Material para CD

Por: EmersonAZ  

Em: 29/10/2006 06:07

Modelei um CD, e gostaria de saber como posso criar um material para simular a parte que reflete. Agradeço sua ajuda. O problema é a forma que o CD reflete, pois parte um raio do centro para as extremidades, assim como a foto abaixo:
Emerson Bezerra
opa,blz? então...se não me engano uma vez eu perguntei isso aquiu no forum.....tenta procurar no BUSCA... q se bobia lá tem um link falando exatamente sobre isso... abraço
oi emerson so acrescentando ao meu xara marco ai... o q vc qquer chama caustic.....aqui tem o link explicando http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15357 vc lendo isso vc terá uma luz ......nos dois sentidos...da palavra....rs.. abços
Obrigado galera, valeu mesmo. O negócio agora é praticar com o Caustics.
Emerson Bezerra
Oi Emerson, tudo bem? Neste caso o Caustics não será usado, a não ser que você queira refletir raios coloridos do CD numa outra superfície. Se os raios de luz refletidos não são projetados em outra superfície, não existe o Caustics. No CD o reflexo ocorre na mesma superfície, então, basta criar um material que reproduza este efeito corretamente. Mas é ai que está a questão, é um material dificílimo de ser criado. No Mental Ray tem como, no render padrão eu nunca vi ficar realmente bom. Este tutorial que o Marco Tomaselli indicou, deve estar na seção de Grupos de Estudo e Colaborações, é um dos melhores exemplos que já vi no Render padrão, mas não fica perfeito. Para criar um reflexo anisotrópico com dispersão e variação azimutal como acontece em CD, precisa conhecer bastante do Mental Ray e da composição de Shaders, não é simples, mas fica perfeito. Precisa compor um material com os Shaders Deriver, Reflection Utility, um Gradient Ramp e um orientador para controlar o Azimut da reflexão. Para realmente ficar perfeito deverá usar o Shader Diffraction ou o Shader L-Gem para poder criar dispersão de verdade, mas o tempo de render será bem alto. Se não for para animação, for apenas uma imagem, vale muito mais a pena você criar um Gradient Ramp com a opção Spiral, configurar as cores do arco-íris nele e boa, assim você pode simular esse reflexo colorido facilmente e com boa qualidade, mas não funciona em animação, porque não terá a variação azimutal. Abraços
Caramba, nunca achei que seria tão difícil criar um material para CD. Mas tudo bem, sou iniciante. Acho Que vou deixar isso pra depois, vou estudar outras coisas por enquanto. E quando um dia conseguir criar esse material farei uma festa, rsrs. Obrigado a todos que tentaram me ajudar. Valeu, abraços.
Emerson Bezerra
e ai EmersonAZ td bem? dá uma olhada nesse tuto http://leosantos/tutorials/cd/ ñ fica perfeito mas fica legal (dá p/ enganar qualquer cego...rs brincadeira) abrs.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 453

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.