animação de cabelo cartoon

Por: BluesmanJF  

Em: 02/11/2006 18:43

Fala gente.. blz? seguinte... to com um projeto no qual vai ser todo em cell shading. E o cabelo de uma personagem(uma índia), não pode ser realístico. Seria tipo o cabelo da pocahontas, lembram? Bom.. pensei em simular isso com o cloth do max 8, mas não sei se sou eu ou é problema dele.. Quando eu mando simular, ele funciona blz e tal.. acontecem até algumas penetrações no mesh do corpo, mas até ai td bem.. é so ajustar os parâmetros. O que ta me matando de raiva é na hora de renderizar. Se eu deixo apenas o cabelo, o max renderiza no mesmo instante. Porem, se eu deixo a india com o cabelo, o max fica um tempaaasso pra poder renderizar. Eu vi que tem umas opções la no cloth de mandar gerar keys de animação do cabelo, mas nem assim resolveu. Será que alguem pode me dar alguma dica? Ou até uma outra sugestão pra animar o cabelo? Me lembrei dakele script ou plugin antigo (o superlag).. será q funcionaria? Pensei tb em usar bone com flex, como akele esquema de animação do Andre Vieira(http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=4162&highlight=reactor) bom.. fico no aguardo! So precisava disso pra 2a feira hehhe Obrigado!
o gente.. acho que consegui resolver aqui. precisa de uns ajustes e tal, mas acho q da pra fazer. Queria só citar então o que eu fiz pra resolver o problema que falei que tava demorando, caso alguem venha a ter o mesmo problema no futuro. Era a ordem do turbosmooth la no stack. ele tem q ficar por último, depois dos cloths. pq qdo vc vai montando o cabelo e tal, ele vai jogando tudo la . Foi so trocar que resolveu e ta renderizando na hora. Obrigado
Oi Bluesman, tudo bem? Fico feliz que já resolveu o problema, vou te dar outras dicas sobre isso, mas você ter encontrado a solução sozinho, "apanhando" do programa, é uma forma de aprender que imprime bem forte o conhecimento na pessoa. Se você parar de usar o Max por 5 anos, pode ter certeza que vai lembrar deste detalhe de usar o Smooth depois de tudo. Se eu tivesse te falado, depois de seis meses sem usar o Max você já teria esquecido. Sobre esse lance todo, os sistemas de simulações dinâmicas, como o Reactor ou o Cloth por exemplo, são usados com objetos em LowPoly, isso é padrão. Porque eles dependem das faces para fazer os cálculos, se tiver muitas faces, vai demorar muito para calcular, só que a diferença é mínima. Então, calcula com menos faces e só no final, depois de simulado, você aplica o Mesh Smooth ou o Turbo Smooth. Isso vale para todos os sistemas de simulação dinâmica, inclusive fora do Max, como o Real Flow, por exemplo, você deve exportar os objetos com baixa quantidade de polígonos para efetuar os cálculos. Agora, sobre o cabelo. Se é um cabelo longo e solto, acho que você usou a melhor opção nesta situação, criar um Plane e simular como Cloth, porque pode aplicar uma textura do cabelo no estilo cartoon para ficar da forma que deseja. Agora, se é tipo um rabo de cavalo, o Modify Flex vai preservar melhor a forma e o volume do rabo. Pois o Cloth tende a não respeitar o volume formado no interior do objeto, porque tecido não tem volume em simulação dinâmica. Para usar o Flex neste caso, nem precisaria dos Bones, porque não terá que controlar a forma como o rabo se move, só quer que ele acompanhe o corpo e boa. Então, poderia aplicar um Modify Mesh Select ou Poly Select para selecionar o rabo de cavalo, depois, aplicaria o Flex em cima e moveria o eixo dele para a base do rabo. Assim, a ponta fica mais mole e a base mais dura, balançando junto com o corpo, pode ajustar esse efeitos nos parâmetros Flex e Strength do Modify Flex. Abraços
