza o 3D MAX como software principal de estudo e trabalho e também aprendemos e estamos ainda aprendendo com os tutoriais inteligentes, funcionais e muito bem feitos aqui da 3D1, dizer para você iniciar por esse ou aquele software seria difícil, pois eu já experimentei o Maya e o Lightwave e foi aí que eu descobri como é fácil trabalhar no MAX, apesar de nestes dois softwares terem algumas praticidades que no MAX, só nas versões da 7 em diante atingiu um certo equilíbrio entre eles.Baixe as versões Trial destes softwares, e leia os tutoriais, faça testes aprenda sobre modelagem, iluminação e texturização e depois veja qual é o melhor para você, porque como eu já li uma vez, o determinado software foi usado pra fazer o filme Senhor dos Anéis, mas só o software não faz nada se o técnico não for o verdadeiro mágico.
Espero ter colaborado um pouco para tirar suas dúvidas, e estamos todos aqui pra ajudar..
Abraços