Eu mecho relativamente bem no max, sou iniciante como você mas já dou meus pulos, acho que se você tem uma noção boa doque você vai fazer, ou consegue mentalizar uma imagem na cabeça ja ta de bom tamanho. além disso, você pode usar fotos dos objetos ou até mesmo os objetos que você quer modelar, minha paranóia atual é com iluminação e os efeitos do mundo real, depois de um tempo voce vai pegar essa paranóia, repara como a luz funciona, vai repar no efeito da luz na agua, nas sombras na luminozidade de diferntes fontes de luz. se quer uma dica boa, pode começar a fazer coisas básicas como modelar coisas simples como as coisas que você tem ai mesmo, na mesa do seu computador, tenta pegar agilidade com o arrastar de vertices e linhas, eu achei muito mais fácil modelar usando poligonos, tenta criar um box no max e tranformar em alguma coisa, pode ter certeza os comandos que você vai mais usar são ring, connect, loop, weld, cap, e dez do max 8 o comando bridge, diga-se de passagem a maior inovação do max para os novatos, derrepente até para os mais experientes.
se você quizer tiago pode tirar suas dúvidas comigo, me coloca a sua disposição. ahhh alias eu tenho net discada. caso demore a responder é porque só conecto depois da meia noite xD e como ando ralando abessa não tenho conseguido ficar acordado. coloquei abaixo meu último brinquedinho pra você avaliar se tenho algum "crédito". Abraço e boa sorte!