Fala André.. obrigado por aparecer. É.. realmente o lance do smooth eu dei mole mesmo. Olha so... o lance do cabelo até funcionou bem.. E nem vai ir textura, pq é tudo em cellshading e o cara que fez o concept acha melhor deixar o cabelo todo de uma cor mesmo.. 1 tom so.. todo negro. só to achando ele muito leve demais. E tipo.. quando a personagem faz movimentos bruscos, ele ta balançando demais. Dai eu to tentando regular os parâmetros do cloth pra resolver isso. O que não me agradou muito foi que ele ta mudando muito a forma dele. Ja tentei regular os uv bend, uv strech e por ai vai. a escala eu nao mudei pq acho que ta boa. e se eu tento mudar ela, o max trava.. ja viu ne? até se der cara... queria uma dica tua sobre isso.. pq o cabelo é simples.. é um plano mesmo.. so que eu nao queria q ele mudasse tanto a forma. aproveitando.. o lance q c fez la dos seios.. c jogou o flex na spline ik, correto? Obrigado
Oi Bluesman, tudo bem? Você está fazendo com o Reactor Cloth, né? Ou é com o Modify Cloth? Se for com o Reactor Cloth, dá uma olhada no tutorial abaixo, nele eu explico todos os parâmetros do Reactor Cloth e mostro como obter vários tipos de maleabilidade no tecido, dá para deixar até igual uma folha de zinco, bem pouco flexível. Lá tem vídeos de exemplo de cada tipo, se não aparecer assim que entrar na página, porque é a página mais pesada do site, dá um refresh (F5) que os vídeos aparecem. O link para o tutorial é http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15293 Sobre o lance da animação dos seios, sim, eu usei o Flex na SPline IK. Abraços
Fala! nao nao.. to usando o cloth mesmo. O reactor não ficou tãoo bom. E agradei mais do cloth mesmo. A única coisa que não to conseguindo mesmo ajustar é o peso. Eu acho que ta muito leve. Tipo.. mesmo com pequenos movimentos, o cabelo fica voando devagar e tal.. era pra ser mais pesado
Oi Bluesman, tudo bem? Então, aumente bastante os valores de U e V Blend, U e V Stretch, Shear e Density, diminua a resistência do ar. Aumente o Dyn Fric, o Staic Fric e o Sef Fric. Mas o Cloth não é tão bom para isso, vai ficar mais maleável que o Reactor Cloth mesmo, porque o Cloth é só para roupas mesmo e o Reactor Cloth serve para mais coisas. Abraços
hum ta.. vou testar pq com o reactor nao tava dando muito certo. na hora de linkar... nao tava ficando tao bom pq teria de linkar o cabelo a uma copia da cabeça ne? pq qdo eu lincava no mesh, mada ocorria. vou testar mesmo assim. obrigado!
Oi Bluesman, tudo bem? No Reactor tem que configurar o personagem como Deform Mesh, se configurar como Rigid Body não vai dar certo mesmo. Porque o Mesh do personagem se deforma durante a simulação. Com Deform Mesh você pode linkar e vai reconhecer o personagem, mas não é o Link comum lá nos ícones superiores, é o Link do Cloth do Reactor. Abraços
André.. cara... to passando é raiva com isso. Não ta funcionando. Olha a imagem que to postando de exemplo. Eu ja mexi em vários parâmetros e olha como o cabelo e a sainha esticam. Eu so queria dar um movimento. Eu to quase fazendo o movimento na mão mesmo pq o prazo ta so encurtando e eu nem animei nada ainda. Será q vc pode me dar uma última luz? to meio sem saber o que tentar. Eu to usando o cloth mesmo. O reactor tava demorando um absurdo pra fazer e outras vezes ele fechava o max. olha na ultima imagem.. quando ela pára de correr... o cabelo embola todo e a saia tb.. e isso tem vezes q nem eu jogando uns 100 quadros pra frente, ela volta ao normal. se puder me ajudar, ia ser muito bom hehehe

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143155

Últimos membros registrados: MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing.

Usuário(s) on-line na última hora: 347

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.