Uma(s) pergunta(s) a todos os usuarios de 3d!

Por: Graphied  

Em: 30/10/2006 01:15

:?: Vcs antes de começarem no 3d, já sabiam desenhar ou isso ñ é necessário no 3d? O q devo modelar 1º? moveis, casas, carros ou orgânicos? Desde já agradeço a todos q responderam a essas perguntas, desculpem ai se postei em lugar errado, vlw e obrigado. PS: Sou iniciante em 3d, leigo(mas ñ totalmente pq tenho estudado os tutoriais q tem aqui neste site, e em outros, mas é um estudo teórico, e agora quero passar para o pratico).:?
E ai Graphied, olha só não existe uma ordem de tipos de objetos para vc modelar. O que vc tem que fazer é obvio, é começar por modelos simples, para que vc consiga pegar prática na modelage, depois que vc aprender a trabalhar bem com as ferramentas do max, vc ira conseguir modelar qualquer coisa. Quanto a saber desenhar é muito útil, pois ajuda a vc ter noção de proporção, composição, e varias outras coisas, mas tem muita gente que trabalha com 3d e não tem a mínima noção de desenho. Eu não diria que somente o desenho é importante, pois quando vc tem um curso de "artes", vc não aprende apenas a desenhar, vc aprende a trabalhar com cor, com composição, diagramação, perspectiva... Na minha opinião são inúmeros os benefícios de se saber desenhar bem. Quando vc estiver em um nível mais avançado vc vai precisar criar e pintar texturas para personagens por exemplo, e para isso noções de desenho e cor são muito úteis.
Eu mecho relativamente bem no max, sou iniciante como você mas já dou meus pulos, acho que se você tem uma noção boa doque você vai fazer, ou consegue mentalizar uma imagem na cabeça ja ta de bom tamanho. além disso, você pode usar fotos dos objetos ou até mesmo os objetos que você quer modelar, minha paranóia atual é com iluminação e os efeitos do mundo real, depois de um tempo voce vai pegar essa paranóia, repara como a luz funciona, vai repar no efeito da luz na agua, nas sombras na luminozidade de diferntes fontes de luz. se quer uma dica boa, pode começar a fazer coisas básicas como modelar coisas simples como as coisas que você tem ai mesmo, na mesa do seu computador, tenta pegar agilidade com o arrastar de vertices e linhas, eu achei muito mais fácil modelar usando poligonos, tenta criar um box no max e tranformar em alguma coisa, pode ter certeza os comandos que você vai mais usar são ring, connect, loop, weld, cap, e dez do max 8 o comando bridge, diga-se de passagem a maior inovação do max para os novatos, derrepente até para os mais experientes. se você quizer tiago pode tirar suas dúvidas comigo, me coloca a sua disposição. ahhh alias eu tenho net discada. caso demore a responder é porque só conecto depois da meia noite xD e como ando ralando abessa não tenho conseguido ficar acordado. coloquei abaixo meu último brinquedinho pra você avaliar se tenho algum "crédito". Abraço e boa sorte!
Bom só queria lembrar que essa é a minha opinião profissional sobre o assunto. Mas tem que levar em conta qual a sua intenção em trabalhar com 3d. Eu sou formado em Design, todos os fatores que falei assima eu aprendi na faculdade (com a exeção do desenho, sempre desenhei desde criança e na faculdade eu apenas aprimorei e aprendi outras técnicas como perspectiva). Na minha profissão esses conhecimentos são impressindíveis, eu sou o responsável pelo departamento de criação e tb a finalização ou pós produção. A gente até tem funcionários que tem apenas o conhecimento dos softwares e da técnica (bom é injusto dizer apenas, pq para se ter conhecimentos em softwares de 3d e de edição ou pós produção para vídeo leva bastante tempo), mas por que sera que eu sou o diretor de arte e não eles, ou melhor ainda, pq eu ganho melhor que eles? Se vcs derem uma pesquisada em outras empresas dessa área, vcs vão ver que a coisa segue do mesmo jeito, ou seja o meu concelho é... não se contentem com tão pouco a vão além, ousem. Mas como sempre costumo dizer, essa é a minha opinião.
E aí :lol: grande! Tô começando junto com você no 3D, hehe. Cara, eu acho que primeiro tem que aprender a usar os polígonos, aprender a mudar rapidamente a visão que se tem do objeto, ir pegando agilidade nisso. Depois comece a modelar coisas bem simples, uma logomarca que só envolve algumas coisinhas bestas, a caixa de som do seu computador, e assim vá indo... E bem, segue passo a passo do Help do 3D Max (F1) e não tenta apressar nada, bem, eu optei por seguir isso porquê você pega umas dicas boas ali, apesar de ser mais demorado (um pouquinho). Eu decidi isso também porquê quando eu aprendi a programar em Delphi e a trabalhar com Linux foi do mesmo jeito, fórum e helper. Mas meu amigo ,tenha certeza que você veio ao lugar certo =). :D []'s! :D
Fala ae galera, e tiagodmed, Emerson4br, SergioLuizgalera, pow vlw por responderem a(s) minha(s) pergunta(s), farei como vcs me disseram, começarei c/ coisas bem simples de modelar, c/ o tempo necessário e a pratica adquirida ai sim passarei pra algo mais complexo, vlw mesmo.;) E Emerson4br pow tua formiga ta SDB,(um dia eu faço uma igual, hehehe). PS: SDB= Show de Bola, vlw. :!:
Ai tiagodmed, não foi minha intenção parecer hostil, agora que me toquei de como soou, foi mal, não foi minha intenção!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717362.

Total de membros registrados: 143154

Últimos membros registrados: MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd.

Usuário(s) on-line na última hora: 409

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.